Sunday, August 31, 2008

Algumas considerações a cerca do TGV...

"LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM A QUEM VAI SERVIR O TGV ...
1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,
2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ...CLARO,
3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ...
OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS - ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !

Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio. Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros. A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas. Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais,
seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza. A resposta está na excelência das suas escolas,
na qualidade do seu Ensino Superior,
· nos seus museus e escolas de arte,
· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.

Percebe-se bem porque não
· construíram estádios de futebol desnecessários,
· constroem aeroportos em cima de pântanos,
· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais.

O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo. É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos). É por razões de sensatez que não o encontramos
· na Noruega,
· na Suécia,
· na Holanda
· e em muitos outros países ricos.Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País. Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar. Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:
- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes
(a 2,5 milhões de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches
(a 1 milhão de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos
(a 1milhão de euros cada um). E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros
para aplicar em muitas outras carências
como, por exemplo,na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.
Cabe ao Governo reflectir.
Cabe à Oposição contrapor."
Cabe a nós participar.

14 comments:

Anonymous said...

O governo nao quer educar o país!
diziam mal de Salazar mas estes não são melhores, assim burrinhos e cepos e que estão bem, não perguntam não reclamam e nao chateiam....
Aposto que quem vai ganhar a empreitada e aquela empresa onde por acaso trabalha um ex-ministro socialista.

Anonymous said...

SOCIALISTAS = COMUNISTAS = PANASCAS

Vímara Peres said...

Investimentos megalómanos e infelizmente sempre de sentido único como o TGV e o Aeroporto de Lisboa já eu estou farto de criticar há muitos anos, e há muitos outros exemplos normalmente localizados onde nós bem sabemos. Mas estes 7,5 mil milhões são de bradar aos céus.

Já agora e virando o disco para outro lado. É curioso notar como este blog tão pródigo na moralização do nosso futebol, com tantos arautos da verdade desportiva, que infelizmente não vêm o que se passa na sua própria casa, não faz agora nenhuma referência ao famoso diabo vermelho que resolveu fazer justiça pelas suas próprias mãos (literalmente...) durante o jogo deste fim de semana!

Provavelmente inflamado pelos discursos moralistas deste país e tão ciente de quem são as bestas negras, pois tantas são as vozes abalizadas que provam quem elas são! Este homem tentou fazer ele mesmo o linchamento público com que alguns comentadores deste blog sonham! Desta vez, como das outras, sem provas nem indícios da culpa do pobre fiscal de linha a quem pertencia o infeliz pescoço!

Eu não conheço a cara de nenhum dos anónimos que pululam neste e noutros blogues, mas no sábado fiquei a pensar se o diabo das barbas não será também frequentador assíduo por estes lados...

Mas de uma coisa eu tenho a certeza. O homem deve ter uns contactos na polícia que andava no estádio, então o homem entra em campo, aperta um pescoço e volta para a bancada sem ninguém lhe deitar a mão?

Não será melhor voltar a pôr umas grades naquele recinto?

D.P.V said...

Voltar a por grades?
ora deixa la ver... 4 anos de estadio 15 a 20 jogos por ano, media de 20 mil(contas por baixo)espectadores jogo isso dá 300 a 400 mil ano 4 anos dá mais de um milhao e meio de espectadores, eu diria mesmo perto de 2 milhoes.Um salta a grade já e preciso por grades outra vez!!!
Lembra-se meu amigo aqui há uns anos quando o porto ganhou o campeonato, nao me lembro em que estadio era, que nem conseguiram acabar o jogo devido as invasoes de campo dos super dragoes e afins?
memoria curta, saltou? É burro vai preso e paga 15 mil euros de multa, ponto final paragrafo.
Os lagartos tambem invadiram o campo aquando da bomba do geovanni ha 3 anos na antepenultima jornada, a ser assim deviam ter jogado uma época sem publico não?
essa raivazinha contra o benfica é ridicula senhor justiceiro.
Ja agora, justiceiro azul nao e propriamente nome proprio dai a anonimo vai menos do que do adepto ao fiscal de linha....

Vímara Peres said...

DPV, e não anónimo

Começando pelo fim. Sempre que quiser dirigir-se a mim é fácil porque eu uso sempre o mesmo nome, justiceiro azul, o seu eu sei que é sempre o DPV, e não me interessa se é o Duarte Pereira Vieira ou o Daniel Boone. O problema dos anónimos é não sabermos se é sempre a mesma pessoa ou são várias, só isso.

Quanto à questão das invasões de campo dou-lhe desconto porque não está habituado a ganhar títulos e consequentemente a festejá-los... E por acaso até me parece que o campo do Porto já foi várias vezes interditado por causa dessas invasões.

Agora não compare uma invasão de campo quando o título já está decidido a uma entrada em campo aos 10 minutos de jogo para agredir um árbitro!

Já viu as consequências que um comportamento desses pode ter? O condicionamento que podia ter havido e pode haver em todos os árbitros que forem à Luz? Acha que isto se resolve com uma multa para o homem porque é burro? O homem é burro mas só fez isso por causa do que vê e ouve e que lhe meteram essa tal raiva que eu não tenho mas parece que você tem.

O Benfica tem que ser castigado e esse castigo pode ser uma multa, jogos de interdição ou até uma absurda descida de divisão, ora leia o que veio no Record:

"Um caso bicudo para a Liga

COACÇÃO SOBRE ÁRBITRO CUSTOU DESPROMOÇÃO AO BOAVISTA

Pode o Artigo 54.º do Regulamento Disciplinar da Liga aplicar-se ao caso da agressão de um adepto do Benfica ao árbitro assistente José Ramalho ? Só a Comissão Disciplinar da Liga poderá fazer alguma luz sobre um assunto que ontem, pelo menos, foi levantado em diversos fóruns.

Este é o artigo relativo à coacção que custou ao Boavista a despromoção à II Liga.

Diz o mesmo que os clubes são responsáveis, directa ou indirectamente, pelo factos cometidos pelos seus dirigentes ou representantes, sócios e funcionários quando estes “exerçam violências físicas ou morais” nomeadamente sobre elementos da equipa de arbitragem.

“A construção deste ilícito terá de coincidir com o momento em que o acto de coacção – violência física ou moral – chega ao conhecimento do destinatário”, lê-se num desses acórdãos.

A violação corresponde ao momento “em que a vítima se depare com um comportamento que evidencia a intenção de ocasionar condições anormais na direcção do encontro”.

A CD da Liga considera ainda que não é necessário que, “em concreto, o árbitro tenha sido afectado na sua liberdade de actuação e conduzido anormalmente o jogo” para que seja preenchido o ilícito disciplinar.”

Há muitos anos que vejo futebol e agressões a árbitros durante o jogo e dentro do campo só tinha ouvido falar nas distritais, na 1ª Divisão nunca.

Se calhar qualquer dia a Liga dos ùltimos passa a ir ver os jogos do Benfica...

D.P.V said...

Continuo na minha invasao de campo é invasao de campo, quer seja a festejar um titulo quer seja na 2 jornada.
Continuo na minha o gajo e burro e tem de pagar por isso, um tipo dar um caldo num fiscal de linha nao e a mesma coisa de 500 javardos invadrem o campo a 5 minutos do fim, imagine as condiçoes que o arbitro tinha a partir dai de, sei lá, marcar um penalty contra o Porto que inviabliza-se a atribuição do titulo.
Não e grave?

"O homem é burro mas só fez isso por causa do que vê e ouve e que lhe meteram essa tal raiva que eu não tenho mas parece que você tem."

vamos lá a ver.... Ora o homem tem ai uns 60 anos, capaz de ser pai de filhos, ou nao, trabalhou a vida toda, ou nao, sei lá mas dai a dizer que lhe meteram a raiva e um bocado forte não acha justiceiro?
nós não temos escolas de raiva nem enfiamos doutrinas pela cabeça abaixo das pessoas, voçê quer me convencer que não há energumes no seu clube? e a culpa é do porto? leia o livro do tal macaco sobre a claque do porto e fica a saber, ninguem culpa a instuiçao por isso.
E sinceramente não me pareceu que o arbitro ficasse inibido, nem me parece que vão ficar inibidos daqui por diante,e acho que sinceramente voçe tambem nao acha.
A sua consideraçao justiceiro!

Anonymous said...

Justiceiro Azul és um verdadeiro anormal, mas que anormal. Só vês para um lado, não tens inteligência para mais e só argumentas o que te convém. Então não fizeram nada ao homem foi? Pois fica sabendo que não só foi detido imediatamente, como preso e apresentado a julgamento ontem de manhã, e os que o tentaram segurar e defender ainda comeram comida de urso que eu acho lindamente e era o que individuos como tu e os mini dragões deveriam comer todos os dias. Agressões nas antas são todos os dias e o ambiente vivido naquele estádio para os adeptos visitantes não poderia ser pior.
Já agora instigar ao ódio e guerras cretinas e regionalistas é profissão do seu papa.
Digo e repito além de você ter a mania que é um letrado e ainda por cima caro (deve ser sobrinho do maçon do sampaio) você é simplesmente estúpido e incoirente!
Apaguem o meu comentário se quizerem mas estes falsos moralista já fartam, têm a escola te outra falsa profeta de nome josé sócrates...

Vímara Peres said...

João Silveira

Em termos políticos estou milhas à direita da maior parte das pessoas que passam neste blog.

Maçons por mim vão todos para a fogueira.

Dizes que o homem foi detido imediatamente. Mas antes teve tempo para dar um caldo no fiscal, voltar a passo e entrar outra vez na bancada? Que eficiência é esta de 600 polícias mais os stewards?

Foi a tribunal, claro, depois de o país todo o ver e ainda por cima com as impressões digitais dele bem marcadas no pescoço do fiscal, o que é que achavas?

Agressões nas Antas são todos os dias? Também estás industriado como o pobre diabo.

Por acaso já foste às Antas e ao Dragão? Digo-te que o ambiente é bem pior na Luz para quem vem de fora, até incendeiam autocarros!

Quando fores ao Colombo em dias de jogo vê quantos portistas há com cachecol. Faz o mesmo exercício no Dolce Vita das Antas e vê bem a diferença.

Vímara Peres said...

DPV

O Porto pagou multas e teve o campo interditado quando aconteceram invasões de campo.

O diabo vermelho tem de ser castigado mas a multinha e o castigo também são válidos para o Benfica clube. Não se pode permitir que aconteçam mais situações destas.

Não li nem vou ler o livro do macaco.

D.P.V said...

justiceiro
que eu saiba quem tentou incendiar o autocarro foram os gajos do porto, na deslocaçao do benfica ao note na 1 jornada.
levamos uma multa satisfeito?

Vímara Peres said...

DPV

Ninguém sabe quem tentou incendiar o pneu do autocarro do Benfica, num incidente que foi mais comentado do que o autocarro que ARDEU TODO quando o Porto foi ao benfica dar mais uma lição de hóquei. Há quem diga que foi o próprio Benfica que forjou essa tentativa de incêndio. Afinal de contas o vosso presidente é especialista em incêndios de pneus...

Quero também convidá-lo para um concurso de calduços ao fiscal de linha que se realizará no Dragão todos os 15 dias. Por apenas mais 10 cêntimos a pagar pelos 35000 espectadores em média no Dragão, será dada uma cepa por jogo. No final da época o prémio do vencedor será entregue pelo diabo vermelho!

Anonymous said...

Estas linhas seriam para discutir o burla que é o TGV e mais uma vez só se fala de futebol...
Na minha modesta opião acho que é uma minhoca ideal para se deixar de falar de coisas sérias...
Propunho em embargo ao futebol neste blog.

Vímara Peres said...

Eu não sou gestor deste blog. Se quiser lançar para a discussão algum assunto que não esteja relacionado tenho que o fazer por esta via.

Nas poucas vezes que visitei este blog vi variadíssimos posts colocados sobre polémicas relacionadas com futebol. Neles dei a minha opinião. Sobre o assunto específico de que falei pareceu-me que devia dar uma estocada, dado o silêncio de quem se mostrava tão incomodado com outros assuntos e agora estava mudo e quedo.

Os blogs não têm sentido único, senão serão apenas um panfleto. Se vejo alguma postura com que não concorde dos postadores deste blog e se estiver para aí virado, apetece-me zurzir-lhes. A partir daí façam o que quiserem, respondam, apaguem os meus comentários, não respondam ou tomem e embrulhem.

Tiago Pestana de Vasconcelos said...

Meu Caro Justiceiro,

Por quem sois... esteja à vontade para exercer a sua justiça azul, sobre qualquer assunto, em qualquer post, contra ou a favor dos postadores e restantes comentadores...

Espero que se mantenha leitor e comentador por muito mais tempo...

Um abraço!

p.s. a única censura que é exercida por mim (quando é notada) é contra gajos frontal/desnecessária/abusivamente mal educados o que, manifestamente, não é o seu caso... Os restantes postadores, nos seus posts, censuram o que quiserem.