Monday, November 26, 2007

25 de Novembro SEMPRE!Comunismo nunca mais!!


Sábado passado tive o prazer e enorme Honra de almoçar com o sr. Coronel "CMD" Jaime Neves. Confesso que sempre senti um fascínio especial por esta figura mítica da História recente de Portugal. Um dos maiores elogios que ouvi ser-lhe dirigido foi "o Condestável dos tempos modernos"! Ele sorriu. Eu também. Mas alguma (senão muita..) razão havia no elogio. Ambos deram toda a sua juventude, determinação e enormes capacidades militares em prol do povo português e sua liberdade. Nunca deixaram a bandeira tocar o solo. Quando a soberania e liberdade estiveram em risco, resgataram-nas em nome do povo e a ele as devolveram a troco de nada senão do sentido de missão cumprida.
A sua presença na cidade de Évora deveu-se a um colóquio sobre o 25 de Novembro de 75. Juntamente com ele estava a deputada Zita Seabra, ex-comunista, e o Dr.Cardoso, ex-militar, governador civil de Évora à data do 25 de Novembro de 1975.
Do Dr.Cardoso nada registei uma vez que teve uma intervenção maçadora, "redonda" e nada trouxe, nem de novo nem de velho, confirmando o seu quase nulo papel na época. Ou que interessa agora passar a nulo ou pouco relevante.
Zita Seabra descreveu o seu papel, decalcado do seu livro "Foi Assim", sem pôr nem tirar uma linha. Da intervenção desta senhora apenas um apontamento."Fui expulsa do PCP em 1988". Não a questionei porque sou livre de escolher as pessoas com quem falo. Mas perguntei aos meus botões: "Quererá dizer com isto que se não tivesse sido expulsa.....?"
Da intervenção de Jaime Neves registei,à semelhança do que já estava escrito, que ainda hoje não se percebe bem o que se passou nesses dias.Quem saiu primeiro, quais as intenções..Enfim.32 anos não são ainda suficientes para uma clara e séria análise.
Dizia ele que só sabia que não podia deixar o poder cair nas mãos do PCP, permitindo a criação duma ditadura pró-soviética como a sra Zita, Cunhal e outros que tais queriam.
Realço o humor do grande Comandante quando usou da palavra e disse:"sra deputada, agradeço aqui a Deus o facto de a senhora nessa noite ter mandado os meninos para a cama!Se assim não tivesse sido possivelmente a senhora aqui não estaria bem como esses "meninos"!.....ou então eu!".
Não me alongo mais.Ficou a ideia.O colóquio existiu, há semelhança de muitos outros.Quem quis foi!
Reforcei a admiração pelo Homem que juntei à do Militar!Agradeço-lhe como português tudo o que fez pela sua (que também graças a ele, também é minha) Pátria!!
Bem Haja Coronel "CMD" Jaime Neves!
A Pátria agradece!!
Mesmo que nem sempre o demonstre....

6 comments:

Anonymous said...

É pena Homens como este serem afastados da História de Portugal...

Não faltam Ruas com nomes de comunas e pseudomaçons das de Homesn de espinha direita nem vêlos...

Temos que dar uma volta a isto...

Anonymous said...

Tantos "Comandantes" que há por aí. Este foi o verdadeiro! É destes homens que precisamos para mudar o país!

Viriato said...

Grande AEP!
Obrigado por recordares aqueles a quem a pátria muito deve e, muitas vezes, não agradece!
Abraço,

António de Almeida said...

-O 25 de Novembro não é comemorado condignamente, por vergonha ou medo de quem? se 25 de Abril representa o dia da liberdade, "será?", 25 de Novembro terá de representar o dia da Democracia. Um dia que permitiu evitar que Portugal se tivesse transformado na Cuba da europa. Jaime Neves é um herói a quem a pátria muito deve, apesar de tudo o que aconteceu a seguir, também Pires Veloso e Ramalho Eanes estiveram muito bem! Até Mário Soares, só que esse, talvez já traído pela idade, agora esqueça o lado da barricada em que lutou quando tinha lucidez para escolher. Divergências á parte, naquele dia foram todos, "grandes portugueses", ao contrário de outros, que nem conseguiram ter dignidade para lutar pelos valores em que acreditavam, preferindo á posteriori esconder-se em grupos terroristas como as FP-25. Um inimigo que luta, poderemos não concordar com ele, até lutar contra ele, mas devemos-lhe sempre reconhecer dignidade, já aos cobardes...

JOY said...

Cantam-se hosanas a inuteis que nada fizeram por este pais por outro lado omite-se o papel dos verdadeiros herois portugueses no qual Jaime Neves será sempre uma figura maior.


JOY

Maquiavel said...

Este já levou honrarias a mais.

Se não fosse o trabalho do "Comandante" Salgueiro Maia no 25 de Abril (onde este Jaime Noves conseguiu falhar *todos* os seus objectivos) gostaria de saber onde ele andava hoje. Naturalmente estaria no mesmo sítio, que com a falta de espinha que tem lamberia as botas seja a quem for que estivesse no poder.

Salgueiro Maia, entretanto, como liderou a Revolução sem derramar sangue, após cumprir também o papel a ele destinado no 25/11, que era estar à frente de um batalhão às ordens do Presidente da República, foi exilado em vida, e convenientemente esquecido.