Wednesday, September 30, 2009
Foi você que pediu..
A atenção da presidência da republica
Submarino ao fundo II...?
Tuesday, September 29, 2009
submarino ao fundo...?
Isto sim vai acabar com a crise no nosso país...
SLB, SLB
SLB, SLB, SLB
GLORIOSO, SLB
GLORIOSO SLB!!!!!!!!!
Monday, September 28, 2009
A verdade inconveniente...
Será que ninguém percebe que esta foi a primeira vez que o BE desceu de uma eleição nacional para outra?
Esta sim é a principal conclusão a retirar da noite eleitoral do BE, e por isso a azia que ia ontem na sua sede de campanha...
Pela primeira vez as suas ideias foram esmiuçadas (aqui com mérito para José Sócrates) e a consequência foi a diminuição da percentagem de votantes, isto tem muito significado...
Assim é que se começa...
Enfim, nem 2 anos aguentam.
Thursday, September 24, 2009
Zangam-se as comadres
Os 3 inimigos da Floresta: Incêndios, Nemátodo e o ministro Jaime Silva - Parte II
Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente
Informação à Imprensa
A Propósito de asfixia democrática…
ANEFA afastada do Conselho Florestal Nacional
A Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente vem, uma vez mais, lamentar o facto de decisões importantes sobre o Sector Florestal estarem a ser tomadas à revelia dos interesses de todos os agentes.
Esta afirmação sucede ao facto de, no passado dia 4 de Setembro, se ter realizado um encontro do Conselho Florestal Nacional, sem que tivesse sido convidada para fazer parte da mesma.
O CFN é um “órgão consultivo de concertação de âmbito nacional”, integrado pelas entidades máximas abrangidas pelo Decreto-lei 159/2008 de 8 de Agosto, mas igualmente, por “elementos representativos das estruturas empresariais e associativas do sector e das fileiras florestais, da caça e da pesca em águas interiores”. Nas suas competências, encontram-se acções importantes como a emissão de parecer sobre a legislação estruturante do sector, das estratégias florestais e sobre planos de defesa da floresta.
“Lamentamos profundamente que mais uma vez seja provada a falta de cooperação entre todos os agentes do sector, quando a base é o desenvolvimento de um bem comum. A ANEFA é a única associação de âmbito nacional que representa os prestadores de serviços ao Mundo Rural, pelo que acreditamos que a representatividade do sector florestal passa, certamente, pelos agentes que afiguramos”, adianta a Direcção da ANEFA.
Recorde-se que entidade semelhante fora criada em 2000, o Conselho Consultivo Florestal (Decreto-Lei n.º 166/2000 de 5 de Agosto), e que a ANEFA terá participado em anteriores reuniões, muito em parte pela importância deste órgão de consulta e por se considerar fundamental que todos os intervenientes tenham voz activa, para bom entendimento em decisões conjuntas, com implicações para todos os agentes do sector.
Questionada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, sobre o incidente, a ANEFA não obteve ainda qualquer resposta sobre este afastamento, mesmo após vários pedidos de esclarecimento.
Este episódio vem reforçar a ideia de que as múltiplas contestações da ANEFA, desde os atrasos na implementação do ProDeR, à ineficácia do plano de acção de combate ao Nemátodo, têm estado, provavelmente, na base de afastamentos desta ordem.
Não é a primeira vez que a ANEFA é colocada em período de nojo pelas autoridades nacionais… “Temos a primazia de não depender de subsídios de ninguém e isso permite-nos ver e relatar a realidade, sem receio de represálias. Numa altura em que tanto se fala de asfixia democrática, não deixa de ser notório que há vozes que incomodam e que por isso, são afastadas. No entanto, o silêncio não sustenta florestas!”, conclui a Direcção da Associação.
Wednesday, September 23, 2009
Os 3 inimigos da Floresta: Incêndios, Nemátodo e o ministro Jaime Silva
Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente
Os 3 inimigos da Floresta:
Incêndios, Nemátodo e o ministro Jaime Silva
Já diz o ditado popular que à terceira é de vez. Infelizmente para a floresta portuguesa e para todos os florestais, já se encontraram os três grandes inimigos do sector!
É inevitável a associação entre espaço florestal e incêndios, sendo que, ano após ano, se constata a ineficiência da manutenção da floresta e a falta de recursos para prevenção e combate aos incêndios florestais.
Mas temos sempre um ministro optimista, que mesmo após a tragédia ocorrida na passada semana, no Sabugal, diz publicamente que os produtores têm uma óptima oportunidade no ProDeR para a recuperação do espaço florestal e agrícola perdido. Seria talvez verdade… se o ProDeR efectivamente funcionasse!
O Nemátodo da Madeira do Pinheiro, que é uma ameaça concreta à floresta de pinho em Portugal e que, mesmo com medidas de excepção, tende a alastrar-se por todo o país, atingindo já zonas emblemáticas como a Mata do Buçaco e o Pinhal de Leiria, tem sido banalizado, colocando em risco centenas de empresas e trabalhadores.
Estes condicionalismos não limitam apenas as empresas de exploração florestal, mas começam a afectar, igualmente, viveiristas que encontravam na exportação a salvação para milhares de plantas que não eram utilizadas na florestação em Portugal e que, de acordo com as exigências comunitárias agora impostas para combate e controlo do Nemátodo, estão impedidos de o fazer.
Mas temos um ministro sempre optimista, que afirma estarmos a dramatizar a situação e que o Nemátodo não é o principal problema da Floresta.
Pois, de facto, não é… Infelizmente para a floresta portuguesa, o seu principal problema é o ministro Jaime Silva que, no seu optimismo, não deve ter certamente a noção de quanto está a comprometer a sustentabilidade da Floresta portuguesa, das empresas, particularmente das Micro e PMEs, que dela fazem o seu sustento de vida.
“Estamos a assistir, de pés e mãos atadas, à destruição de um sector, cuja representatividade económica é, em muito, superior à AutoEuropa ou, mesmo, a várias dezenas de “Quimondas”. Não compreendemos porque é que o Ministro insiste em ignorar um sector que abrange mais de 400 mil proprietários, 250 mil trabalhadores, 1000 milhões de euros de volume de negócios e mais de 12% da população activa, cujos rendimentos provêem directamente da actividade florestal”, adianta a Direcção da ANEFA.
Talvez seja difícil para aquele membro do Governo compreender, mas aquelas pessoas vivem para e da Floresta, pelo que não é só a sua actividade que está em risco mas, igualmente, a sua subsistência.
Não obstante, assistimos à destruição anual de centenas de milhares de plantas florestais certificadas, por não haver articulação entre a sua produção e a elaboração de projectos. A não operância do ProDeR não tem, assim, apenas implicações ao nível do beneficiário, que não vê atribuídos os subsídios a que tem direito para aplicação no desenvolvimento florestal. É uma questão muito mais profunda, que coloca em causa todos os agentes do sector.
Muito se tem falado nos financiamentos comunitários que se poderão perder, caso o TGV não avance, mas a verdade é que a floresta tem perdido, ao longo destes últimos anos, muito mais, e de forma irreversível, quer ao nível dos fundos comunitários, quer em taxas pagas para a certificação de plantas que não chegam a ser plantadas, ou mesmo, na sua produção e principalmente, a nível de sustentabilidade.
E a Direcção da ANEFA sublinha: “É chocante ver enterrar milhares e milhares de plantas, só porque não existem projectos florestais contratados, e ainda, tendo a noção de que a sustentabilidade da Floresta está a ser posta à prova. A única floresta que o ministro Jaime Silva ajudou a criar foi esta: mais de 2 milhões de plantas destruídas”.
Não se pode deixar de perguntar a Jaime Silva, Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, se tem consciência de quantos agricultores e silvicultores já colocou em gravíssima situação financeira e o quanto contribuiu para a ruína de empresas prestadoras de serviços, com o monstro inoperante que criou com este ProDeR.
Coisas que realmente interessam
Tuesday, September 22, 2009
De uma autora com tino.
Não deixem de ir votar
Pois não é com abstenções
Que as iremos ganhar
O bloco é lá da esquerda
Lá do extremo radical
Que desgraça, mas que perda
Seria para Portugal!
Os comunas não os queremos
Cá na nossa Lusitânia
De repente, sem sabermos
Acordávamos lá n"Albânia
Que dizer dos socialistas
Sempre mal intencionados
Pois sejamos realistas
Fomos todos prejudicados
PSD ou CDS
Escolham o que mais apraz
Portugal já bem merece
Um governo mais capaz
Eles vão sempre todos votar
Nós ficamos sempre em casa
Vamos lá então mostrar
Que também somos de raça
Quem não vota é carneiro
E ajuda os camaradas
Seja lá aventureiro
Não mais siga as carneiradas
É preciso erguer a voz
Cumprir nossa obrigação
Se lá formos todos nós
Ganharemos a eleição
O país é Portugal
É só nosso, de mais ninguém
Vamos lá ó pessoal
Votem todos! Votem bem
Seja activo lhe peço eu
Que já sou dos mais antigos
Se gostou do que aqui leu
Mande já para os seus amigos
SE TODOS VOTARMOS, GANHAREMOS
Existo, então voto!"
Monday, September 21, 2009
Vamos para onde?
Friday, September 18, 2009
E outros casos se seguirão!
Thursday, September 17, 2009
O Alentejo há-de ser nosso DESTA vez...
Ou será que o método de compra vai ser pedir aos ignóbeis do verde eufémia para invadirem o campo e estragarem as plantações todas para depois comprar a preço de saldo?? (um método mais à BE)...
Wednesday, September 16, 2009
Ironias da vida!
Ferreira Leite dá audiências recorde a Gato Fedorento!
Monday, September 14, 2009
Tu quoque Sócrates?
Friday, September 11, 2009
Verdade da mentira...
Pois é se isto é verdade está aqui a justificação para o nosso atraso económico, social e politico. Pois um povo que não evolui sociológicamente não pode querer evoluir humanamente em função do meio e dos processos nas que interligam os indivíduos em sociedade.
Exemplo disto foi uma conversa que presenciei numa repartição publica em que um cidadão deste pais se queixava das taxas que tinha de pagar quando recorria ao serviço nacional de saúde. Referindo que a constituição Portuguesa menciona que a saúde e educação é de borla para todos…
Ora vejamos, se a educação e saúde é de borla para todos das duas uma ou quem presta esses serviços não cobra por eles OU se professores, médicos, enfermeiros, etc levam dinheiro pelos serviços prestados alguém tem de pagar a conta, logo estes serviços passam a não ser de borla.
Meus caros na essência de facto acho que os portugueses ainda acreditam nesta constituição que é mentirosa porque caros leitores não há jantares de borla, alguém acaba sempre por pagar a conta.
Thursday, September 10, 2009
Somos Grandes!!!
. Real Madrid, Esp 563,50 pontos
2. Juventus, Ita 466,00
3. FC Barcelona, Esp 458,00
4. AC Milan, Ita 399,75
5. Bayern Munique, Ale 399,00
6. Inter de Milão, Ita 362,00
7. Ajax, Hol 332,75
8. Liverpool, Ing 300,25
9. Benfica, Por 299,00
10. Anderlecht, Bel 231,00
(...)
29. FC Porto, Por 115,00
47. Sporting, Por 68,00
110. Vitória de Setúbal, Por 21,00
Se quiserem conferir com a noticia do Publico, força.
BENFICA!!!!!