Tuesday, October 21, 2008

Verdade verdadinha...


O ministro Mário Lino irritou-se com Manuela Ferreira Leite e, segundo ele, "é um disparate que as novas obras publicas sirvam as grandes construtoras".

Não começará a ser demais esta conversa? Será que o governo acha que os portugueses são assim tão estúpidos como isto? Já toda a gente percebeu que, quer o novo aeroporto quer a alta velocidade, vão servir única e exclusivamente para enriquecer os que já são ricos. A panelinha entre governo e certas empresas de construção civil e tão óbvia que choca pela sua simplicidade: Façam obras para nós ganharmos dinheiro que quando saírem dai há tachos para todos.

Não se pense que isto é exclusivo do PS. Todos os governos de todos os partidos fazem o mesmo, mas neste governo a coisa está a ser um bocado chocante demais. A cobiça é tanta que dá ideia de o governo ter cegado, entrado em gestão ruinosa (o orçamento de estado é bom exemplo disso) na fobia da caça ao voto que lhe irá garantir mais 4 anos de obras, favores e desenrascanço pessoal... quem vier atrás que feche a porta!

Estamos a assistir a um descalabro das contas públicas, uma obra que vai enterrar o país em dezenas de anos de dívidas. Nenhum estudo feito mostra viabilidade económica no TGV. Que diabo, em 2h30 estamos no Porto saindo de Lisboa no alfa pendular, em que medida é que a meia hora, ou uma hora que seja, ganha vai trazer proveitos que justifiquem o endividamento do país durante anos e anos?

Com a economia de rastos e o crescimento económico uma miragem (ninguém, nem o próprio ministro acredita nas metas do orçamento de estado), todos o economistas deste país apelam à contenção da despesa, antevendo a grande recessão que ai vem. Todos menos o governo, qual deuses no Olimpo sobre os mortais, que decide, assina e adjudica a ruína do país durante 2 gerações.
Fantástico!

No comments: