Thursday, October 11, 2007

Erasmus 3




Se duas coisas o Erasmus, inevitavelmente, consegue fazer é retirar do nosso vocabulário expressões como “Não posso com alemães ou os italianos são todos maricas”, por um a lado e a também as típicas “Isto só em Portugal e é mesmo típico do nosso país”.

É verdade! O alemães são indiscutivelmente um dos povos mais tolerantes e abertos hoje em dia. Traumatizados com a culpas que o mundo ainda lhes deita em cima por causa das duas guerras mundiais (sobretudo da segunda) os germânicos adoptaram na sua sociedade valores de tolerância para com outras raças, já têm africanos na mannschaft, preocupam-se com o ambiente e os problemas urbanos, amam a cultura e estão sobretudo sequiosos de fazer amigos de outros países, beber caipirinhas ou abanar a anca com os sons latinos.

Por outro lado, viver no estrangeiro leva-nos a perceber que nem tudo, ou antes quase nada, “só acontece em Portugal”. Em Itália também há cortes de electricidade que duram horas, também há autocarros que demoram séculos a chegar e depois quando chega vêm logo dois de uma vez, também todos se queixam de que os políticos lhes mentem, também são mal atendidos nos restaurantes e enfim são tratados abaixo de cão nas repartições e serviços públicos. Descobri que há indicadores em que a Itália está na cauda da Europa – corrupção o melhor exemplo – e que provavelmente todos os países têm tendência para adorar o auto-martírio em vez de olharem para aquilo em que são bons. Em Itália não não há Pintos da Costa nem Alberto João Jardim. Há 15 Pintos das Costa pelos menos e outros tantos Presidentes de Governo Regional tão inacreditáveis ou mais que o Alberto João.

Um mudança de perspectiva em relação aos nossos amigos na Europa e a nós próprios. É que de melhor o Erasmus tem. Isso claro e um aperitivo nas tardes de Primavera em Brera, no coração de Milão, com uma loura a dizer-nos “Prego parlami di calcio”, depois de uma tarde em San Siro e de seguida entrar no infindável mundo do Old Fashion Café e do Hollywood na Porta Garibaldi.

Mi manca l´Italia...

3 comments:

Eddie Felson said...

Fabulosa, esta triologia de textos.

Não fiz Erasmus mas fi-lo agora com vocês um bocadinho!

Abraços

JOY said...

Achei interessante a forma como abordas o Erasmus que para mim eraum pouco desconhecido.

Um abraço
JOY

Sara non c'e said...

è vero, isto do erasmus abre-nos a mente de uma maneira que eu pergunto-me como é que não há mais gente a embarcar nisto. Aprendi mais sobre a Europa, sobre culturas e relações humanas do que em todos estes anos de aulas. Já só me restam 3 semanas na bella Italia...vou recordar isto para sempre.