Thursday, March 13, 2008

lá por fora

Este fim de semana, estive em Barcelona, na Alimentaria 2008.
Para quem não sabe do que se trata, é a 2 feira mais importante a nível mundial, em termos de industria de alimentação.Tudo o que existe,desde produtos a maquinaria, estava representado nesta feira.
Mas não estava tudo, um dos pavilhões tinha as representações nacionais dos países, estavam lá todos, desde os Estados Unidos ao Japão.Europeus então não dei pela falta de nenhum.Tirando, para não variar, Portugal.O nosso pais não acha importante, pelos vistos, ter uma representação nacional num evento desta envergadura realizado aqui mesmo ao lado.Sem palavras para descrever.Envergonha-me, como português, uma situação destas.Um stand, por mais pequeno que seja, a publicitar os produtos nacionais era uma obrigação.
Uma palavra á ADRAL(agência de desenvolvimento regional do Alentejo s.a) que , com poucos ou nenhuns apoios por parte do ICEP, pegou em 5 produtores alentejanos e levou-os para Barcelona, num stand que, sem ser nada de grandioso, era a única representação institucional portuguesa em Barcelona.
De resto, é impressionante ver a diferença entre a maneira de trabalhar dos espanhóis e a nossa.A feira mexeu com a cidade e a cidade correspondeu recebendo a feira de braços abertos.55% das camas de Barcelona estavam ocupadas com pessoas da feira.Hotéis, restaurantes e discotecas todos se mexiam e recebiam os "feirantes" com todas as honras.
Depois temos Espanha que cresceu o triplo de nós o ano passado, o pais vibra e manda-se para a frente, sem olhar a tricas internas nem a polémicas vagas.O espanhol quer principalmente que o deixem trabalhar e que não o chateiem, são directos e práticos,não arranjam desculpas e não tem problemas com nada, só lhes interessa negociar e ganhar dinheiro.
Nacionalismos a parte, há sem duvida meia dúzia de coisas que nós devíamos aprender com os nuestros hermanos, mas para isso temos de lá ir!

2 comments:

Anonymous said...

Exemplo destas tricas é o que se passa no PSD, e o pior é que entre o PS e um PSD todo minado por barões da treta, mais vale assinarmos uma contrato de prestação de serviços com um Governo Espanhol, se fosse um liderado pelo Asnar seria de sonho...

Eddie Felson said...

Espanha é um exemplo em muitas coisas. Esta é só mais uma.

Estamos a anos-luz de nuestros hermanos.