Sunday, June 10, 2007

Demita-se Sr Ministro



No seguimento daquilo que tem sido a política do governo no que toca a selecção de ministros, achou por bem Sócrates guardar para a agricultura um dos espécimes mais raros avistado em território nacional.Falo obviamente da pessoa acima retratada Jaime Silva de seu nome, ministro da agricultura de profissão.
Sendo o unico (in)direita suficientemente otário para ser agricultor cabe-me a mim a missão de perseguir este exemplo da não governação e de atentado aos interesses nacionais , esta espécie de governante, esbirro de bruxelas e dos grandes parceiros da comunidade europeia.
A politica deste governo para o sector tem-se revelado desastrosa, muito por culpa deste senhor que optou por uma politica de perseguição aos proprietários rurais, os cortes nas ajudas aos agricultores são dos mais elevados do território europeu.Numa agricultura que luta com armas desiguais face aos parceiros europeus, num pais que tem dos factores de produção mais caros da Europa, o corte nos subsidios vai deixar marcas quiçá irremendáveis no nosso panorama agricola.
Isto leva-nos a problemas mais profundos do que este.A tentativa de assassinato da agricultura Portuguesa implica a morte do nosso interior, do alentejo rural, de todas as pessoas que trabalham em profissões ligadas ao mundo agricola.O choque que estas medidas tem na economia das pequenas populações do interior é fulminante, arrassa vilas inteiras.
Estamos obviamente a falar de populações irrisórias, quem e que já viu uma presidencia aberta em Viana do Alentejo? ou Sócrates a dar apertos de mão no Torrão? votos que não contam, governante que não quer saber.............
Não somos um deserto? então para que gastar dinheiro no deserto? mais vale devolve-lo a Bruxelas como fez o ministro, 90 milhões de euros em 5 anos dos quais Portugal tinha de entrar com perto de 15 milhões. Justificação apresentada:era para os grande agricultores que gastam a electrcidade verde nas piscinas......Medida tomada? Fim da electricidade verde aumentando os custos das produções exponencialmente, produções as quais já tinha sido retirado o subsidio...
Ultima vez que ouvi o ministro a falar ele aconselhou os Portugueses a serem competitivos.Não podia estar mais de acordo, as condições para essa competitividade e que não são disponibilizadas.Há alguma espécie de justificação para termos o plano de desenvolvimento regional atrasado 6 meses?? Quando no resto da Europa, com a qual temos de competir, ele está em funcionamento desde o principio do ano?E que justificação vai o ministro apresentar quando ele sair com un ano de atraso???
Recapitulando:cortes nos subsidios mais elevado da UE.Devolução a UE de 90 milhões de euros.Factores de produção mais caros de toda a UE.Fim da electricidade verde.Um ano de atraso no PDR em relação ao resto da Europa.E depois quer que que sejamos mais competitivos???
Demita-se Sr ministro o Portugal rural agradece...


2 comments:

Anonymous said...

http://www.agroportal.pt/a/2007/rfreixial.htm

Maria Papoila!!! said...

MUITO BEM Pestaninha!!! Sim Sr.! Assino por baixo!!:)