Thursday, March 26, 2009

A meritocracia e o mito dos 6 milhões...

«O FC Porto é o clube de futebol que mais adeptos conquista pela meritocracia, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar", segundo Carlos Liz, autor do estudo ‘O Futebol, as marcas e os adeptos’.
No estudo, as pessoas mais velhas, a cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. " Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse Carlos Liz.
"O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes (Benfica e Sporting) têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha", explicou.
Parece que estamos perante um novo paradigma: a meritocracia!
Segundo este estudo, até aos 18 anos, o Porto já vai à frente em número de adeptos. E, actualmente, em termos absolutos, o Benfica tem 45% , o Sporting 26% e o Porto 23% das pessoas que dizem que gostam de futebol.
Enfim, isto são mais duas machadadas no mito dos 6 milhões...

No comments: