Tuesday, December 4, 2007

Orgulho Hetero ou bons publicitários?

Publicidade - acto de dar a conhecer um produto ou conjunto de produtos, incitando o seu consumo;


Na sua crónica do DN de hoje, um tal de João Miguel Tavares ataca violentamente os responsáveis pela campanha publicitária da TAGUS, com o famoso slogan "orgulho hetero".

Diz ele que esta campanha mais não é do que a cópia de uma campanha brasileira (que original, quase todas em Portugal são), que está mal feita e vomita ainda umas verdades sobre a etimologia da palavra orgulho, associada à heterossexualidade, enfim... entra no politicamente correcto de desdizer o conceito.

Para culminar, termina com a linda palavra "fascistóide" (já cá faltava algo do género), quase acusando os publicitários do crime de lesa majestade (desculpem, lesa pátria, isto com 1º de Dezembro foge-me a boca para a verdade)...

Perante estas aberrações todas, fico a pensar... nunca ninguém tinha reparado a sério na TAGUS (para além daquele cartaz na auto-estrada de Cascais de uma menina com os pulmões de fora), e de um momento para o outro toda a gente passa a conhecer esse produto. Ora, perante este facto, os publicitários devem estar claramente a dizer, como diria o mister Scolari:

"toda a gentxi fala no nosso próduto e os burros somos nóis???"

p.s. de um momento para o outro pus-me a pensar, também eu nunca tinha ouvido falar do tal João Miguel Tavares e de repente estou para aqui a escrever uns quantos parágrafos sobre a crónica dele. Será que o gajo disse estas barbaridades todas da boca para fora para fazer simplesmente PUBLICIDADE?

2 comments:

António de Almeida said...

-Publiquei na altura da polémica, umas quantas imagens publicitárias bem polémicas da Benetton, que usou e abusou da máxima, falem mal de mim, mas falem. A Tagus, sem vendas para grandes investimentos publicitários, entrou por um caminho, que lhe poderá trazer bons frutos, terá é periodicamente de repetir a receita, ainda que mudando os alvos, porque os que agora se indignaram, não irão permanentemente cair no engodo.

Anonymous said...

As pessoas não podem falar do que não viram. Eu cá dou o benefício da dúvida. A campanha que não se devia esgotar em dois posters a dizer "tu és hetero?", foi vítima do seu próprio sucesso(?).
O acudam que "vêm aí os homofóbicos machões que bebem cerveja e dão porrada nas mulheres" foi descabido e forçado, serviu genéricamente para promover a agenda de algumas pessoas e não de nenhuma causa (na minha opinião pessoal). Imaginem se os conservadores beatos da nossa sociedade viessem agora dizer que a recente campanha dos Senhores Dolce & Gabbana, onde dois homens de beijam, tinha o intuíto de promover a homosexualidade? O princípio de argumentação é muito parecido, que não se enganem alguns activistas profissionais!