Friday, May 8, 2009

"Sou Português sou aficionado"

Era este o mote ontem no campo pequeno em Lisboa daqueles que, como eu, ainda gostam de assistir a uma boa tourada a Portuguesa.
E a de ontem foi boa, muito boa. O que de melhor teve foi a resposta cabal que os aficionados deram aqueles que se concentraram a porta da praça a fazer este espectáculo que aqui vimos. Sem espectáculo nem gritaria histérica e verborreia partidária, os aficionados portugueses foram aos touros. Com a consciência tranquila de quem assiste a um espectáculo legal e tradicional em Portugal.
Não vou entrar em discussões se é tortura se é cultura deixo para os especialistas defenderem essas questões, vou porque gosto e pronto. O facto de ir demarca bem a minha posição em relação a esta polémica.
Mas temos de ter cuidado com o rumo que estamos a tomar, não podemos riscar a nossa tradição em nome de certos valores, mais recentes, que chocam com essa mesma tradição.O país é pequeno temos de caber cá todos e saber viver com as diferenças.O caminho que certas pessoas de certos partidos e movimentos querem tomar de homogeneizar culturalmente o país é perigoso.
O cerco das liberdades começa a apertar, coisas que eram dados adquiridos há uns anos como liberdades básicas, já não são assim tão lineares.Cada vez mais se assiste a um controlo do estado e de certos grupos sobre a sociedade, e sobre a concepção do correcto e do que eles, e só eles, acham que não é correcto.
Por mim espero viver num país que me deixe ir aos touros quando me apetecer. Infelizmente esta liberdade que há uns anos se assumia como básica, já não me parece que seja assim tão linear...

2 comments:

Anonymous said...

nem mais... morte aos animais da "animal"...

me i eu said...

E já agora onde é que posso comprar uma t-shirt dessas???
não encontro na net....