Thursday, October 1, 2009

Os senhores que se seguem

Ultrapassado o episódio politraumático colectivo das eleições legislativas teremos, daqui a semana e meia, as eleições autárquicas...

Confesso que, para mim, as legislativas têm outro vigor, o país todo em discussão, cabeças a rolar nos partidos, etc. diria que é uma espécie de superliga em contraposição com as autárquicas que serão uma taça de Portugal e as europeias que são o género duma taça da liga.

Gosto, ainda assim, da disputa eleitoral autárquica que tenho visto na televisão. É mais viva, é mais palpável, as pessoas sentem mais na pele aquilo que os autarcas dizem e prometem.

No que me diz respeito sigo com particular interesse as disputas em Lisboa e no Porto, e com alguma curiosidade a de Évora, embora aqui as cores mudem pouco entre o rosa e o vermelho...

Na disputa de Lisboa gostei muito de ver ontem o Santana Lopes nos "Gatos". Já muitas vezes lhe fizeram a cama, o deram como acabado, incinerado, morto político e enterrado a sete palmos do chão. Ontem ele próprio gozou com esse facto, falou da má moeda, convidou, em directo o Ricardo Araújo Pereira para provedor do munícipe, pôs o Costa no sítio em relação às diatribes que andou a dizer sobre o I.P.O., enfim, esteve ao seu melhor nível, mais maturo, mais seguro do que quer e principalmente do que não quer... Defendeu a líder do seu partido, ao contrário da cambada de vampiros coelhistas que já arreganham os dentes... Em suma "He´s Back"...

No debate do Porto pouco há a dizer. Rui Rio parece ter um caminho limpo à sua frente, não apenas porque as pessoas do Porto gostam dele, mas principalmente porque as pessoas do Porto não gostam de Elisa Ferreira (a começar pelos restantes candidatos à Câmara que a atacam mais do que ao próprio Rio). O que não é de espantar, como é que é possível votar numa pessoa que já tomou posse como deputada europeia e que diz, à boca cheia, que se não for eleita volta para Bruxelas... É isto que os portuenses querem? É isto que os socialistas querem como candidatos? alguém que não protege os interesses dos votos que recebe? Ou será que, para os socialistas, ser vereador é uma função menor comparada com a de deputada europeia (o político quiçá mais longe das pessoas que o elegeram...)... é triste...

6 comments:

Anonymous said...

Mas agora os lisboetas devem decidir por causa presença de um politico num programa de humor.....

Santana foi o total desastre como presidente da Camara, inaugurou piscinas por acabar, e que rapidamente fecharam por falta de pagamento aos empreiteiros.

Pagou milhões ao Ghery para tirar uma fotografias com o dito.

Lançou um tunel ainda hoje inacabado, sem projecto sem estudos tudo numa perfeita balda.

Deixou um passivo na Camara que ainda hoje está a ser pago.

Em suma desastre total.

Sobre o Porto pouco posso escrever , mas olhando ao estado de degradação de imensos predios, é caso para escrever que de corridas de carros de aviões percebe o Rio , mas da recuperação da sua cidade deixa muito a desejar.

Eddie Felson said...

O Santana deu respostas muito boas no dito programa humorístico, ou não fosse ele um mestre da retórica. Só não conseguiu responder à última pergunta do RAP: "Então e consegue prever quem vai ser o seu sucessor (caso ganhe as eleições) que ficará cá para pagar todas as dívidas que lhe vai deixar?" Aí, limitou-se a sorrir.

AEP said...

Caro Eddie!
Mas cheira-me que às dívidas dele serão somadas as do Costa. É que não colhe, a não ser nas tertúlias costa-ze falta-roseta, a história do "paguei aos credores"!O sr Costa arranjou quem pagasse aos credores, mas ele CML, continuou devedor, aumentando brutalmente essa mesma dívida, passando o BES a credor!Como diria o outro "assim também eu!"

Anonymous said...

Caro/a AEP!
O senhor(a) é só intervenções fantásticas!
Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa: para alguma pessoa ou entidade se endividar perante um banco, é necessário que lhe dê garantias seguras; logo António Costa deve ter dado algumas provas da saúde financeira (com redução de gastos e a obtenção de maiores receitas) da CML.
E pronto, era este o reparo a fazer.
Cumprimentos

Diga lá outra vez? said...

Intervenção ainda mais fantástica. A saúde financeira da Câmara de Lisboa dá garantias ao BES!

Pela madrugada! Não serão antes garantias, a ligação estreita de António Costa a Sócrates e ao poder, aliás visíveis no empenho que este governo tem em gastar mundos e fundos em Lisboa? Vide intervenção na zona ribeirinha.

Não será isto extremamente atractivo para um financiador por excelência como é um banco? Aliás, cada vez mais os bancos têm interesse hoje em emprestar ao estado e não aos particulares, não é verdade? E quanto mais se emprestar ao estado, menos sobra para emprestar aos privados e mais se afunda o país?

Caro anónimo não tente enganar parvos.

Anonymous said...

Claro, enganar parvos. Mas teorias da conspiração já são aceitáveis...
Mas mesmo que assim seja, não será melhor ter um Presidente com boas ligações com o Governo do que ter um Presidente com boas ligações ao jet set?
Além disso, o empréstimo de dinheiro ao Estado é normal que seja atraente para os bancos. O Estado é a entidade com mais garantias e mais fiável do mercado, já que nunca vai falir.
E ainda mais um acrescento: emprestar ao Estado significa emprestar aos contribuintes...

Ainda assim realço que é bastante possível haver troca de dinheiros entre Estado e autarquias. Reconheço que a sua "teoria da conspiração" tenha alguma razão de ser.