Tuesday, May 13, 2008

Até quando?

O Jornal de Angola (JA) diz que "chegou a hora de dizer basta" ao que qualifica como "os mais baixos ataques ao país" e aos seus dirigentes políticos. O aviso consta de um texto disponível na edição on-line do jornal, e assinado pelo director do periódico estatal, para quem "Lisboa continua, infelizmente, a ser o centro das conspirações contra Angola". E isto não fica por aqui, noutro artigo, num texto não assinado, no mesmo jornal, diz-se que "se o regabofe continua" serão publicadas "listas com os nomes dos quadrilheiros portugueses, que foram capturadas no bunker de Jonas Savimbi.".


Este é apenas mais um exemplo do desplante e falta de consideração dos angolanos em relação aos portuguesas. A nossa atitude em relação a tudo isto continua a ser de subserviência, mascarado pela principio da prevalece do famoso "interesse económico". Mas o que mais chateia ainda não é ter de engolir bastantes sapos, por questões económicas. O que mais me aborrece é os lideres angolanos e a sua "entourage", saber bem disso e, numa atitude de perfeito gozo e de forma gratuita, andar a amescinhar ou ofender Portugal, sabendo que o pode fazer - são um país riquíssimo em termos de recursos naturais (petróleo, diamantes etc.) - e que nós não vamos fazer nada, porque precisamos deles!

4 comments:

Eddie Felson said...

Texto actual e muito a propósito, Viriato.

O jornal oficial do (des)governo angolano ainda está ressabiado com as palavras de Geldof. Por isso vai escoiceando.

Posso, no entanto, garantir por experiência própria que os angolanos não nos gramam nem um bocadinho, apenas nos toleram.

E não é com atitudes subservientes como a do BES (apressando-se a demarcar-se das palavras de Geldof com medo de eventuais represálias) que as coisas vão mudar.

P.S. - Já agora, alguém se lembra da última vez que houve eleições presidenciais em Angola? Pois, foi em 1992.

Anonymous said...

Libertem CABINDA...

Anonymous said...

E os investimentos da Sonangol, empresa titulada a 100 por cento pelo Estado angolano, na EDP - Energias de Portugal, Portugal Telecom (PT) e nas empresas ligadas aos órgãos de comunicação social portugueses?

Francisco said...

começam a tornar-se uma constante estes ataques do jornal de angola a todos aqueles que não concordam com o governo do zédu. veja-se o caso do escritor Jose Eduardo Agualusa que, depois de ter afirmado que agostinho neto fora um poeta mediocre, foi alvo de severos ataques e ameaças. bela democracia...