Wednesday, March 31, 2010

O futebol e a politica

Portugal é sem duvida um país de extremos.nós temos uma capacidade inata para nos revoltarmos com situações estranhas e para aceitarmos outras tão más ou piores quando nos convém. É por isto que vivemos neste meandro de corrupção e de facilitismo nunca sairemos daqui porque não somos rigorosos em nada.
Aqui há uns tempos fui almoçar com um antigo colega de faculdade.Grandes amigos durante todo o curso tivemos discussões épicas sobre futebol, ele do fcp eu do glorioso, nunca nos zangámos porque pessoas inteligentes não se zangam por causa da bola, mas lá que tivemos perto de nos matarmos várias vezes tivemos.
Passados os abraços iniciais, e as perguntas da praxe sobre os filhos o trabalho etc começámos, como fizemos durante noites intermináveis em que devíamos estar a estudar, a discutir o estado em que se encontra o nosso país. Concordámos em tudo, que era uma vergonha a corrupção, que estávamos na banca rota, que era uma vergonha as escutas publicadas no sol, que cheirava a corrupção nas ruas etc etc etc.
Posto isto derivei a conversa para o futebol.Neste ponto os secretos de porco preto começaram a dar azia ao meu amigo que começou a desfilar um rol interminável de justificações para a situação em que se encontrava o fcp, nenhuma delas passava pela responsabilidade dos seus dirigentes e dos seus treinadores. Nem pensar, qual governo a discursar na assembleia, a culpa da crise a ser imputada a conjectura internacional , a grande crise mundial e, melhor de todas para mim, a oposição.Nunca se ouviu da boca de um dirigente nacional as palavrinhas" fizemos borrada e temos de assumir , siga para a frente".Segundo o meu amigo a culpa do 3 lugar do porto era do Hermínio loureiro, dos árbitros!?!, do Benfica, da liga da fpf até de 2 stewards que levaram umas bolachadas bem dadas dos jogadores do porto, nunca de quem de direito.
Depois vieram as escutas ao pintainho.Ai julguei que o tinto alentejano lhe saia pelo nariz. "É uma vergonha escutarem pessoas sem ordem, não são válidas juridicamente logo não interessam, é tudo culpa do Benfica".Observei que esses argumentos eram os mesmos invocados pelo PS no caso das escutas ao vara e ao Sócrates, e que há 15 minutos atrás ele estava a dar murros na mesa de indignação perante o facto de não se agir judicialmente sobre os visados nas mesmas. Ele não respondeu, arrotou um" não tem nada a ver" muito pouco convincente e mandou vir dois cafés.
O problema deste pais é exactamente este. Pessoas inteligentes e sérias esquecem-se de tudo quando falam de bola.Como podemos nós defender uma coisa e depois defender outra completamente diferente quando se trata de futebol? Queremos rigor? temos de ser rigorosos em todos os aspectos da nossa vida, a paixão irracional que o futebol desperta liberta o que há de mais genuíno no tuga. Uma imensa capacidade de fechar os olhos quando a conversa não interessa e a imensa capacidade de esmurrar mesas perante casos tão graves ou piores mas que os afectam directamente.
Enquanto não houver rigor em TODOS, os aspectos da nossa sociedade, nunca mais saimos disto.
bem hajam caros amigos.

6 comments:

O seu amigo tem um bocado de razão. said...

Nenum benfiquista entendeu ainda isto. NÃO HÁ ESCUTAS EM PROCESSOS DISCIPLINARES!
Não podem ser aceites em processos disciplinares, mas foram utilizadas nos processos cíveis, com os resultados que se conhecem.
Comparar o criminoso do Sócrates com as escutas sobre FUTEBOL!!!! O que é que nos afecta mais a nossa vida ou bolso???
As escutas do processo da claque do Benfica também são contestadas. E sabe porquê? Não sabe?
Entre outras coisas, porque um dos intervenientes é o LFV, o tal que não tem relação nenhuma com a claque, dava-lhes instruções por telefone.

D.P.V said...

Porra que é burro ou não sabe ler.
Eu estou-me cagando que nao sejam válidas ou que sejam válidas.O que eu tentei fazer passar aqui foi uma chamada principios conhece??Agirmos com consciencia critica perante todos os aspectos da nossa sociedade e nao dizer que o socrtes é mau e que o pinto da costa ou o LFV são os maiores so porque ganham campeonatos será tão dificil assim de perceber??

Anonymous said...

Nem tenho comentários para a parvoíce pseudo-literária que este artigo é...

Anonymous said...

É muito feio vir aqui dizer o que é que os outros disseram, quando não estão aqui para se defender. Conhecendo o jeito que o DPV tem para deturpar os factos, diria que a conversa não foi bem assim.

O seu amigo tem um bocado de razão said...

Você tem a mania que é mau.

Não sabe interpretar correctamente os próprios textos que escreve, pela simples razão de não conseguir organizar no texto o turbilhão de ideias que tem. Já viu que isso é recorrente nos seus posts? E umas aulinhas de português, para ver se põe as ideias em ordem?

Você escreveu isto, que relataria parte da conversa com o seu amigo:
""É uma vergonha escutarem pessoas sem ordem, não são válidas juridicamente logo não interessam, é tudo culpa do Benfica".Observei que esses argumentos eram os mesmos invocados pelo PS no caso das escutas ao vara e ao Sócrates, e que há 15 minutos atrás ele estava a dar murros na mesa de indignação perante o facto de não se agir judicialmente sobre os visados nas mesmas."

Leia várias vezes até perceber o que escreveu e depois faça o favor de ler a alusão que eu fiz. Entendeu, ou quer que eu repita?

A primeira pessoa sobre quem devemos agir com consciência crítica somos nós próprios. Esse princípio passa-lhe um bocado ao lado.

Vinhos de qualidade said...

Também dá-lhe um vinho alentejano para beber?
Se fosse um do Douro!