Friday, July 4, 2008

S. Nuno Álvares Pereira

Na semana após os nuestros hermanos terem eliminado os italianos e terem ganho o campeonato da Europa, o Vaticano responde com a canonização do nosso eterno herói nacional, o homem que deu a maior coça de sempre aos espanhóis...
Fora de brincadeiras, eis alguns pontos sobre a vida do Santo Condestável, que constam na sempre saudável Wikipedia:
Nuno Álvares Pereira nasceu na vila de Flor da Rosa, concelho do Crato. É um dos 26 filhos conhecidos do prior do Crato, D. Álvaro Gonçalves Pereira e de Iria Gonçalves do Carvalhal.
A 14 de Agosto, Álvares Pereira mostra o seu génio militar ao vencer a batalha de Aljubarrota à frente de um pequeno exército de 6,000 portugueses e aliados ingleses, contra as 30,000 tropas castelhanas. A batalha viria a ser decisiva no fim da instabilidade política de 1383-1385 e na consolidação da independência portuguesa.
Finda a ameaça castelhana, Nuno Álvares Pereira permaneceu como condestável do reino e tornou-se Conde de Arraiolos e Barcelos. Entre 1385 e 1390, ano da morte de João de Castela, dedicou-se a realizar raides contra a fronteira de Castela, com o objectivo de manter a pressão e dissuadir o país vizinho de novos ataques.
Do seu casamento com Leonor de Alvim, o Condestável teve apenas uma filha, Beatriz Pereira de Alvim, que se tornou mulher de Afonso, o primeiro Duque de Bragança, dando origem à Casa de Bragança, que viria a reinar três séculos mais tarde.
Após a morte da sua mulher, tornou-se carmelita (entrou na Ordem em 1423, no Convento do Carmo, que fundara como cumprimento de um voto). Toma o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Aí permanece até à morte, ocorrida em 1 de Novembro de 1431, com 71 anos.
Há uma história apócrifa, em que Dom João de Castela teria ido ao Convento do Carmo encontrar-se com Nun'Álvares, e ter-lhe-á perguntado qual seria a sua posição se Castela novamente invadisse Portugal. O irmão Nuno terá levantado o seu hábito, e mostrado, por baixo deste, a sua cota de malha, indicando a sua disponibilidade para servir o seu país sempre que necessário...
Diria mesmo que, a próxima vez que jogarmos futebol contra a Espanha, devemos invocar o nosso novo Santo que os espanhóis nem entram em campo...

5 comments:

AEP said...

"Por Portugal!Por S.Jorge!!!"
Vamos a eles!!
Viva o Santo Condestável!
Viva Portugal!

Vímara Peres said...

Foi canonizado? De certeza?

Então, mas onde é que estão as notícias? Eu nem fazia ideia que o processo estava a decorrer!

Viriato said...

VIVA PORTUGAL e os seus valorosos e distintos representantes!

Caro justiceiro azul,
Ainda vai ser, mas o processo já foi concluido no sentido positivo. Leia no DN de hoje.

Anonymous said...

VIVA PORTUGAL...

Anonymous said...

Viva Portugal!
Viva Eu!
Viva o 1.º Grande Benfiquista da Nação!
Viva o Glorioso!
Viva a Maior instituição Portuguesa!
Viva o SLB!