Tuesday, April 8, 2008

A polémica sobre o acordo ortográfico!

Parece que existem muitos puristas da língua materna que não se conformam com um acordo em que, segundo eles, fere de morte a língua portuguesa. Na perspectiva destes senhores, um acordo só seria bom ou aceitável se os brasileiros aceitassem mudar quase tudo e nós quase nada!
Eu até concordava com os ditos cujos. Não me apetece nada tirar as consoantes mudas na forma como escrevo. A coisa vai-me fazer bastante confusão e vou ter de me adaptar...
Só que mais importante do que isso é defender a língua em si. Meus senhores, um dos nossos maiores patrimónios é a língua, a qual é a quinta mais falada no mundo. Se não chegássemos a um acordo com o Brasil, eles passariam a falar "brasileiro" e nós orgulhos e sós conseguíamos manter a pureza do "nosso" português!
Esta é a realidade, goste-se ou não! Não vale a pena lutar contra moinhos de vento... eles são 180 milhões e daqui a 20 anos serão 200 e tal milhões. Nós somos 10 milhões e, com a taxa de natalidade actual, seremos ainda menos.
Deixem-se de tretas e acordem para a vida! Esta não é sempre agradável, diria melhor, a maioria das vezes implica escolher o mal menor e não o bem maior, mas é assim ... incontornável!

No comments: