Thursday, October 4, 2007

PARABÉNS!!


Conseguir dizer isto sem jorrar uma lágrima é quase impossível para qualquer pessoa que, como eu, tenha vivido tamanha experiência. Confesso que não tinha conhecimento desta efeméride, como que tropecei nela enquanto navegava na net... ainda assim, apesar de não ter preparado qualquer texto, não podia deixar de fazer menção no nosso blog a tão fabuloso acontecimento.
No meu caso o ERASMUS corresponde à imagem que coloquei acima, a cidade de TRENTO. Durante um ano fui um "ERASMUS", passei a pertencer a uma comunidade que, vi outro dia no jornal, já tem perto de um milhão de "cidadãos". Ser ERASMUS é tomar parte num acontecimento, perfeitamente delimitado no espaço e no tempo e, por isso, mesmo, irrepetível. Estar com aquelas pessoas, naquela cidade, é uma coisa que nunca mais vai acontecer na nossa vida. Identifico-me com os estudantes ERASMUS, todos eles, em qualquer parte da Europa. Ainda hoje oiço falar italiano no bairro alto e não consigo deixar de dar uma palavra, perguntar de onde são, se estão a gostar, dar os meus conselhos, enfim... pura e simplesmente sentir um pouco do calor que tão bem me sabia quando cheguei a Trento.
Fala-se em mil e uma maneiras de unir a Europa, fazem-se milhares de directivas com o intuito de uniformizar o tamanho das maçãs, de proibir as colheres de pau, fazem-se regulamentos com os mais diversos fundamentos. Não posso dizer que o ERASMUS me tenha tornado um europeista convicto, mas uma coisa é certa, tal como eu, hoje em dia há cerca de um milhão de europeus que conhece pessoas dos mais diversos países, muitos deles têm relações de amizade e não só... E isso não foi feito através de uma directiva nem de um regulamento, foi sim com ideia (a meu ver fenomenal) de por as pessoas a falar umas com as outras, de por o português a conhecer o mauzão do espanhol, que ainda só tinha visto nos livros de história na batalha de Aljubarrota, o francês e o alemão que só se conheciam da linha de Maginot...
O texto já vai longo, mas fica aqui o repto lançado aos meus co-bloggers. Eu sei que dentro de vós também corre o mesmo sangue, por isso agradecia que deixassem um testemunho melhor do que este feito à pressa e sem grande inspiração.
Ci Sentiamo!

1 comment:

Nuno Raimundo said...

Então Muitos Parabens...

abr...prof...