Tuesday, July 10, 2007

"SILÊNCIO DOS INOCENTES"


Este post é dedicado a todos os meus amigos que acreditam piamente na democracia.
Inclusivé aqueles que adoram repetir a frase do Churchill mesmo que a atribuindo a outro qualquer "artista", de que é o menos mau dos sistemas.
À pergunta do que é a democracia, qualquer do povo responde, das três ou quatro respostas feitas, que "é a liberdade de expressão!ausência de censura!", resposta esta sempre acompanhada do velho mito de que não se podiam juntar mais que duas pessoas no tempo do Estado Novo....E ainda dizem os benfiquistas que o estádio enchia!Brincadeira.Claro.
A todos esses, velhos e novos, que tanto criticam assanhadamente o "ancien regime", eu pergunto, seria legítimo num Estado autoritário exercer a efectiva defesa desse mesmo Estado?Eles respondem que não.Porque não entendem, ou aceitam o próprio sistema em que se vivia.Aceito.Mas por não acreditarem no próprio sistema de então. A mim resulta claro e límpido que efectivamente o Estado tinha que se defender daqueles que o queriam "destruir".
Mas isto foi somente um termo de comparação.
Consta que vivemos em democracia.Estado de direito, liberdade de expressão, direitos cívicos, blá,blá,blá,blá.
Ou eu não leio os mesmos jornais, consulto os mesmos sites, blogs, não frequento os mesmo locais públicos onde se (por enquanto) vai conversando, ou algo de errado se passa.
Nos últimos seis meses, quase diáriamente surgem notícias das maiores perseguições de que me lembro em Portugal. Eu já nasci no Portugal Abrilino. Supostamente tudo se podia dizer, mesmo que disparatado, até que surge um "polvo", tentacularmente espalhado por toda a sociedade, de invertebradas criaturas, ao serviço do "chefe", punindo de livre vontade, todo aquele que ouse "bafejar" o que seja contra a quadrilha que nos governa (quadrilha-quatro pessoas, 1º e mais três à escolha, não vá o diabo tecê-las!).
Depois de todo o escândalo do dossier Sócrates, do blog que referiu tal questão e da queixa contra o seu autor, do sr. Ministro da Saúde que correu com a directora que permitiu um cartz "jocoso", da secretária "política" que castigou disciplinarmente o professor que gracejou (como 98% dos portugueses, mas aqui a maioria não conta) com as habilitações do "chefe", eis que surge uma última pérola, vinda da sra. Secretária de Estado(democrático??) da Saúde: "vivemos num País em que as pessoas são livres de dizer aquilo que pensam(...) inclusivé mal do Governo(...) mas em locais próprios"!!!!
Mas o que é isto?
Ninguém diz nada?
O sr. cargo de Presidente da República, a quem incube a Constituição de zelar pelo regular funcionamento das instutuições "democráticas", remete-se a um sepulcral silêncio?
Os grande democratas?Cadê?Soares e companhia?Nada?
Ai os democratas, os democratas.....
A sorte deles é que só duram quatro anos. Porque o povo não é estúpido. Estes "controleiros", ditos defensores da democracia, defendem-se a eles e aos seus interesses.Particulares e nada mais.Basta vê-los entrar pobres e sair opiparamente ricos. Uns quase analfabetos saírem (e exigirem) doutores....
Mas é bom que saibam um pouquinho de História, porque a continuarem assim, la virá o dia em que "o bom e honesto povo Português" lhes trata de saúde!Quiçá retirando-lha....

4 comments:

Francisco said...

Pois é, a pouco e pouco vão-nos retirando liberdades que sempre considerei garantidas. Também tudo se torna mais fácil quando a oposição é inexistente. Que Marques Mendes caia após a esperada derrota para a câmara. Saudações outrora laranjas, agora perdidas sem cor.

Anonymous said...

Há uma diferença entre DEMOCRACIA e "ancien regime" HÁ ELEIÇÔES! só isso muda muito.
VOTEM!!!

Anonymous said...

Votar para quê?deve ser para ires para o tacho tb!so se lembram dos eleitores até ao fecho das urnas!dai por diante e fartar vilanagem!
o voto so da de comer aos srs do costume e seus comparsas!
abaixo!!!!

Tiago Pestana de Vasconcelos said...

A grande vantagem da democracia é que dá para escolher, de 4 em 4 anos, as pessoas que lá estão... Quem não concorda tem boa solução, concorre a eleições e tenta mudar a situação. Ficar na retranca e dizer mal do sistema sem tentar mudar nada, não é solução...

Não quero com isto dizer que se deva concordar com o estado de coisas, nem por sombras... Tem é de se saber discordar e apresentar soluções melhores, senão fica tudo na mesma...