Friday, October 16, 2009

Agricultura europeia


Para os eruditos do costume, aqueles que mesmo não fazendo ideia do que se passa tem sempre uma opinião acutilante na ponta da língua, que me dizem que o problema da nossa agricultura é que só vivemos para os subsídios e que não sabemos fazer nada, que passam a vida a dizer que nos outros países europeus é que se produz e se ganha dinheiro a sério, fica esta manifestaçãozeca que os agricultores franceses levaram a cabo hoje nos campos Eliseos.

A França é, reconhecidamente, o maior produtor agrícola europeu. Recebem muitos mais subsídios do que nós, a fatia de leão da PAC é atribuída aos franceses que recebem em média o dobro ou o triplo dos subsídios dos agricultores portugueses.

Portugal, na sua infinita bondade, ainda dispensa umas centenas de milhões de euros de fundos comunitários a que tinha direito que os outros países, que dispõem de ministros com cérebro, aproveitam até ao cêntimo.

Ora se a França está neste estado ( para os eruditos do costume os campos Eliseos são a avenida da liberdade lá do sitio). Nós por cá também não estamos assim tão bem. A ver se o próximo ministro, isto contando que este acéfalo vá a vida, se mentaliza que isto está mau, e que não está mau só aqui, a agricultura está pelas pontas em toda a comunidade europeia, e corremos sérios riscos de não conseguirmos produzir para dar de comer aos que cá vivem.

Depois não digam que eu não avisei.....

5 comments:

Alentejano said...

Pois é meu caro os bebés da cidade deviam era comer merda para começar a dar valor à agricultura.
E nós agricultores deveríamos seguir o exemplo dos franceses e não andar a reboque de uma CAP que só liga aos interesses pessoais e tachos para a malta deles.

Anonymous said...

os agricultores estão completamente descapitalizados. Infelismente não chove nada.
Esta jaima silva que PROPOSITADAMENTE penalizou , gozou e ironizou com quem lhe dá de comer, vai um dia ser julgado por isto....

Anonymous said...

Os anormais das cidades que todos os dias acordam a dizer que está um belo dia de sol, que odeiam a chuva, um dia ainda vão deixar de ter água nas torneiras para se lavar e matar a sede...

Anonymous said...

A verdade é que só o Paulo Portas teve a coragem permanente de falar dos problemas dos agricultores. Todos os outros anormais, com medo dos atrasados mentais dos citadinos e do seu voto, nunca abordaram assunto tão sério...

Anonymous said...

Comam merda seus anormais porque a agricultura já teve que comer o paneleiro do jaime silva e do sócrates