Wednesday, October 31, 2007

Piadola por e-mail

O primeiro ministro José Sócrates desloca-se a Suíça acompanhado de um séquito de ministros do seu governo.
Na cerimónia oficial com o primeiro ministro suíço Sócrates procede as apresentações dos seus colaboradores ao seu homologo suíço:
"É o ministro português da justiça, a ministra da educação, o ministro da economia, etc etc etc"
Nisto o PM suíço apresenta também a Sócrates o seu staff ministerial:
"É o ministro suíço da economia, da administração interna, ministro do mar..."
Neste ponto Sócrates solta uma sonora gargalhada na cara do suíço e diz:
" Ministro do mar??? ahahahah como é possível? vocês não tem mar aqui na suíça!!!"
O primeiro ministro suíço com toda a calma olha para Sócrates e diz:
"Acho uma grande falta de educação rir-se disso, eu também tive de fazer cara séria quando o senhor falou dos ministros da economia justiça e educação......"

Tuesday, October 30, 2007

A propósito da invenção de uma finta...


Sigo, com inusitada paixão, a mais recente polémica sobre a autoria da invenção de uma finta denominada por um dos intervenientes de “Vai pra Lá que Eu vou pra Cá”.

Ora, para aqueles que pensam que a discussão se resume a Robinho vs Ronaldo, desenganem-se.

A finta já estava mais que inventada e, valha a verdade, o autor também é Português.

E o dito cujo é, nem mais nem menos que.......... O nosso Primeiro Ministro, Eng. José Sócrates!

Aos mais cépticos, convido-vos a confirmar a patente da invenção pelos vossos próprios olhos. Sai uma revienga!

http://www.youtube.com/watch?v=vIS1Wg5BMWA&eurl=http://www.oinsurgente.org/

Sunday, October 28, 2007

Na agricultura...

Não deixa de me fascinar a ignorância geral que existe neste país no que à nossa agricultura diz respeito.Há por ai pessoas que julgam que no Alentejo ninguém trabalha, e que os agricultores só se preocupam com a forma mais fácil de sacar dinheiro à comunidade europeia e ficar em casa sem fazer nada e a viver disso.
Não que o publico em geral tenha culpa desta ideia errada, os nossos próprios governantes fazem gala em anunciar isso aos 4 ventos, serve-lhes de desculpa para justificar todas as políticas desastrosas para o sector que praticam, com o intuito de desviar dinheiro do orçamento de estado e assim equilibrar as contas publicas. É um estratagema, mais um , levado a cabo pelo governo para enganar os portugueses e fazer-nos pensar que o pais está verdadeiramente a entrar no caminho certo.
Recentemente ouvi o nosso ministro anunciar na televisão o pagamento das medidas agro-ambientais até ao dia 15 de Outubro. Medidas agro-ambientais destinam-se a subsidiar os agricultores que, com prejuízo das produções, optem por respeitar todo um conjunto de regras que visam uma maior protecção do meio ambiente. Chega o tão anunciado dia e dinheiro na conta do banco nem vê-lo. Deixo passar mais um dia ou dois e, como não recebia um tostão, resolvi pegar no telefone e telefonar à entidade responsável pelos pagamentos. Do lado de lá atende-me uma senhora e temos esta conversa fantástica, que passo a transcrever:
eu: Bom dia, não recebi os meus pagamentos das agro-ambientais, vinha saber se por acaso há alguma irregularidade com a minha candidatura ou se há algum motivo para não ter recebido.
resposta: Hummm não deve haver sabe, não foi só o senhor que não recebeu, há milhares de pessoas na sua situação.
eu: mas porquê? O ministro anunciou os pagamentos, está escrito no site do ministério, não pagam porquê?
resposta: Sabe... é que não tivemos tempo, havia muitas candidaturas e não houve tempo de processar todas, isso talvez lá por alturas do natal talvez receba, mas não garanto nada, é difícil de prever...
eu: a senhora está a brincar comigo? está a dizer-me que não tiveram tempo? quer dizer, o dinheiro já aí está aos meses vindo da comunidade europeia, o dinheiro é nosso, e os senhores tem a lata de dizer que talvez lá pelo natal? E os pagamentos que estão previstos serem feitos nessa altura são adiados para quando?
Neste ponto recebi a melhor resposta da tarde, confesso que tive de desligar o telefone depois disto, a minha educação não me permitia responder como esta senhora merecia, além de que a culpa não era dela, era de outros que não atendem telefones.
resposta: Isso vai ser tudo pago a horas, então o senhor não consultou o site do ministério? os prazos que lá estão são para cumprir sem falta!!!!!
O que mais me irrita nisto tudo é gozarem com a cara das pessoas, senão vejamos: os subsídios são a perda de rendimento e são referentes ao ano agrícola de 2007, ora um ano agrícola inicia-se em Setembro, sendo que os pagamentos deveriam ser feitos a meio do ano, estamos em Outubro e, pelo menos no meu caso, ainda não vi um tostão. Com um ano novo a começar há toda uma série de investimentos a serem feitos, investimentos esses que deveriam ser pagos com os proveitos do ano passado. Ora, se tenho quebras de produção derivadas da aplicação das medidas agro-ambientais os rendimentos baixam, logo deveria receber os citados subsídios para fazer face a essa quebra de produção e financiar os inputs do ano que agora se inicia.
Mas isto não acontece, melhor ainda, o dinheiro já veio da comunidade europeia, está depositado em contas do estado, falamos de milhões e milhões de euros que estão há meses a render juros em contas que não são aquelas em que deveriam estar, são mais centenas de milhares de euros retirados aos agricultores ilegalmente pelo estado português.
Depois ainda ligo a televisão e dou de caras com o ministro a dizer que os agricultores portugueses não são competitivos.

Joguem limpo que nós tentamos competir!

Friday, October 26, 2007

Vocês fizeram os dias assim....

"Barómetro DN/TSF: PS e PSD separados por apenas um ponto"

De acordo com os dados do, já famoso, "Barómetro", o PS regista agora 36,9 pontos percentuais de intenções de voto e o PSD 35,9. A esquerda agradece à queda do PS, registando subidas consideráveis, e o CDS, como seria de esperar, é nitidamente afectado pela subida ao poder no PSD de um sucedâneo barato de Portas (mas que tem a vantagem de ser do PSD).

Ou seja, de acordo com o Barómetro, a pressão do ar político recai agora em Sócrates, que anda alegremente a deitar fora todo o capital de confiança que lhe depositaram nas últimas eleições, e em Paulo Portas, que ainda não conseguiu chegar a lado nenhum, desde o golpe de estado que protagonizou nas directas.

Estamos então na iminência de ter Luís Filipe Menezes a Primeiro-Ministro!?!?!?? Não se riam, também se riram quando ele fez o discurso sulista elitista e liberal, e quando ele se candidatou no primeiro congresso de Mendes. Não estou com isto a dizer que tenho algo contra Menezes, antes pelo contrário, não o conheço pessoalmente e tenho alguma admiração pela sua vontade e querer na conquista do Partido, tal como o fez na Câmara de Gaia... Menezes sozinho não é ninguém, a única esperança é que se reúna das pessoas certas para fazer avançar, quer o partido quer o país. Os barões, esses que agora estão instalados à sombra dos cargos que o partido e o poder lhes proporcionou, andam meio indignados com o povo que votou em Menezes. Agora com as perspectivas do Barómetro, reparam que, curiosamente, esse mesmo povo não só gosta dele para o PSD mas parece gostar dele para o país...

O povo, esse parece não ligar nada aos altos meandros da política partidária, nem sequer vai aos congressos nem tem SIC-Notícias em casa (mesmo se tivesse não lhe apetecia ver). O povo das directas é o mesmo das eleições legislativas e, perante as discussões dos barões, perante as atitudes dos mendes, das arrogâncias das teixeiras pintos, etc... deram o recado que está no título e que provém de uma música dos Trovante que versa assim: "...Não nos venham pedir contas/Não venham pôr-nos regras/Sabemos que os nossos dias/Não vão ser gastos assim...", ou seja, deixem-se de intrigas partidárias e de espetar facas nas costas uns aos outros, e começam a fazer aquilo para que vos pagam... GOVERNEM...

Resta saber se Menezes vai ouvir isto ou vai entrar no espírito mesquinho que impera no seu partido!

Thursday, October 25, 2007

Há dias em que a Baliza parece deste tamanho...


OBRIGADO

Por teres feito o meu investimento de ir a luz ontem valer a pena.Confesso que já te jurava pela pele na 1ª parte mas na 2ª brindaste a luz com um dos mais épicos duelos Ponta de lança/Guarda redes a que tive o prazer de assistir nos ultimos tempos num estádio de futebol.
No fim a vitória a quem de direito!
Siga para Glasgow.

Tuesday, October 23, 2007

Mudança


Perguntam-me os cerca de dois fiéis leitores dos meus textos porque razão não tenho escrito com mais assiduidade nos últimos tempos.

Ora, a ambos, deixo aqui a minha explicação, que, espero, tenha a vossa compreensão. É que vocês são só dois e há que manter as audiências.

O motivo prende-se com a inevitável encruzilhada pessoal decorrente da recepção de uma proposta de trabalho.

Com efeito, tirando, eventualmente, o passo do casamento, a mudança de emprego é talvez a rainha de todas as (in)decisões.

Toda a gente passa por isso pelo menos uma vez na vida.

Acontece que, na maioria das vezes, alapado a uma nova proposta de trabalho, vêm um camião de dúvidas, muitas horas de hesitação, algumas noites mal dormidas e o recurso inevitável ao sempre sábio conselho dos amigos...

No meu caso pessoal, tive de pesar, de um lado, (i) 4 anos de muito trabalho (ou seja, toda a minha experiência laboral!), (ii) algumas (poucas, mas boas) amizades sólidas criadas, (iii) o conforto de uma certa, embora ténue, posição já adquirida, (iv) uma relativa ausência de risco futuro e, claro, (v) uma remuneração simpática, embora não deslumbrante.

[Nota - Por sorte, há já algum tempo que me libertei do estigma também ele geracional denominado de “Geração Mil Euros”. Conhecido por ser um fenómeno que afecta os licenciados nascidos por volta de 1980, define-se por ser o salário pago a qualquer licenciado, independentemente da profissão exercida, durante os primeiros anos da pós licenciatura. "É eng. civil? Ok, oferecemos-lhe mil euros. É arquitecto? Ok, oferecemos-lhe mil euros? É advogado? Ok, oferecemos-lhe mil euros. É nutricionista? Ok, oferecemos-lhe mil euros." E por aí fora. No fundo, é uma espécie de rendimento mínimo e máximo garantido, com tendência a ser universal e, lá está, sem grandes variações, quer para mais, quer para menos.]

Adiante.

Do outro, (i) a necessidade de começar tudo do zero, (ii) o desconhecimento sobre os futuros chefes e respectivos métodos de trabalho, (iii) o risco elevado de que, eventualmente, as coisas possam não correr bem (seja por que motivo for), (iv) a necessidade de começar o dia mais cedo e acabar (ainda) mais tarde, (v) a minha colocação hierárquica inevitável no fim da cadeia alimentar (sim, porque no meu emprego actual já tenho um ou dois subordinados que muito jeito dão e a quem os meus chefes, generosamente, pagam mil euros), mas também (vi) a possibilidade de uma maior margem de progressão, (vii) a motivação de um novo desafio, (viii) o acumular de mais experiências, e (ix) a remuneração ligeiramente mais simpática, embora também não deslumbrante (nunca são, nunca são...).

Tudo visto e ponderado, “porque a razão o permite e o coração o impõe”, da próxima vez que aqui colocar um post, já será na condição de recém contratado.

Ora, então, até "mai" logo!

Monday, October 22, 2007

Os cães ladram...



Este homem, de seu nome Kimi Räikkönen, ganhou ontem o campeonato de Fórmula 1, deixando os superstars Hamilton e Alonso a discutir quem é que era o maior dentro da sua própria equipa...

Não querendo parecer muito forçada a comparação, parece-me que a analogia com o que se passa na política portuguesa é bastante semelhante.

Quer PSD quer CDS se degladiaram com lutas internas que deixaram marcas... ambos os partidos estão, desde as últimas eleições, a discutir quem é quem dentro do partido, com custos naturais para a corrida que disputam... Contrariamente ao que sucedeu no campeonato de fórmula 1, quer o PSD quer o CDS conseguiram (ou talvez não) definir quem é o piloto principal ainda a meio do campeonato... A grande diferença é que, no caso do automobilismo Alonso e Hamilton estavam tranquilamente na liderança e Räikkönen vinha a correr atrás deles, ou seja, eles tinham algum espaço de manobra (que, ainda assim, se revelou insuficiente) e mesmo assim deixaram-se ultrapassar... Na política portuguesa Sócrates já levava um avanço considerável (apesar de agora estar a esforçar-se por dar tiros no pé), pelo que as lutas internas deixaram uma distância bastante grande entre as equipas... será que vão conseguir esbater essa diferença?

Thursday, October 18, 2007

Tuesday, October 16, 2007

"HABEMUS DOCTOR"


A batalha foi longa mas a vitória sorriu aos justos.....

x anos, não interessa quantos, depois da saída do Alentejo rumo a grande cidade e ao tão almejado ensino superior eis que cai a cortina sobre um dos mais épicos cursos universitários a que tivemos o prazer de assistir nos últimos anos.Não só pela qualidade do trabalho académico desenvolvido mas também por toda a envolvente fora das "4 linhas". Falo com uma certa propriedade no assunto por duas razões:1ª_o meu durou quase tanto tempo.2ª_fui espectador atento do desenrolar dos acontecimentos.

Ao começo tentou-se engenharia na Nova, má escolha de carreira a coisa não corria a desejo e, tirando umas professoras que iam aceitando as notas por ele, poucos mais progressos positivos houve nesses anos na outra banda.De cá o progenitor dizia com uma certa graça:"ao menos sai barato em portagens, estuda na costa tem uma passagem na via verde para lá a segunda de manha e uma para cá a sexta a tarde, deve ir de cacilheiro para a universidade...."

Muitas noites de discussão com amigos depois, porque isto são coisas que não se decidem numa noite, virou a seta a 180º graus e assenta praça como caloiro de direito.Aqui as coisas começaram a correr como se queria, tirando um ou outro percalço com um mestre mais exigente o curso foi andando em bom ritmo até a consagração final que ocorreu precisamente hoje, quando certo docente lhe passou uma guia de marcha com um 13, nota que deu cabo da rigor com que sempre se pautou a sua vida académica.Aquilo era para se fazer com 10 nem mais nem menos 13 foi excessivo!

Durante todo este tempo, de estudo, sempre se descobriu um tempito ou outro para beber uma jola pelo bairro , ou deixar um "cão" ou dois no matos, mas tudo sempre nas horas livres. Havia ainda aquela livraria chamada KAPITAL na 24 de Julho sitio onde hordas inteiras de estudantes iam comprar livros as horas mais estranhas, este nosso amigo era dono e senhor do balcão do meio do 2º piso, secção dos clássicos!!!

Passaram-se anos e volta a casa doutor em direito, parece que foi ontem que eu saltava os muros do meu colégio para ir ter ao solar dos presuntos investir mil paus em cervejas geladas e tremoços.Leva de volta não só um curso superior( dá jeito a quem não quer ser 1 ministro) mas também recordações que duram uma vida toda, porque, digam o que disserem, a mim ninguém me tira da cabeça que vida de universitário é a melhor vida do mundo.Ok que se anda sempre na penúria, ok que se tem de estudar,mas não há vida como aquela.

Mas tudo o que é bom tem um fim e para a semana cá te espero, vai trabalhar malandro!!!

Grande abraço AEP e os nossos mais sinceros parabéns,nunca te esqueças que abaixo de Deus só o capitão e que não se fazem contractos na cadeira do barbeiro, eu não me esqueço de certeza.





Monday, October 15, 2007

Quando os outros são bons há que dize-lo

Este fim de semana deu-se o tal congresso do PSD.
Quem, como eu , teve mais que fazer do que assistir aquilo(entre Fátima, futebol e mundial de rugby qual congresso qual quê) vá aqui ver a cobertura dada por estes colegas blogers ao evento. O que querem o que não querem e o que nunca pensaram querer saber sobre o congresso do PSD, estes senhores escreveram.
Um belo 31....

Friday, October 12, 2007

Pacto?




Santana e Menezes têm um pacto secreto...




Nem imagino com quem...




Thursday, October 11, 2007

Erasmus 3




Se duas coisas o Erasmus, inevitavelmente, consegue fazer é retirar do nosso vocabulário expressões como “Não posso com alemães ou os italianos são todos maricas”, por um a lado e a também as típicas “Isto só em Portugal e é mesmo típico do nosso país”.

É verdade! O alemães são indiscutivelmente um dos povos mais tolerantes e abertos hoje em dia. Traumatizados com a culpas que o mundo ainda lhes deita em cima por causa das duas guerras mundiais (sobretudo da segunda) os germânicos adoptaram na sua sociedade valores de tolerância para com outras raças, já têm africanos na mannschaft, preocupam-se com o ambiente e os problemas urbanos, amam a cultura e estão sobretudo sequiosos de fazer amigos de outros países, beber caipirinhas ou abanar a anca com os sons latinos.

Por outro lado, viver no estrangeiro leva-nos a perceber que nem tudo, ou antes quase nada, “só acontece em Portugal”. Em Itália também há cortes de electricidade que duram horas, também há autocarros que demoram séculos a chegar e depois quando chega vêm logo dois de uma vez, também todos se queixam de que os políticos lhes mentem, também são mal atendidos nos restaurantes e enfim são tratados abaixo de cão nas repartições e serviços públicos. Descobri que há indicadores em que a Itália está na cauda da Europa – corrupção o melhor exemplo – e que provavelmente todos os países têm tendência para adorar o auto-martírio em vez de olharem para aquilo em que são bons. Em Itália não não há Pintos da Costa nem Alberto João Jardim. Há 15 Pintos das Costa pelos menos e outros tantos Presidentes de Governo Regional tão inacreditáveis ou mais que o Alberto João.

Um mudança de perspectiva em relação aos nossos amigos na Europa e a nós próprios. É que de melhor o Erasmus tem. Isso claro e um aperitivo nas tardes de Primavera em Brera, no coração de Milão, com uma loura a dizer-nos “Prego parlami di calcio”, depois de uma tarde em San Siro e de seguida entrar no infindável mundo do Old Fashion Café e do Hollywood na Porta Garibaldi.

Mi manca l´Italia...

Congresso do PSD


Começa amanha o xxx congresso do PSD.
Longe do "glamour" de outros tempos, os congressos do PSD arriscam-se a tornar-se um flop de audiências, longe vao os tempos das batalhas titanicas ate altas horas da madrugada que oponham Santana , a todos os outros basicamente, moções atrás de moções, reuniões conspirativas madrugada dentro donde saiam conclusões explosivas tipo:"Castelo Branco apoia Durão Barroso", "Évora está por Santana" enfim aquilo era emoção garantida do principio ao fim da noite.
Agora com as directas, 80% do interesse do congresso, para o comum dos mortais, foi-se.
Estamos todos a espera que este senhor, LFM, recem empossado líder tome sobre os seus ombros a tarefa titanica de emprestar emoção ao congresso do PSD,não vai ser fácil será sem duvida o seu primeiro grande teste como líder, o nível de audiências deste fds.
Ainda conto com Santana para lá ir espalhar magia, ele não costuma deixar os seus créditos por mãos alheias.....

Tuesday, October 9, 2007

Erasmus 2


Erasmus devia ser como a educação: obrigatório e gratuito!!!

De todos os (longos) anos que passei na faculdade, o ano em que estive em Erasmus foi, sem dúvida, aquele que me enriqueceu mais em termos pessoais.

Longe de ter alcançado resultados académicos brilhantes, foram até bastantes pobres, aprendi imenso nos tempos que vivi à sombra da torre em Pisa. Aprendi que há toda uma Europa para descobrir, aprendi que os bons amigos se encontram onde menos se espera, e que são quem menos se espera. Entre Erasmus existe uma empatia natural, aquilo não se explica aquilo vive-se! Aprende-se mais em um dia de Erasmus (um dia não, há aquele primeiro dia em que pensamos: "que raio de m.... é que eu estou aqui a fazer??") do que em dez anos a ouvir falar dele.
Pela minha parte posso dizer que arranjei amigos para a vida, não daqueles amigos com que se janta todos os meses, nem sequer daqueles amigos com que se fala um vez por ano, nada disso... tenho consciência que se irão passar anos até voltar a ver certas pessoas que viveram esta experiência comigo, mas tenho a certeza que se um dia nos cruzarmos, e vamos cruzar de certeza, a amizade está lá, pronta a sair cá para fora.
Como diz o TPestana no post anterior, Erasmus é uma experiência bem delimitada no espaço e no tempo, é uma cidade, 500 estrangeiros desejosos de fazerem o que lhes apetece, e um ano há disposição para isso. Mas é aquela cidade aqueles 500 malucos e aquele ano.
Aqui há uns tempos voltei a Pisa para me encontrar com os meus companheiros de casa. Assim que aterrei fui com uma das italianas que vivia na nossa casa à praça do Duomo ver a torre. Quando lá cheguei, depois de percorrer as principais artérias de Pisa, senti que faltava qq coisa na cidade, comentei isso com ela ao que ela respondeu: "tens toda a razão, faltam as pessoas, Pisa está cheia de gente mas não está cá ninguém......".

Monday, October 8, 2007

HUMOR NEGRO

O Governo do sr. Pinto Sousa quer "exportar" para toda a Europa o programa "Novas Oportunidades", fantochada de mera propaganda política que faz do analfabeto, ministeriável criatura!
Sabendo nós que estamos nos primeiros lugares a nível de analfabetismo em toda a União, que sonora gargalhada soará mediante tão brejeira piadola?
A não ser que comecemos a exportar 1ºs Ministros de duvidosas habilitações!!!
De chorar a rir....

Friday, October 5, 2007

VIVA PORTUGAL...VIVA A MONARQUIA



Hoje é um dia de luto e pesar! Foi nesta data, há 97 anos, que se iniciaram as mais negras páginas da História deste País com mais de VIII séculos de existência.


A História escrita pelos que detêm o poder é mentirosa e cruel, mas só o tempo lhe fará justiça...


Resta-nos esperar que encham o panteão Nacional de traidores à Pátria Lusitana, e que a malta nova tenha túbaros para enfrentar os tempos difíceis que se avizinham...


VIVA PORTUGAL!


VIVA A MONARQUIA!

Thursday, October 4, 2007

PARABÉNS!!


Conseguir dizer isto sem jorrar uma lágrima é quase impossível para qualquer pessoa que, como eu, tenha vivido tamanha experiência. Confesso que não tinha conhecimento desta efeméride, como que tropecei nela enquanto navegava na net... ainda assim, apesar de não ter preparado qualquer texto, não podia deixar de fazer menção no nosso blog a tão fabuloso acontecimento.
No meu caso o ERASMUS corresponde à imagem que coloquei acima, a cidade de TRENTO. Durante um ano fui um "ERASMUS", passei a pertencer a uma comunidade que, vi outro dia no jornal, já tem perto de um milhão de "cidadãos". Ser ERASMUS é tomar parte num acontecimento, perfeitamente delimitado no espaço e no tempo e, por isso, mesmo, irrepetível. Estar com aquelas pessoas, naquela cidade, é uma coisa que nunca mais vai acontecer na nossa vida. Identifico-me com os estudantes ERASMUS, todos eles, em qualquer parte da Europa. Ainda hoje oiço falar italiano no bairro alto e não consigo deixar de dar uma palavra, perguntar de onde são, se estão a gostar, dar os meus conselhos, enfim... pura e simplesmente sentir um pouco do calor que tão bem me sabia quando cheguei a Trento.
Fala-se em mil e uma maneiras de unir a Europa, fazem-se milhares de directivas com o intuito de uniformizar o tamanho das maçãs, de proibir as colheres de pau, fazem-se regulamentos com os mais diversos fundamentos. Não posso dizer que o ERASMUS me tenha tornado um europeista convicto, mas uma coisa é certa, tal como eu, hoje em dia há cerca de um milhão de europeus que conhece pessoas dos mais diversos países, muitos deles têm relações de amizade e não só... E isso não foi feito através de uma directiva nem de um regulamento, foi sim com ideia (a meu ver fenomenal) de por as pessoas a falar umas com as outras, de por o português a conhecer o mauzão do espanhol, que ainda só tinha visto nos livros de história na batalha de Aljubarrota, o francês e o alemão que só se conheciam da linha de Maginot...
O texto já vai longo, mas fica aqui o repto lançado aos meus co-bloggers. Eu sei que dentro de vós também corre o mesmo sangue, por isso agradecia que deixassem um testemunho melhor do que este feito à pressa e sem grande inspiração.
Ci Sentiamo!

PARABÉNS!!

O verdadeiro culpado do naufrágio laranja...

Para mim o momento delicado que o PPD/PSD atravessa hoje começou quando Durão Barroso decidiu trocar Lisboa por Bruxelas e deixou o Governo entregue a Pedro Santana Lopes e Paulo Portas com Sampaio na presidência...

E a propósito aqui fica uma pérola...

Wednesday, October 3, 2007

Crónica sulista, elitista mas pouco liberal



A vitória de Luís Filipe Menezes nas eleições directas do Partido Social Democrata da última sexta-feira só surpreendeu os mais desatentos ou os que não conhecem as entranhas do partido que durante mais tempo governou Portugal pós 25 do 4.

Comecemos pela derrota de Marques Mendes. Era um dado adquirido que a liderança de Marques Mendes não empolgava ninguém. Mas não é menos certo que o Partido precisava de uma liderança “aborrecida” e serena para lamber as feridas e fazer a travessia do deserto após o sonho louco de Pedro Santana Lopes. Conhecendo os militantes do PSD como eu conheço (e bem), direi que são os militantes que mais amam o seu partido. A militância social-democrata confunde-se quase com a paixão clubística irracional que se tem pelo Benfica ou pelo clube da terra! Assim perceberemos que os militantes do PSD gostem sobretudo de vitórias. Mas apenas vitórias não os satisfazem. Exigem que o partido ganhe, jogando “um futebol bonito”. Por isso mesmo apesar de ter ganho as autárquicas, regionais da Madeira e presidenciais, Marques Mendes caiu em desgraça porque as vitórias pouco ou nada se deveram ao líder agora deposto.

Olhando para o típico militante do PSD veremos que é essencialmente o self made man de classe média, que raramente vivia de privilégios no Antigo Regime e teve que lutar para os obter, que trabalha essencialmente nos serviços ou tem o seu pequeno e médio negócio. Muito diferente do aburguesado, intelectualmente arrogante nas artes e na cultura e a dar para o apaneleirado que subjaz a qualquer psiché socialista. O militante do PSD amarga quando vê os boys a bloquear o negócio, o escritório ou a promover quem não merece. E por isso deseja ser ele próprio, licenciado ou com o antigo 7º ano dos liceus a ocupar tal posto. Quando há poder tudo corre bem, quando não há o militante afasta-se.



Foi o que aconteceu a Marques Mendes. Convencidos que tinham líder para mais dois anos e zero vitórias futuras, apoiantes de Marques Mendes e inimigos de Menezes ficaram em casa, sem pagar as quotas. Acabaram a noite de queixo pendurado a olhar para a ascensão à liderança de um homem que em apenas em Abril de 2005 foi vaiado num Congresso da JSD no Fundão.

Este último dado traz-nos a outra temática. Até que ponto a seriedade não se transforma em ingenuidade. Marques Mendes e sobretudo o seu secretário-geral Miguel Macedo não souberam brincar com o brinquedo mais requisitado dentro do partido... o aparelho. É verdade que com os pagamentos em massa de quotas se compram votos? É. Sou militante do PSD há quase 10 anos, nunca paguei um tostão de quotas e elas estavam em dia até este processo eleitoral. Sempre que se faz a mais insignificante eleição numa secção do PSD era dado adquirido que todas as quotas apareciam pagas como que por magia. Hilariantemente, em última análise, esta trafulhice até beneficia a democracia interna, uma vez que todos poderão votar. Mas Marques Mendes e Miguel Macedo acharam que não. Acharam que todos os militantes estavam preocupados em mantê-los a eles e à sua postura de seriedade anti-Isaltinica, anti-Valentinica e anti-Carmonica na liderança. Enganaram-se.

O que nos traz finalmente a Menezes. Pouco direi sobre o que auguro ao seu certamente breve consulado na liderança do PSD. O “neobaronato” (sim porque os verdadeiros barões do PSD já estão todos mortos e reformados) já se agita e faz contas para 2010, uma ano depois da perda de maioria absoluta de Sócrates. Menezes sabe como se ganham eleições no PSD. Qualquer pessoa que tenha liderado a distrital do Porto sabe ganhar qualquer eleição, mesmo que esta seja contra Fidel Castro em Havana. Sabe que é preciso ter 3 telemóveis com 500 números cada um. Sabe que é preciso ir buscar a pessoas a casa. Sabe que é preciso mandar sair os amigos deixar sair o pessoal mais cedo do trabalho. Sabe que é preciso ter a impugnação do acto eleitoral ou a conferência de imprensa preparada em caso de derrota. Sabe, enfim, que é preciso ter a quotas cirurgicamente pagas “aos seus”. Pena que Marques Mendes só tenha reparado nesta última. Não foi suficiente...

Monday, October 1, 2007

Pergunta Retórica


Tudo bem:


Compreendo que Marques Mendes é mau.


Compreendo que o PSD não tem feito oposição.


Compreendo que o PSD queira tomar outro rumo, mostrar-se como alternativa.


Mas agora pergunto:


Quem, no seu perfeito juízo, militantes/votantes do PSD incluídos, quer ver ou sequer imagina o Luís Filipe Menezes como primeiro ministro de Portugal??

Recebido por mail...

Salazar Outrora Caiu e Reencarnou Agora Transformado Em Socialista...