Thursday, November 29, 2007

O Boicote e os Bois!

Associação Animal apela ao «boicote do Campo Pequeno». Estes Bois (meaning pessoas que fazem o boicote e não uma ofensa gratuita aos senhores) querem com esta atitude "...retirar o apoio financeiro fundamental que ainda mantém a realização de touradas nesta praça, cuja actividade se sustenta a partir das actividades comerciais não-tauromáquicas desenvolvidas na galeria comercial e no centro de espectáculos do Campo Pequeno...".

Miguel Moutinho (se calhar é da família daquele que considera o Bernardino Soares um perigoso extremista do tempo do PREC), considera que o Campo Pequeno é "...um dos últimos e já frágeis bastiões da tauromaquia em Portugal...".

Aliás, para prova das barbaridades que vomita da boca para fora, afirma ainda o chefe dos Bois que "...Após a reinauguração do Campo Pequeno em 2006, a praça só consegue ter uma tourada por semana durante a época tauromáquica, o que mostra que já nem sequer há público suficiente..."

De acordo com a notícia, os Bois fizeram uma sondagem a 1.064 pessoas (que em princípio deve ser a totalidade de cabeças de gado da sua manada), onde chegaram à conclusão que 50,5% da amostra quer "...que Assembleia da República proíba as touradas...". Presumo que os restantes 49,5% devem ser a vacas que até acham piada a ver os forcados de meias e calções justos...

Se não fosse tão triste, esta notícia até tinha piada. Estes Bois estão nitidamente à parte do país em que vivem. Raramente saiem de Lisboa e, das únicas vezes que se atreveram, foi para ir a Barrancos ser toureados pela GNR, ganaderos e restante povo que estava presente nas festas. É triste ver pessoas que só se dedicam a estas causas. Pessoas que não devem sequer saber o que é um animal... saberão eventualmente identificar a sua figura num livro, se calhar sabem 40 raças diferentes de cada bicho, mas nunca lhes sentiram o cheiro ou o toque. Dedicam-se a estas palhaçadas sem saber o que significa para os habitantes do resto do país, que não os centros urbanos em que vivem, a alegria da festa brava.

Mas enfim... temos de retirar algo de bom destas iniciativas, a crer na promessa das manifestações semanais, com a quantidade de Bois que vai existir à porta do Campo Pequeno para o ano, em vez de uma tourada passamos a assistir a duas, uma dentro e outra fora da praça!


OLÉ!

3 comments:

António de Almeida said...

-Gosto de touradas. Tenho pena, que para assistir a uma verdadeira corrida, tenha de ir a Espanha. Mas do mal o menos, sempre dá para atestar o depósito em Badajoz!

JOY said...

Na tourada só sou contra a utilização dos ferros no Toureio a cavalo e a morte do animal na arena de resto não sou nenhum fundamentalista em relação a esse espéctáculo.Mas é a minha opinião ,aceito que haja pessoas que gostem ,não concordo nada com o fundamentalismo dos bois.Há que respeitar as tradições Portuguesas.

JOY

Remexido said...

Diogo. Se possível retira este post! O melhor tratamento que esta gente contra as tradições portuguesas merece é o desdém e a indiferença! Não lhes dês tempo de antena.