Tuesday, February 19, 2008

Fidel Castro, o último dinossauro!

Aos 81 anos, ao fim de quase 50 à frente de Cuba, Fidel Alejandro Castro Ruz, renunciou hoje ao cargo de chefe de Estado e das Forças Armadas, que ocupava desde 1959, após uma revolução armada que derrubou o regime de Fulgêncio Baptista, apoiado pelos EUA. Castro assistiu à passagem pelo poder de dez presidentes norte-americanos, que nada conseguiram fazer para o retirar da liderança de um país que sofre de problemas económicos crónicos, bem como sociais e, sobretudo, de falta de liberdade.
Será que é desta que Cuba vai integrar, finalmente, o conjunto de Estados democráticos?
Esperemos que sim, especialmente para bem dos próprios cubanos... apesar da tristeza que, se tal se concretizar, dos sr.ºs José saramago, Batista-Bastos e friends! Já para não falar dos camaradas do PCP e BE. Para estes, Cuba é e será sempre uma referência de luta contra o imperialismo americano... Coitados... Não deles, mas dos que vivem nessa paradisíaca ilha!

6 comments:

Juíz Implacável said...

Bons dias a todos.

Com base neste artigo ocorreu-me uma óptima ideia, e perfeitamente exequível. Gostaría de propor uma próxima etapa da vida do Fidel Castro, ou seja, presidente do fêcêpê.

Velho por dinossauro,
Senil por mentecapto,
Socialista por comunista,
Gaga por artolas
Corrupto por vigarista

Nada que estranha-se a murcolândia.

Abraços a todos e peço desculpa pela minha ausência temporária.

D.P.V said...

Eu estou cheio de pena, por duas razoes:
1_gostava do gajo, tinha uma lata da caraças e chateava os americanos, entre fidel e bush venha o fidel, ao menos as borradas e as calinadas dele nao me afectam o dia a dia.
2_ainda nao fui a cuba, e, senao me despacho, arrisco-me a chegar lá e ter o paraiso infestado de macdonalds, pizza hut, etc alem de ter de gramar milhares de exemplares do povo mais burro do mundo:os americanos.
viva fidel!!!

Francisco said...

Em relação a Cuba e Fidel faço minhas as palavras de Orwell:

All animals are equal, but some animals are more equal than others.

Eddie Felson said...

DVP, temos que combinar essa viagem. Abraço

Juíz Implacável said...

Acham que há possibilidade de eu também ir e de toda a malta que de forma civilizada e educada aqui comenta com alguma assiduidade?
Já viram que por entre umas cubas livres, um bom charuto cubano e uma óptima companhia molatinha, a malta fazia as pazes de uma vez por todas, acabavam-se os insultos partidario-clubisticos...
I'm in, se for autorizado naturalmente!

D.P.V said...

tas marcado meu.
quando estiver decidido comunicamos.
eu e o eddie nao somos casados, a negociaçao com a patroa fica a teu cargo juiz...