Monday, July 2, 2007

21.000.000.000 euros....




Começou hoje, com a pompa e circunstância devidas, a presidência portuguesa da comunidade europeia.
Mas a noticia do dia para Portugal é, sem duvida nenhuma, o anuncio da assinatura do denominado Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para os próximos sete anos (2007/2013), que atribui ao nosso país donativos financeiros na ordem dos 21,5 mil milhões de euros!!
Esta soma é verdadeiramente impressionante. O governo já anunciou uma série de medidas , como sejam o apoio a formação dos portugueses, o desenvolvimento da economia nacional, o desenvolvimento dos programas operacionais, enfim uma série de soluções que só querem dizer que ainda não há certezas concretas de como e onde aplicar os fundos.
Do discurso do PM sublinho duas passagens que a meu ver se revestem de importância acrescida.
A paginas tantas Sócrates diz que haverá rigor e selectividade nas aplicações dos fundos. Acho bem, e sem duvida uma medida sensata da parte do 1 ministro não nos podemos por a dar dinheiro a toda a gente que acha que tem um negócio infalível em mãos.
Mas outra parte do discurso do PM que eu realço e quando ele diz que haverá, escolhas politicas rigorosas na atribuição dos já citados fundos.
Aqui é que a meu ver há que proceder com extrema precaução. 21 mil milhões de euros e sem duvida muito dinheiro, aonde há dinheiro há cobiça e aonde é que há mais cobiça? Infelizmente para nós, na politica….
Esta e sem duvida uma prova de fogo para os socialistas, tem um pau de dois bicos na mão: por um lado 21.000.000.000. de euros a mão de semear. Por outro um pais na cauda da Europa que precisa desse dinheiro como de pão para a boca para sair de uma situação que a curto prazo será insustentável, não podemos ser ultrapassados, também, pelos novos estados membros, e eles vem ai com força e determinação….
Resistirá o ministro A a financiar o projecto daquele amigalhaço de infância que está um bocado em baixo ultimamente? E o ministro B será que não vai dar umas dezenas de milhares aquela sobrinha que fez uma escola de formação profissional perfeitamente inútil, na qual ela e as amigas dão formações incompetentes e dais quais todas vivem?
Cá estamos para ver, pede-se rigor sem dúvida mas pede-se também igualdade de oportunidades, o país tem de estar em primeiro lugar é das últimas oportunidades que temos para nos mexermos. A Europa não espera e, principalmente, não dá dinheiro muito mais tempo.

1 comment:

Anonymous said...

Bem dito. E com pontuação e tudo! Será desta que apanhamos o comboio?