Sunday, October 28, 2007

Na agricultura...

Não deixa de me fascinar a ignorância geral que existe neste país no que à nossa agricultura diz respeito.Há por ai pessoas que julgam que no Alentejo ninguém trabalha, e que os agricultores só se preocupam com a forma mais fácil de sacar dinheiro à comunidade europeia e ficar em casa sem fazer nada e a viver disso.
Não que o publico em geral tenha culpa desta ideia errada, os nossos próprios governantes fazem gala em anunciar isso aos 4 ventos, serve-lhes de desculpa para justificar todas as políticas desastrosas para o sector que praticam, com o intuito de desviar dinheiro do orçamento de estado e assim equilibrar as contas publicas. É um estratagema, mais um , levado a cabo pelo governo para enganar os portugueses e fazer-nos pensar que o pais está verdadeiramente a entrar no caminho certo.
Recentemente ouvi o nosso ministro anunciar na televisão o pagamento das medidas agro-ambientais até ao dia 15 de Outubro. Medidas agro-ambientais destinam-se a subsidiar os agricultores que, com prejuízo das produções, optem por respeitar todo um conjunto de regras que visam uma maior protecção do meio ambiente. Chega o tão anunciado dia e dinheiro na conta do banco nem vê-lo. Deixo passar mais um dia ou dois e, como não recebia um tostão, resolvi pegar no telefone e telefonar à entidade responsável pelos pagamentos. Do lado de lá atende-me uma senhora e temos esta conversa fantástica, que passo a transcrever:
eu: Bom dia, não recebi os meus pagamentos das agro-ambientais, vinha saber se por acaso há alguma irregularidade com a minha candidatura ou se há algum motivo para não ter recebido.
resposta: Hummm não deve haver sabe, não foi só o senhor que não recebeu, há milhares de pessoas na sua situação.
eu: mas porquê? O ministro anunciou os pagamentos, está escrito no site do ministério, não pagam porquê?
resposta: Sabe... é que não tivemos tempo, havia muitas candidaturas e não houve tempo de processar todas, isso talvez lá por alturas do natal talvez receba, mas não garanto nada, é difícil de prever...
eu: a senhora está a brincar comigo? está a dizer-me que não tiveram tempo? quer dizer, o dinheiro já aí está aos meses vindo da comunidade europeia, o dinheiro é nosso, e os senhores tem a lata de dizer que talvez lá pelo natal? E os pagamentos que estão previstos serem feitos nessa altura são adiados para quando?
Neste ponto recebi a melhor resposta da tarde, confesso que tive de desligar o telefone depois disto, a minha educação não me permitia responder como esta senhora merecia, além de que a culpa não era dela, era de outros que não atendem telefones.
resposta: Isso vai ser tudo pago a horas, então o senhor não consultou o site do ministério? os prazos que lá estão são para cumprir sem falta!!!!!
O que mais me irrita nisto tudo é gozarem com a cara das pessoas, senão vejamos: os subsídios são a perda de rendimento e são referentes ao ano agrícola de 2007, ora um ano agrícola inicia-se em Setembro, sendo que os pagamentos deveriam ser feitos a meio do ano, estamos em Outubro e, pelo menos no meu caso, ainda não vi um tostão. Com um ano novo a começar há toda uma série de investimentos a serem feitos, investimentos esses que deveriam ser pagos com os proveitos do ano passado. Ora, se tenho quebras de produção derivadas da aplicação das medidas agro-ambientais os rendimentos baixam, logo deveria receber os citados subsídios para fazer face a essa quebra de produção e financiar os inputs do ano que agora se inicia.
Mas isto não acontece, melhor ainda, o dinheiro já veio da comunidade europeia, está depositado em contas do estado, falamos de milhões e milhões de euros que estão há meses a render juros em contas que não são aquelas em que deveriam estar, são mais centenas de milhares de euros retirados aos agricultores ilegalmente pelo estado português.
Depois ainda ligo a televisão e dou de caras com o ministro a dizer que os agricultores portugueses não são competitivos.

Joguem limpo que nós tentamos competir!

7 comments:

Anonymous said...

Este ministro da Agricultura é uma das faces mais incompetentes deste governo... Viola gratuitamente todos os compromissos assumidos pelo Estado, e com estas artimanhas, consegue afundar ainda mais a, já difícil, agricultura portuguesa.

Toda a gente gosta de "cascar" na agricultura portuguesa e nos subsídios que são pagos, só não se lembram é que, para entrar no maravilhoso mundo novo do mercado comum, houve sectores da economia que ficaram prejudicados. Como diz o outro senhor "não há almoços grátis". Ou seja, se há subsídios para a agricultura é precisamente porque esse foi um dos sectores que foi sacrificado para que o resto do país conseguisse avançar..

Agora ficar com o dinheiro dos agricultores nos cofres do Estado porque "não há tempo" para processar subsídios????

O governo está a saque e cada um gama da forma que consegue...

MaRiA said...

É verdade... o país está completamente a saque, é uma vergonha!

Quanto ao povo, e segundo conversas que oiço de pessoas que supostamente deveriam ser informadas, as pessoas pensam mesmo que o agricultor em Portugal (principalmente os do Alentejo - "latifundiários etc etc") é aquele gajo que não faz nenhum, e depois recebe milhões em subsidios (que acham que vêm do estado português) para comprar jipes e cavalos. Dá jeito que pensem assim...

MaRiA said...

É verdade... o país está completamente a saque, é uma vergonha!

Quanto ao povo, e segundo conversas que oiço de pessoas que supostamente deveriam ser informadas, as pessoas pensam mesmo que o agricultor em Portugal (principalmente os do Alentejo - "latifundiários etc etc") é aquele gajo que não faz nenhum, e depois recebe milhões em subsidios (que acham que vêm do estado português) para comprar jipes e cavalos. Dá jeito que pensem assim...

Nuno Raimundo said...

Infelizmente é o país que temos, e que pouco faz para tentar mudar...

abr...prof...

António de Almeida said...

-O governo é sempre pontual nas contas com os seus cidadãos, desde que sejam estes a ter de pagar, quando é o inverso, vem a conversa do costume. O Estado há muito que deixou de utilizar abuso de posição dominante na sua relação com o contribuinte. Com o passar dos anos, a práctica foi refinada, presentemente é utilizada a extorsão, e não estamos pior, porque o Tribunal Constitucional rejeitou aquela "Omertà" que nos quiseram impôr, em pagarmos o que o fisco nos pedisse, pois es contestássemos, sofriamos uma "vendetta" imediata, que consistia na devassa das nossas vidas. Nem na Sicília tais prácticas ainda estão em vigor.

Anonymous said...

Este ministro da agricultura e um grande paneleiro incompetente e mentiroso, devia ser o primeiro a entrar para a linha de excedentes...

Anonymous said...

Gostaria de por a seguinte pergunta:

- Os serviços do Ministério da Agricultura dispõem de livro de reclamações?

Caso a resposta seja afirmativa lanço daqui um repto aos agricultores, assinem todos o livro de reclamações.