Saturday, June 9, 2007

DIA DA RAÇA




10 de Junho. Não querendo ferir susceptibilidades, prefiro no entanto esta denominação. Sobretudo por ser actual. É certo que "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas" surge mais políticamente correcto. Mas bolas, é isso que um [in]direita não deve ser!
Mas debruçando-nos descomplexadamente sobre a matéria é do Dia da Raça que falamos. O fascínio grande que o assunto promove é a incapacidade de certa esquerda não entender o que com ele se quis dizer.É uma não questão.Ou melhor, a Raça que o Estado Novo referia não passava duma total ausência de raça identificada antropologicamente, mas sim de toda essa multiplicidade de matizes coloridas pelo português criadas. Intrepretem-na antes como uma inconformidade, uma vontade, uma liberdade tamanha de querer "ir e ver o além mar"! "Deus criou o branco, o preto, o vermelho e o amarelo, todas as restantes cores e tonalidades de pele, criou-as o Português!".
A Raça portuguesa passa por um estado de espírito. Por uma identificação plena dum desígnio conjunto enquanto povo. O que custa engolir a certa esquerda é que existiam e existem milhares de portugueses "do Minho a Timor", de todas as cores, raças e credos. E era a todos eles que esse dia era dedicado. Aqueles que orgulhosamente sentiam pulsar nas veias a "Alma d'um Povo"! Aqueles que espalhavam a Portugalidade pelos quatro cantos do Mundo.
Hoje já assim não é. Confunde-se tudo. Surgem movimentos ditos de extrema direita, completamente avessos a tudo quanto até há bem pouco tempo existiu, políticamente falando, de índole racista e xenófoba, coisa que a direita portuguesa nacionalista nunca defendeu. Antes pelo contrário, era inclusivé aglutinadora de todos.
Hoje, os partidos de esquerda afastam-se ou timidamente se pronunciam sobre o dia. Capaz estou de apostar que o B.E. tirará mais uma especialidade da cartola!Como a beleza que ouvi do sr.Louçã de que o Estado Português devia apoiar o ensino de línguas de origem aos imigrantes radicados em Portugal para que mantivessem ligação aos seus países de origem!!Estranho.Julgava eu que devia o Estado apoiar e fomentar o ensino do português onde quer que haja uma comunidade portuguesa!!
Hoje, a república (a minúscula foi propositada) destribui comendas, medalhas, medalhinhas, colares e outros broches. É o dia de pagamento. Não de reconhecimento por feitos à Pátria mas sim de "soldos" republicanos. É vê-los em fila, perfilados,de sorrizinho nervoso, mãos suadas, sem entenderem que estão a ser pagos pelos favores e dedicação a homens e não à Pátria de Camões e Nun'Álvares!Basta consultar a lista dos "premiados" para ver quantos estiveram ligados à eleição "chefe de cerimónia" ou aos seus governos. Basta recordar o seu antecessor e o corridinho que foi nas vésperas do abandono da cadeira!
Enfim....república. A deles.
Pena que hoje não haja uma bandeira em cada janela. Genuína e garbosamente hasteada por cada um de nós. E daí talvez. A malta da bola joga hoje...
Só espero que levantem as cabeças e entoem o Hino em vozes claras!É o mínimo!
Porque quer queiram, quer não, vai haver um PORTUGUÊS em todo o canto do Mundo a gritar PORTUGAL!
Viva o DIA DA RAÇA!Viva a Pátria!Vivam todos os Portugueses!Viva Portugal!!

3 comments:

D.P.V said...

Mais nada pá, quem "fala" assim não e gago....
abraços

MaRiA said...

É assim mesmo!! VIVA!!

Isabel said...

Pinto, está descoberta a tua vocação, gosto muito de te ler!! :)