Monday, June 16, 2008

Falta de autoridade!

O último "cerco" dos camionistas ao País é um exemplo paradigmático da dificuldade que os socialistas têm, sempre que estão no governo, de lidar com este tipo de greves com contornos de insurreição civil.
Os governos em geral e os socialistas em particular estão habituados aos protestos que não ultrapassam as vaias e as palavras de ordem, sem pôr em em causa a ordem pública, já que os mesmos são controlados pelos sindicatos, em especial a CGTP que, como todos sabemos, têm uma vasta experiência neste tipo de manifestações.
O problema é quando não se sabe bem quem manda ou controla os manifestantes e estes estão dispostos a tudo!Nestes caso de duas uma: ou se cede ao chamado caderno reivindicativo ou se mantém em aberto as negociações, mas sempre com uma atitude de força e não de medo!
O que aconteceu foi que tudo o que foi concedido aos camionistas não vai a médio e longo prazo resolver os seus problemas, se calhar daqui a dois ou três anos vão voltar a fazer mais exigências, entretanto, as cedências feitas vão recair sobre o anónimo e inocente contribuinte!
Para além disso, é inadmissível, como eu vi na televisão, que alguns destes camionistas cortassem estradas, ameaçassem os outros que queriam trabalhar com pedras e não só, e o Estado perante este cenário mantivesse uma atitude que demonstra fraqueza, ou seja, não fez simplesmente nada para repor a ordem e a legalidade! Limitou-se a apressar as negociações para que não viessem mais males ao mundo...
Se olharmos para a história recente do nosso País e verificarmos que o Sr. Armando Vara e não só, andava em Agosto de 1994 a passar nas portagens da ponte sobre o Tejo sem pagar, em solidariedade com os manifestantes da altura, parece-me que ajuda a perceber esta dificuldade dos socialistas em lidar com estas questões de repor a ordem pública e de autoridade do Estado!

No comments: