Tuesday, February 5, 2008

Um aviso à navegação?


Ontem, o General Garcia Leandro, director do Observatório de Segurança, foi entrevistado na Sic Notícias.

O teor da conversa foi, apesar de tudo, surpreendente. Mais pelas conclusões do que propriamente pelas constatações.

No fundo, o General Garcia Leandro fez um retrato negro do sistema económico e político vigente, dizendo-o esgotado e, sem meias tintas, referiu já ter sido "convidado para encabeçar um movimento de indignação” de cidadãos descontentes e que isto "era um aviso sério aos partidos para pensarem bem".

O que seja um "movimento de indignação", não foi especificado mas não pude deixar de notar um certo cariz revolucionário nas palavras do General.

Por mim, penso que o sistema ocidental/democrático/europeu é um bom sistema mas talvez dependa em demasia de características que, como povo, o Português não tem.

Ninguém, com o mínimo de sentido crítico, pode deixar de se sentir indignado com a corrupção que graça entre a banca e a política, as suas remunerações principescas, indemnizações, carros, prendas, subornos e mordomias.

Sou democrata, por defeito. Mas talvez o sistema esteja mesmo falido.

Ou isso, ou sou só eu que estou furioso por estar a trabalhar no dia de Carnaval. Mas acreditem: não é a mim que o meu trabalho enriquece.

Pois bem, venha de lá essa indignação!

7 comments:

Anonymous said...

Num pais onde os criminosos ganham eleiçoes, os gestores ganham mais do que os seus semelhantes ingleses e ainda há o ze povo que az poupança debaixo do colchão estão reunidas as condições p que nenhum sistema se aplique!

Anonymous said...

Num pais onde os criminosos ganham eleiçoes, os gestores ganham mais do que os seus semelhantes em inglaterra, e ainda há o ze povo com os seus meios tostoes a fazer poupança debaixo do colchão estão reunidas as condiçoes pra que nenhum sistema funcione!!

Anonymous said...

Meu caro, Meu caro, o trabalho liberta...

enquanto trabalhares no feriado não estás a pensar em "movimentos de indignação", seja lá isso o que for...

As pessoas queixam-se quanto têm de menos e queixam-se quando têm demais... Metade dos indignados deste país não se deve ter preocupado em votar nas últimas eleições... já nem falo em referendos, este instrumento máximo da democracia, que o povo português tanto despreza...

É impressionante como as célebres palavras de Gaius Julius Caesar ainda hoje se mantêm actuais, nós não nos governamos nem nos deixamos governar...

eu não falo de ser governado por outros, nós não deixamos que os nossos nos governem, ficamos ofendidos, ultrajados, oprimidos... mas depois, mais ou menos 30 anos depois, já não nos queremos governar outra vez...

É triste mas é assim...

António de Almeida said...

-O trabalho liberta!
(será que depois desta tirada serei despedido?)

D.P.V said...

Falido não estará, mas a saque está de certeza......

Anonymous said...

meus caros amigos um feriado na dia de carnaval é uma loucura.
todos deviam de trabalhar neste dia a bem do pais.
será anormal esta teoria? nao, nao é. ponham-se do outro lado 154 dias sem fazer puto, ferias de carnaval, pascoa, verao, inverno, do 100 dia do ano, do 200 dia do ano, 300 dia do ano. tambem trabalhei hoje e aqueles parazitas bebados que andaram mascarados de gajas porque adoravam ser uma devias pagar mais impostos.QT AOS ORDENADOS ESTOU INTEIRAMENTE DE ACORDO. para lá chegarem já trabalharam mto, ou nao.

Anonymous said...

Venha lá esse movimento fico à espera com muito interesse...

Talvez seja o que País percisa...