Monday, November 26, 2007

Juventudes Partidárias...


















Leio no DN que o líder da JP acusou Bernardino Soares de ser um dos principais responsáveis dos actos de violência no pós 25 de Abril. Curiosamente Bernardino Soares tinha, à data, apenas 4 anos, facto que não afecta a perigosidade e influência que, certamente, já tinha nessa altura conturbada do nosso país...
Também o líder da JCP tinha surpreendido o país com a sua fabulosa afirmação de que a Coreia do Norte era uma Democracia com D grande e um exemplo a seguir pelo mundo inteiro...
(tinha começado a escrever um texto já bastante longo sobre as juventudes partidárias, a sua influência nos respectivos partidos e o espírito retorcido que nasce tão cedo nalgumas pessoas... mas pensei melhor e gostaria apenas que esta problemática, e a dimensão que ganhou hoje em dia, ficasse aberta ao debate... Querem comentar? prometo que vou respondendo...)

4 comments:

JOY said...

Por estas afirmações conseguimos ver o futuro se esta malta algum dia tiver cargos de governação.

JOY

António de Almeida said...

-Se algo certamente não posso ser, é suspeito de simpatizar com B.Soares, mas caramba, o líder da JP dormiu pouco? Já que ia discursar, não poderia ter tomado umas notas da wikipédia? Esta gaffe, ninguém a irá perdoar, nem internamente, pelo menos que sirva de exemplo, como é que querem ser levados a sério?

Samuel de Paiva Pires said...

Isso é um pequeno exemplo do que nos espera daqui a uns anos...Se acham que a actual classe política portuguesa tem pouca qualidade esperem só uns 10/15 aninhos...Digo isto tomando como exemplo as diversas pessoas que tenho conhecido ligadas às mais diversas Juventudes Partidárias (e que são bastantes), demagogos sem ideias do que é ou deve ser a política, presos a sistemas de "cacicagem" e trocas de favores. Deixo uma citação de uma exposição que fiz num exame oral de ciência política:

"Assiste-se hoje em Portugal a um conformismo inaceitável, não há um culto do extravagante, do rebelde, de que é exemplo a cultura anglo-saxónica, há uma falta de consciência política das massas e dos jovens que se deixam cair na teia da partidocracia, sem uma capacidade analítica alargada, que lhes é ainda reduzida por Juventudes Partidárias, a ponta do iceberg na formação dos homens do sistema, como definidos por Moisei Ostrogorski, aqueles que apenas contribuem para a preservação do sistema pela via homeoestática, e que vão estabilizando todo o sistema que no seu todo já não recorrerá a uma alteração profunda por via da capacidade homeorética."

Tiago Pestana de Vasconcelos said...

Relativamente a esta questão gostaria apenas de realçar mais um ponto, a tábua rasa que às vezes as juventudes partidárias fazem do próprio partido. Vejamos, o Sérgio Sousa Pinto na JS fazia gala em afastar-se das indicações todas do Eng. Guterres. A JSD adora andar quase mais à esquerda do que o BE. O Bernardino Soares, com a sua declaração pró Coreia do Norte, fez corar o mais mais devoto do comité central. Neste caso o Presidente da JP começou por atacar o ex-1º Ministro do governo de coligação PSD-CDS.

Enfim, parecem uns putos birrentos cujo único propósito é chamar a atenção dos paizinhos...