Thursday, September 11, 2008

expo 2008 Saragoça


Estive em Saragoça a visitar a expo 2008. Nacionalismos à parte, não chegava aos pés da nossa. A expo 98 dá dez a zero aquela romaria de aldeia que os espanhóis montaram em Saragoça.
Caso fantástico é o pavilhão de Portugal! Ouvia dizer maravilhas dele, mas, sinceramente, no terreno aquilo deixa muito a desejar ao pé dos vizinhos alemão, mexicano e coreano. Não consegui perceber a razão de tanta excitação, a sério. Em poucas palavras estava MAU.

DEZ RAZÕES PELAS QUAIS A EXPO 98 ERA MELHOR QUE A EXPO 2008

1ª_A nossa era em Lisboa, 140 km de Évora, a deles em Saragoça, 880km.

2ª_Nós tínhamos um oceanário com tubarões, no tanque central, eles tinham um aquário de água doce que tinha peixinhos dourados e pouco mais.
3ª_Nós tínhamos a alameda dos oceanos com o rio Tejo ao lado, imponente e vasto, eles tinham um jardim mal amanhado ao lado do Ebro que me faz lembrar uma ribeira alentejana a meio de Agosto.

4ª_Nós fizemos o pavilhão Atlântico, uma sala de espectáculos imponente e prática, eles fizeram uma porcaria chamada torre da água que são 16 andares ocos e sem nada de jeito lá dentro, depois da expo serve para ferro velho.

5ª_A nossa tinha o dobro do tamanho, o dobro das atracções e bastante mais participantes, a deles era acanhada com poucos pavilhões e ainda menos atracções.

6ª_Nós tínhamos cerveja Super Bock, espalhada por todos os cantos do recinto em práticas máquinas que gritavam yuppi quando saia a jola, eles tinham cerveja âmbar que é má, era difícil de encontrar a venda, e era cara como o raio.

7ª_Nós tínhamos dezenas de restaurantes de diversos países com uma oferta variada e acessível, eles tinham meia dúzia de restaurantes estrangeiros e nos restaurantes da expo a comida era uma grande porcaria a preços pornográficos.

8ª_Nós reformulámos uma zona degradada da cidade e construímos uma nova cidade que dez anos depois é um marco de arquitectura e de reconversão urbanística, eles... não faço ideia que raio e que vão fazer com aquela porcaria.....

9ª_Espaços verdes, a nossa tinha muitos mais jardins, zonas de descanso e de relaxe, a deles tinha 1/10 dos nossos e eram todos menos confortáveis.

10ª_ A nossa estava a abarrotar de portugueses, a deles estava cheia mas era de espanhóis...

Por estas razões todas e mais algumas quando tivermos daqueles acessos de revolta em que toda a gente começa a dizer que "lá fora é que é, em Portugal só se fazem porcarias" lembremo-nos que nem tudo é mau cá dentro e que, de vez em quando, fazemos umas coisas acertadas.

12 comments:

Vímara Peres said...

Francamente DPV, não estava à espera de um provincianismo destes da sua parte.

D.P.V said...

qual provincianismo qual carapuça é verdade, a nossa era muito , mas muito, melhor que a deles!
Anos luz my friend, eles podem ser o que quiserem mas de expos percebemos nós!!

Eddie Felson said...

Ah ah ah... Mto boa crónica!

Anonymous said...

Caríssimos. Vamos lá a ver as coisas como elas são. Saragoça é apenas a 6ª cidade espanhola em dimensão.

Seria o mesmo que comparar a Expo de Sevilla (fabulosa) com uma Expo em Aveiro ou Leiria.

Zaragoza não tem a projecção de uma cidade capital.

Gostava de ver o DPV fazer a comparação entre Sevilha 92 e Lisboa 98... Se calhar não cantavamos tanto de galo... E Sevilha é a 3ª cidade de Espanha...

Anonymous said...

Realmente...acusam o rapaz de provincianismo...e voces são incapazes de elogiar uma coisa boa que se fez no nosso pais...que falta de patriotismo!!!!!

Vímara Peres said...

Mais importante do que comparar a qualidade das Expos é o seguinte:

Em Espanha houve mais ou menos recentemente Expo em Barcelona, Sevilha e agora Saragoça. Alguma em Madrid? Não faço ideia quem as pagou.

Em Portugal tivemos a Expo em Lisboa, como não podia deixar de ser neste país tacanho. Quem a pagou? Todos nós.

D.P.V said...

Tambem fui a de sevilha, e a nossa nao ficou a dever nada a essa.
Todos pagámos a de lisboa e as espanholas quem paga? os marroquinos?
raio de pensamento tacanho isso e que é provincianismo, sempre a chorarem que é tudo em lisboa que lisboa leva tudo, raio de disco riscado!!!

Anonymous said...

Bom artigo, bela crónica.

Justiceiro azul és um palhaço...

Anonymous said...

dpv.o pavilhao de portugal tava mt bom.es um tacanho.provinciano

Vímara Peres said...

O risco está mesmo riscado. Lisboa continua a levar tudo. E mais, e mais, e mais, e mais....

Provincianismo é cair de rabo deslumbrado com Lisboa como acontece com muitos e pelos vistos também com o DPV. Faz lembrar aquelas pessoas que têm uma casa nova e acabam por viver num anexo miserável para não riscar a tijoleira da casa....

Anonymous said...

justiceiro além de grande palhaço é um murcão...

Anonymous said...

VIVA PORTUGAL...
FORA COM OS ESPANHOIS MAS VIVA AS ESPANHOLAS...