Monday, December 31, 2007

Em defesa da Família...

No domingo passado em que os católicos celebraram a festa da Sagrada Família, uma mega manifestação juntou, em Madrid, centenas de milhares de famílias. Mais de dois milhões de pessoas, de acordo com os principais órgãos de informação (claro que não estão incluídos os controlados pelo partido socialista, que reduziu a manifestação a meia dúzia de beatas).
Esta iniciativa que juntou praticamente todos os novos movimentos da Igreja Católica. A celebração contou também com a presença do Papa. Bento XVI entrou, em directo, a partir de Roma, com a Praça de Colombo, em Madrid.
Nem o frio, nem a distância impediram que milhares de famílias de toda a Espanha se juntassem em Madrid. Mais do que uma festa, tratou-se da defesa da família cristã.
«Por alguma razão passamos frio e não dormimos esta noite. É uma forma de mostrar que a família está em risco. Ante o atentado suave que sofre: os não nascidos e uma série de coisas com que não concordamos», disse uma das intervenientes na manifestação, nas poucas notícias de estão disponíveis na impressa portuguesa.
O arcebispo de Madrid, D. José António Maria Rouco Varela, teceu fortes críticas às actuais políticas em matéria de família, tal como o casamento homossexual e a nova legislação que facilita o processo de divórcio entre outras.
Nós por cá continuamos a dormir. Este ano que agora termina foi o ano da primeira pedrada com questão do aborto, para juntar à contínua agressão fiscal que sofrem as famílias tradicionais...
Aqui os passos são os mesmos a diferença reside na inércia da comunidade cristã Portuguesa, iguais a tantos outros Portuguesa habituados a revoluções da treta que só pioram a situação do país enquanto as verdadeira revoluções (tal como 25 de Novembro de 1975), permanecem no conveniente esquecimento.
Neste ano novo que se inicia é tempo de encarar a vida sem rodeios...
O que estamos nós dispostos a fazer em defesa dos nossos valores cristãos?
Um Bom Ano de 2008 com saúde e medidas mais pró família.
Ver vídeo em:
http://www.euronews.net/index.php?page=info&article=462144&lng=6&option=1

Feliz 2008


Na semana passada ouvi Chico Buarque em entrevista.

Dizia ele (a propósito de um golo escandalosamente falhado por si num jogo de beneficência), que a vitória é quase sempre uma “grosseria”, ou seja, em bom Português, uma falta de educação.

Salvo a devida literariedade do argumento, dou-lhe alguma razão.

E assim, os meus votos para 2008 são que as vitórias de cada um não sejam as derrotas de ninguém.

Soa a Clube Amigos Disney mas é mesmo assim.

Ora então, um Feliz 2008 para todos!

Thursday, December 20, 2007

Isto sim é oposição


Deputados da Coreia do Sul à pancada
Deputados do Partido Nova Democracia Unida, que governa a Coreia do Sul, lutam com o maior partido da oposição, o Grande Partido Nacional. Mais de 100 deputados da oposição ocuparam o púlpito da Assembleia Nacional pelo segundo dia consecutivo, na tentativa de bloquearem uma moção que poderia pôr em risco a corrida presidencial do seu candidato, Lee Myung-bak.
Foto: Han Jae-Ho/Reuters
fica a idéia para Menezes e Santana, de certeza que os debates quinzenais iam ter mais audiencia que o Benfica-Porto.
Isto sim é deBATE de idéias.....

Tuesday, December 18, 2007

Frases Fantásticas

«está vivo, o que é bom sinal»
Luís Vaz Teixeira, advogado de Bruno Pidá a saída do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, referindo-se ao seu cliente, ouvido pela juíza relativamente aos crimes da noite do Porto.
Ao contrário das 6 pessoas assassinadas na guerra de gangs com a qual o cliente está alegadamente relacionado.
No mínimo infeliz esta tentativa de humor referindo-se ao frio que alegadamente os detidos passaram na cadeia.Estamos em Dezembro, eles estão presos queriam o que? Ar condicionado nas celas?

Monday, December 17, 2007

Espírito Natalício

Não sei qual destes presentes oferecer ao Juíz Implacável depois deste fim-de-semana... Um ajudinha?



ou

Friday, December 14, 2007

Nós por cá

Desta vez veio um "tiro" certeiro da zona do CDS, este ministro da Agricultura está claramente " a mais" no panorama politico nacional, as razoes que levam Sócrates a mante-lo são puramente económicas.A custa dos funcionários do ministério e dos atrasos nos pagamentos aos agricultores dos subsídios devidos, que são pagos pela união europeia e que o ministro retém nas contas do ministério por períodos que chegam a atingir os 2 anos em certos casos, este senhor está a dar muito dinheiro a ganhar ao estado português.
O preço a pagar, volto a repetir, vai ser demasiado caro. Ter um burocrata contabilista a frente de um ministério, sem qualquer noção, por mais vaga que seja, da realidade agrícola portuguesa vai destruir o que resta da nossa agricultura.
Mas ninguém se preocupa com isso, este governo está embutido de um espírito de megalomania tal, que o corriqueiro da gestão do espaço nacional deve parecer uma "seca", igual aquela que o Alentejo atravessa, aos olhos dos nossos hiper importantes governantes. O que significa para eles, senhores das decisões de fundo da união europeia, que não submetem a referendo tal é o medo de serem contrariados, um atraso de 6 meses nos pagamentos dos subsídios? meia dúzia de casas agrícolas fecharam portas e despedirem 30 ou 40 pessoas? Não importa acabamos de montar um circo mediático em que assinamos um tratado que, uma vez mais, nos fez perder peso dentro da UE.
Estaria, em minha opinião, na altura de descer a terra e preocuparem-se com o pais.Acredito que deve ser chato mas no fundo e para isso que nós lhes pagamos os ordenados.

Wednesday, December 12, 2007

O Rei da Europa


Na Europa não há "apitos dourados", nem "máfias", nem "árbittros corruptos" para darem alibis às linguas viperinas que se recusam a ver o que todo o mundo já viu. O Futebol Clube do Porto é maior clube português aqui e além mar! Custa a engolir ao clubes irremediavelmente decandentes de Lisboa, que dantes eram donos do jogo e do sistema ver emergir um colosso europeu a quem costumavam olhar com desdém e altivez. Chega a ser confrangedor ver esses probres clubes a mendigar um lugar de terceira na Taça Uefa, nunca chegaram verdadeiramente a lutar por um lugar lá no topo onde só podem estar os grandes campeões. Benfica e Sporting são duplamente perdedores, porque perdem em Portugal e perdem na Europa.

Mas o Futebol Clube do Porto vai seguindo no topo do Olimpo futebolistico! É o orgulho dos seus adeptos. Tem jogadores que são verdadeiros artistas! Tem um estádio que grita o nome do seu presidente. Tem nas suas camisolas as heróicas cores da verdadeira bandeira de Portugal que não o trapo republicano verde e encarnado. Tem nas suas armas uma coroa e a Virgem Maria. E é assim que leva mais alto o nome de Portugal. Porto é também sinónimo de Portugal!

Nas vitrines pairam taças que leões e águias nunca, mas nunca, terão hipótese de pôr as garras enrrugadas pela velhice. Daqui saúdo o meu clube. A única coisa em Portugal que ainda nos mostra, nos dias que correm, que ainda podemos ser grandes!!

Monday, December 10, 2007

franco a resucitado

Não há paciencia

Segundo o jornal A Bola, um advogado turco, de seu nome Barias Kaska, resolveu apresentar uma denuncia contra o Inter de Milão por «manifestação explícita de superioridade de uma religião».
Ao que parece o Inter usou este equipamento, o alternativo do clube, no ultimo jogo contra o Fenerbahce, e cilindrou os turcos por uns expressivos 3 secos.
Este senhor, adepto do clube sem duvida, ficou com azia de ter levado 3 em casa, pensou pensou pensou e lembrou-se que esta coisa das ofensas religiosas está muito na moda logo resolveu apresentar a referida denuncia com base em que a vestimenta é em tudo idêntica à utilizada pelos cavaleiros da Ordem dos Templários, fundada pouco após a conquista de Jerusalém (1099). «A cruz lembrou-me os dias sangrentos do passado. O Inter ofendeu o Islão».
Epá.....
sem comentários...
Estou ansioso para ver o que se vai dizer sobre isto, espero sinceramente que seja a ultima vez que alguém escreve sobre esta parvoíce, não há paciência para choradinhos religiosos, sendo assim eliminem o Sporting da taça da liga, então tem o desplante de ganhar ao Fátima?
Claro que este advogado pede a anulação da vitoria do Inter e a consequente perda dos 3 pontos.
Tudo em nome do Islão claro.
Tudo em nome da religião.

Friday, December 7, 2007

Camping...

Começaram a chegar os convidados de honra a Portugal.Escusado estar aqui a atacar mais uma vez o governo Português por receber com passadeira vermelha esta colecção de ditadores déspotas e sanguinarios , mas há um que me esta a fazer particular urticaria, o "democrata" líbio Muammar Kadhafi.
Este senhor, ditador da Líbia desde 1969, e um dos principais patrocinadores do terrorismo a nível mundial dos últimos 40 anos, chegou rodeado de uma comitiva de 200 pessoas. Trouxe de tudo, desde animais para a sua própria alimentação(menos mal, só de pensar que um dos meus borregos podia acabar na boca de tão excelsa pessoa...) , até a sua famosa guarda pessoal constituída unicamente por mulheres , todas bem giras por acaso.O estado Português, no âmbito das boas relações entre povos seguramente, não arranjou melhor sitio para instalar este circo! do que o forte de S.Julião da Barra, a residência oficial do ministro da defesa.Sem palavras, quem como eu, nutre um carinho especial por este sitio( o eddie e o TPestana sabem do que estou a falar)não pode deixar de ficar no mínimo indignado com esta situaçao.Tanto parque de campismo que há neste pais, eu por mim montava o arraial na costa da Caparica, naquele camping que é inundado todos os anos, podíamos ter sorte....
Quando chegou não perdeu tempo em vénias e em cerimonias ao pais anfitrião, ao contrario do pais anfitrião que não fez outra coisa, e declarou, passo a citar:"As forças coloniais devem indemnizar os povos que colonizaram e aos quais espoliaram de riquezas", não contente acrescentou:“Este será um dos pontos principais da cimeira: as compensações pelo período colonial” para rematar acrescentou:“As super potências violaram a legitimidade internacional, o direito internacional e as Nações Unidas, executaram as suas decisões à margem deste quadro e é, por isso, normal que os mais fracos tenham recorrido ao terrorismo”, declarou o líder líbio, alertando que “hoje os fracos também conseguem vingar-se”. podem ler tudo aqui.
Isto ainda agora começou, o fim de semana promete, se vejo mais uma guarda de honra da GNR em S.Bento a receber estes senhores desisto da televisão ate segunda feira.
Bom fds!

A insustentável dureza do ser...



Com a saída da Deputada Luísa Mesquita o PCP passou a ter tantos deputados na A.R. como o CDS. Nestes casos, para aferir qual maior força parlamentar, tem-se em consideração o número de votos. Ora, no caso do PCP sucedeu um problema, os votos recebidos são a dividir por dois (não será a dividir simetricamente, mas sim a distribuir), PCP e verdes.

Já se contestou diversas vezes a legitimidade democrática nos verdes, e dos dois marretas que estão no parlamento a representar esse pseudo-partido. Nunca, no entanto, esta contestação tinha partido do próprio PCP que, quando se discutiu a questão das forças partidárias, rapidamente invocou que os verdes não contavam.

É assim, amigos amigos para ter uma coligação que não tenha na bandeira a famosa foice e martelo com fundo vermelho, mas quando é preciso contar os votos os amigos afinal não existem...

tempos modernos...

nesta época natalícia recomendo este fabuloso post nos incontinentes verbais... para pensar....

Thursday, December 6, 2007

Ainda Chavez...



O amigo Chavez põe os nervos em franja a qualquer um.

Aquele ar boçal, aquela camisa vermelha, aquele CD de música pimba, aquele programa semanal de rádio na emissora nacional, aquela ânsia de poder mas, sobretudo, aquela colagem tão fácil quanto forçada e descabida ao velho Fidel, como que ansiando ser o seu sucessor (anti)natural, agora que o comandante já está mais para lá do que para cá...

Mas o tema que gostava mesmo de abordar foi a sublevação popular Portuguesa contra o apelidado pequeno ditador.

De tudo o que se passou, retiro dois ensinamentos que me parecem contraditórios, quando olho para o que foi dito e escrito nos últimos tempos sobre este tema:

1) Afinal (e bem) a Democracia não pode ser referendada – o que significa que não podem ser objecto de sufrágio, quer as viragens à (extrema) esquerda, quer as viragens à (extrema) direita...; e

2) Somos igualmente lestos, tanto a classificar o senhor Chavez de ditador, como a camuflar outros regimes (esses sim, verdadeiramente ditatoriais) que mereciam o mesmo epíteto...

Ora, uma coisa parece certa:

Na Venezuela, não houve fraude eleitoral.

Ou alguém conhece um exemplo histórico de um ditador que tenha perdido eleições?!

E, já agora, uma pequena provocação:

Não há também uma certa contradição em defender-se a Monarquia e ao mesmo tempo ser-se contra os mandatos ilimitados de um presidente (como, aliás, é valor assente em Democracia)?

P.S. Confrades Bloguistas, amigos como dantes, ok?!

Wednesday, December 5, 2007

Contra o desejo de muitos

Ao contrário do que muito mesquinho desejava, ai está o Benfica a seguir em frente para a taça UEFA.O resultado não foi o desejado(2º fase da liga dos campeões) mas não ficámos envergonhados perante a Europa do futebol.
Podemos dizer sem rodeios:Nunca ficámos em ultimo num grupo da liga dos campeões!!

Tuesday, December 4, 2007

Orgulho Hetero ou bons publicitários?

Publicidade - acto de dar a conhecer um produto ou conjunto de produtos, incitando o seu consumo;


Na sua crónica do DN de hoje, um tal de João Miguel Tavares ataca violentamente os responsáveis pela campanha publicitária da TAGUS, com o famoso slogan "orgulho hetero".

Diz ele que esta campanha mais não é do que a cópia de uma campanha brasileira (que original, quase todas em Portugal são), que está mal feita e vomita ainda umas verdades sobre a etimologia da palavra orgulho, associada à heterossexualidade, enfim... entra no politicamente correcto de desdizer o conceito.

Para culminar, termina com a linda palavra "fascistóide" (já cá faltava algo do género), quase acusando os publicitários do crime de lesa majestade (desculpem, lesa pátria, isto com 1º de Dezembro foge-me a boca para a verdade)...

Perante estas aberrações todas, fico a pensar... nunca ninguém tinha reparado a sério na TAGUS (para além daquele cartaz na auto-estrada de Cascais de uma menina com os pulmões de fora), e de um momento para o outro toda a gente passa a conhecer esse produto. Ora, perante este facto, os publicitários devem estar claramente a dizer, como diria o mister Scolari:

"toda a gentxi fala no nosso próduto e os burros somos nóis???"

p.s. de um momento para o outro pus-me a pensar, também eu nunca tinha ouvido falar do tal João Miguel Tavares e de repente estou para aqui a escrever uns quantos parágrafos sobre a crónica dele. Será que o gajo disse estas barbaridades todas da boca para fora para fazer simplesmente PUBLICIDADE?

Monday, December 3, 2007

Benfica... Essa relação erótica com o número 7!

DEPOIS DE PERDEREM 7 FINAIS EUROPEIAS
DEPOIS DE LEVAREM 7 EM ALVALADE
DEPOIS DE LEVAREM 7 EM VIGO
DEPOIS DE FICAREM A 7 PONTOS
DEPOIS DE LEVAREM UM GOLAÇO DO N.º 7 DO FC PORTO

TOMEM LÁ DISTO!




CAMPEÕES! CAMPEÕES!
OS BICAMPEÕES SOMOS NÓS!!!

Um monumental "Por qué no te callas?" do seu próprio povo...



Um monumental "por qué no te callas?" do seu próprio povo.

Milhares de venezuelanos saíram hoje às ruas do leste de Caracas para celebrar a vitória do "NÃO" - por pouco mais de 50 por cento - no referendo de ontem sobre a reforma constitucional proposta pelo Presidente Hugo Chávez, que já admitiu a sua derrota (NÃO DEVE TER SIDO FÁCIL).

O Mário Soares já deve estar a ver que deveria ter está caladinho e gozar a sua reforma dourada, em vez de andar a fazer alianças com ditadores encapotados, o tão inchado libertador dos povos oprimidos tal 25 de Abril de 1974.

O Pinto de Sousa de estar agora com algum problema digestivo dos últimos jantares…

É de saudar a coragem cívica do povo venezuelano. Tão estigmatizado com as politicas deste ditador…

A resposta foi clara e “POR QUÉ NO TE CALLAS “ foi dito por um coro de milhões de venezuelanos…

Obrigado Sporting!


Quando eu julgava que o fim de semana desportivo estava a correr mesmo mal, eis senão quando a lagartagem resolve dar-me uma alegria...


Obrigado Polga!


Obrigado Rui Patrício!


Enfim....


Obrigado Sporting!

Friday, November 30, 2007

Agenda da Restauração

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal promove, amanhã, Sábado, uma homenagem aos heróis da Restauração às 16h00 junto ao monumento dos Restauradores.



Às 12h00 de Sábado Missa Solene de Acção de Graças, às 12 horas, na Igreja Paroquial de Santa Justa


Ainda às 16h00 de Sábado apresentação do livro "Mataram o Rei" de Joaquim Vieira, no Martinho da Arcada.



Em Évora, hoje sexta-feira, o já habitual Sarau Académico junto às Escadinhas da Sé às 22h00m

mais uma greve mais uma volta no carrossel..

hoje verificou-se mais uma greve geral...

Para os sindicatos a adesão foi de 80%, para o governo foi de 20,03% (gosto principalmente destes 0,03% a dar um ar de precisão)...

A tradição ainda é que era...

Efemérides



Chorai, fadistas, chorai,
Que uma fadista morreu,
Hoje mesmo faz um ano
Que a Severa faleceu.

Morreu, já faz hoje um ano,
Das fadistas a rainha,
Com ela o fado perdeu,
O gosto que o fado tinha.

O Conde de Vimioso
Um duro golpe sofreu,
Quando lhe foram dizer:
Tua Severa morreu!

Maria Severa faleceu no dia 30 de Novembro de 1846 no n.º 35 da Rua do Capelão. Desde então tudo o que era o Fado morreu.

Coisas da Restauração II

Já imaginaram o que era estarem a contar uma história para os vossos filhos adormecerem e terem que começar a mesma com "Era uma vez... uma filha dum Presidente da República" em vez de "Era uma vez uma princesa"?

Coisas da Restauração

Hino da Restauração

Thursday, November 29, 2007

VIVA A PLURALIDADE DEMOCRÁTICA!!

Estes chateavam os comunas....



Já estes "lixam" todos por igual!!!

O Boicote e os Bois!

Associação Animal apela ao «boicote do Campo Pequeno». Estes Bois (meaning pessoas que fazem o boicote e não uma ofensa gratuita aos senhores) querem com esta atitude "...retirar o apoio financeiro fundamental que ainda mantém a realização de touradas nesta praça, cuja actividade se sustenta a partir das actividades comerciais não-tauromáquicas desenvolvidas na galeria comercial e no centro de espectáculos do Campo Pequeno...".

Miguel Moutinho (se calhar é da família daquele que considera o Bernardino Soares um perigoso extremista do tempo do PREC), considera que o Campo Pequeno é "...um dos últimos e já frágeis bastiões da tauromaquia em Portugal...".

Aliás, para prova das barbaridades que vomita da boca para fora, afirma ainda o chefe dos Bois que "...Após a reinauguração do Campo Pequeno em 2006, a praça só consegue ter uma tourada por semana durante a época tauromáquica, o que mostra que já nem sequer há público suficiente..."

De acordo com a notícia, os Bois fizeram uma sondagem a 1.064 pessoas (que em princípio deve ser a totalidade de cabeças de gado da sua manada), onde chegaram à conclusão que 50,5% da amostra quer "...que Assembleia da República proíba as touradas...". Presumo que os restantes 49,5% devem ser a vacas que até acham piada a ver os forcados de meias e calções justos...

Se não fosse tão triste, esta notícia até tinha piada. Estes Bois estão nitidamente à parte do país em que vivem. Raramente saiem de Lisboa e, das únicas vezes que se atreveram, foi para ir a Barrancos ser toureados pela GNR, ganaderos e restante povo que estava presente nas festas. É triste ver pessoas que só se dedicam a estas causas. Pessoas que não devem sequer saber o que é um animal... saberão eventualmente identificar a sua figura num livro, se calhar sabem 40 raças diferentes de cada bicho, mas nunca lhes sentiram o cheiro ou o toque. Dedicam-se a estas palhaçadas sem saber o que significa para os habitantes do resto do país, que não os centros urbanos em que vivem, a alegria da festa brava.

Mas enfim... temos de retirar algo de bom destas iniciativas, a crer na promessa das manifestações semanais, com a quantidade de Bois que vai existir à porta do Campo Pequeno para o ano, em vez de uma tourada passamos a assistir a duas, uma dentro e outra fora da praça!


OLÉ!

Quando os outros são bons há que dize-lo III


Com o aproximar da cimeira de Lisboa, andei a tentar preparar um texto sobre o "calibre" dos governantes africanos, que nos preparamos para receber com banda fanfarra e passadeira vermelha.
Não o acabei porque não valia a pena, o Pedro Correia do blogue Corta-fitas tem tudo escrito, e muitíssimo bem na minha opinião.
Desafio portanto os leitores a irem lá ler os currículos dos ditadores que estão para chegar. É qualquer coisa de impressionante!
Por muito que se diga que é uma cimeira no âmbito da União Europeia e que Portugal representa a presidência da mesma e não o país em si, confesso que já me dá azia ver tanta fraca figura pisar solo português, ser recebida aos abraços e às palmadinhas nas costas.
É, em minha opinião, puro cinismo.
Os textos que têm por titulo "este ditador vem a Lisboa", doze ao todo, são relativos ao asunto. Aproveitem ainda para ler o resto do blogue que é excelente.

Tuesday, November 27, 2007

Éste Sábado é especial!

Este Sábado é dia de ir a Évora, invocar os conjurados! Neste espírito aqui fica um fadinho, bem a mandar à fava todos os que esquecem os heróis da pátria.



"Portugal foi-nos roubado"

Portugal foi-nos roubado
há que dize-lo a cantar
para isso nos serve o fado
para isso e para não chorar.

Cinco de Outubro de treta
o que foi isso afinal?
dona Lisboa de opereta
muito chique e por sinal.

Sou português e por tal
nunca fui republicano
o que eu quero é Portugal
para desfazer o engano.

Os heróis republicanos
banqueiros, tropa, doutores
no estado em que ainda estamos
só lhes devemos favores.

Outubro Maio e Abril
cinco dois oito dois cinco
reina a canalha mais vil
neste branco verde e tinto.

Sou português e por tal
nunca fui republicano
o que eu quero é Portugal
para desfazer o engano!

(João Ferreira Rosa)

Viva El-Rei, saudoso e desventurado que nos devolveu Portugal!

Monday, November 26, 2007

25 de Novembro SEMPRE!Comunismo nunca mais!!


Sábado passado tive o prazer e enorme Honra de almoçar com o sr. Coronel "CMD" Jaime Neves. Confesso que sempre senti um fascínio especial por esta figura mítica da História recente de Portugal. Um dos maiores elogios que ouvi ser-lhe dirigido foi "o Condestável dos tempos modernos"! Ele sorriu. Eu também. Mas alguma (senão muita..) razão havia no elogio. Ambos deram toda a sua juventude, determinação e enormes capacidades militares em prol do povo português e sua liberdade. Nunca deixaram a bandeira tocar o solo. Quando a soberania e liberdade estiveram em risco, resgataram-nas em nome do povo e a ele as devolveram a troco de nada senão do sentido de missão cumprida.
A sua presença na cidade de Évora deveu-se a um colóquio sobre o 25 de Novembro de 75. Juntamente com ele estava a deputada Zita Seabra, ex-comunista, e o Dr.Cardoso, ex-militar, governador civil de Évora à data do 25 de Novembro de 1975.
Do Dr.Cardoso nada registei uma vez que teve uma intervenção maçadora, "redonda" e nada trouxe, nem de novo nem de velho, confirmando o seu quase nulo papel na época. Ou que interessa agora passar a nulo ou pouco relevante.
Zita Seabra descreveu o seu papel, decalcado do seu livro "Foi Assim", sem pôr nem tirar uma linha. Da intervenção desta senhora apenas um apontamento."Fui expulsa do PCP em 1988". Não a questionei porque sou livre de escolher as pessoas com quem falo. Mas perguntei aos meus botões: "Quererá dizer com isto que se não tivesse sido expulsa.....?"
Da intervenção de Jaime Neves registei,à semelhança do que já estava escrito, que ainda hoje não se percebe bem o que se passou nesses dias.Quem saiu primeiro, quais as intenções..Enfim.32 anos não são ainda suficientes para uma clara e séria análise.
Dizia ele que só sabia que não podia deixar o poder cair nas mãos do PCP, permitindo a criação duma ditadura pró-soviética como a sra Zita, Cunhal e outros que tais queriam.
Realço o humor do grande Comandante quando usou da palavra e disse:"sra deputada, agradeço aqui a Deus o facto de a senhora nessa noite ter mandado os meninos para a cama!Se assim não tivesse sido possivelmente a senhora aqui não estaria bem como esses "meninos"!.....ou então eu!".
Não me alongo mais.Ficou a ideia.O colóquio existiu, há semelhança de muitos outros.Quem quis foi!
Reforcei a admiração pelo Homem que juntei à do Militar!Agradeço-lhe como português tudo o que fez pela sua (que também graças a ele, também é minha) Pátria!!
Bem Haja Coronel "CMD" Jaime Neves!
A Pátria agradece!!
Mesmo que nem sempre o demonstre....

Juventudes Partidárias...


















Leio no DN que o líder da JP acusou Bernardino Soares de ser um dos principais responsáveis dos actos de violência no pós 25 de Abril. Curiosamente Bernardino Soares tinha, à data, apenas 4 anos, facto que não afecta a perigosidade e influência que, certamente, já tinha nessa altura conturbada do nosso país...
Também o líder da JCP tinha surpreendido o país com a sua fabulosa afirmação de que a Coreia do Norte era uma Democracia com D grande e um exemplo a seguir pelo mundo inteiro...
(tinha começado a escrever um texto já bastante longo sobre as juventudes partidárias, a sua influência nos respectivos partidos e o espírito retorcido que nasce tão cedo nalgumas pessoas... mas pensei melhor e gostaria apenas que esta problemática, e a dimensão que ganhou hoje em dia, ficasse aberta ao debate... Querem comentar? prometo que vou respondendo...)

Thursday, November 22, 2007

Não há coincidências....




Não me lixem, o facto deste senhor ter morrido a 22 de Novembro e desta menina ter nascido igualmente a 22 de Novembro é caso para dizer "happy birthday mr. president"...

Wednesday, November 21, 2007

Tuesday, November 20, 2007

Já Chega....

Eh pá, querem fechar as discotecas, força...
Querem ir às feiras prender os feirantes, à vontade...
Querem aniquilar os restaurantes chineses, não me oponho...



Onde é que isto irá parar...

É moda


Este senhor está prestes a aterrar em Lisboa.

Curriculum vitae:

Profissão:Ditador venezuelano

Anteriores ocupações: militar e golpista fracassado.

Hobbys:repressão de liberdades individuais do povo venezuelano e censura, pratica também a nacionalização de empresas privadas. Neste momento ocupa todo o seu tempo a alterar a constituição venezuelana de maneira a ficar vitalício no cargo que ocupa.

outras informações relevantes: principal responsável pelo preço do crude nos mercados mundiais, malcriado, egocêntrico ,corrupto e déspota.

E o nosso 1º prepara-se para o receber no palácio de S.Bento, com todas as honras.Fascina-me esta vassalagem que os nossos governantes prestam a tudo que seja ditadorzeco de trazer por casa a nível mundial.

A desculpa que estão a zelar pelos interesses Portugueses na Venezuela e oca e sem sentido, zelar pelos interesses nacional seria, a meu ver, aconselhar os que lá vivem a virem-se embora, pois com a velocidade que este aspirante a fidel castro nacionaliza e entrega à família e amigos empresas privadas na Venezuela não auguro grande futuro aos portugueses, e a todos os outros estrangeiros por aquelas bandas.

Bem sei que precisamos de petróleo, mas caramba temos mesmo de lamber as botas a tudo o que seja ditador do globo? Dá vontade de emigrar, cada vez mais percebo o Rei aqui dos vizinhos, é que, sinceramente, já não há paciência para aturar isto.


Wednesday, November 14, 2007

E agora?


A Ordem dos médicos respondeu, com classe, a mais uma desmesurada prepotência do senhor ministro. No código deontológico mandam eles e a polémica levantada pelo ministro, mais uma, a querer ordenar à Ordem a sua alteração, arrisca-se a rebentar direitinha na cara do próprio.

Confesso que me dá um certo gozo, sem entrar em discussões de sim ou não ao aborto, ver um dos mais arrogantes ministros deste arrogante governo ser contrariado. E agora senhor ministro? Esta guerra com os médicos, que ele próprio pediu, é uma guerra que de certeza não vai querer travar.

Pergunto eu: havia necessidade de ir por aí? Os egos deste governo andam nos píncaros, começa a ser altura de alguém lhes dar para trás.....

El Mundo según Cascari

O texto que se segue a visão do mundo segundo Hernán Casciari, escritor e jornalista argentino. Muito interessante apresenta críticas mordazes ao mundo dos nosso dias. Como se esqueceu do nosso país na sua análise, tomei a liberdade de o fazer por ele, no pé de página deste texto

"Leí una vez que la Argentina no es mejor ni peor que España, sólo más joven. Me gustó esa teoría y entonces inventé un truco para descubrir la edad de los países basándome en el "sistema perro". Desde chicos nos explicaron que para saber si un perro era joven o viejo había que multiplicar su edad biológica por 7. En el caso de los países hay que dividir su edad histórica entre 14 para saber su correspondencia humana. ¿Confuso? En este artículo pongo algunos ejemplos reveladores. Argentina nació en 1816, por lo tanto ya tiene 190 años. Si lo dividimos entre 14, Argentina tiene "humanamente" alrededor de 13 años y medio, o sea, está en la edad del pavo. Es rebelde, pajera, no tiene memoria, contesta sin pensar y está llena de acné (¿será por eso que le dicen el granero del mundo?). Casi todos los países de América Latina tienen la misma edad y, como pasa siempre en esos casos, forman pandillas. La pandilla del MERCOSUR son cuatro adolescentes que tienen un conjunto de rock. Ensayan en un garaje, hacen mucho ruido y jamás han sacado un disco. En realidad, como la mayoría de los chicos de su edad, quieren tener sexo, en este caso con Brasil, que es el grande. México también es adolescente, pero con ascendente indígena. Por eso se ríe poco y no fuma ni un inofensivo porro, como el resto de sus amiguitos, sino que mastica peyote, y se junta con Estados Unidos, un retrasado mental de 17, que se dedica a atacar a los chicos hambrientos de 6 añitos en otros continentes. En el otro extremo está la China milenaria. Si dividimos sus 1.200 años por 14 obtenemos una señora de 85, conservadora, con olor a pipí de gato, que se la pasa comiendo arroz porque no tiene -por ahora- para comprarse una dentadura postiza. La China tiene un nieto de 8 años, Taiwán, que le hace la vida imposible. Está divorciada desde hace rato de Japón, un viejo cascarrabias, que se juntó con Filipinas, una jovencita pendeja, que siempre está dispuesta a cualquier aberración a cambio de dinero. Después están los países que acaban de cumplir la mayoría de edad y salen a pasear en el BMW del padre. Por ejemplo, Australia y Canadá, típicos países que crecieron al amparo de papá Inglaterra y mamá Francia, con una educación estricta y concheta, y que ahora se hacen los locos. Australia es una pendeja de poco más de 18 años, que hace topless y tiene sexo con Sudáfrica; mientras que Canadá es un chico gay emancipado, que en cualquier momento adopta al bebé Groenlandia para formar una de esas familias alternativas que están de moda. Francia es una separada de 36 años, más puta que las gallinas, pero muy respetada en el ámbito profesional. Tiene un hijo de apenas 6 años: Mónaco, que va camino de ser puto o bailarín... o ambas cosas. Es amante esporádica de Alemania, camionero rico que está casado con Austria, que sabe que es cornuda, pero no le importa. Italia es viuda desde hace mucho tiempo. Vive cuidando a San Marino y al Vaticano, dos hijos católicos idénticos a los mellizos de los Flanders. Estuvo casada en segundas nupcias con Alemania (duraron poco: tuvieron Suiza), pero ahora no quiere saber nada con los hombres. A Italia le gustaría ser una mujer como Bélgica: abogada, independiente, que usa pantalón y habla de política de tú a tú con los hombres (Bélgica también fantasea a veces con saber preparar spaghettis). España es la mujer más linda de Europa (posiblemente Francia le haga sombra, pero pierde espontaneidad por usar tanto perfume). Anda mucho en tetas y va casi siempre borracha. Generalmente se deja follar por Inglaterra y después hace la denuncia. España tiene hijos por todas partes (casi todos de 13 años), que viven lejos. Los quiere mucho, pero le molesta que, cuando tienen hambre, pasen una temporada en su casa y le abran la nevera.
Otro que tiene hijos desperdigados es Inglaterra. Sale en barco por la noche, se culea pendejas y a los nueve meses aparece una isla nueva en alguna parte del mundo. Pero no se desentiende de ella. En general las islas viven con la madre, pero Inglaterra les da de comer. Escocia e Irlanda, los hermanos de Inglaterra que viven en el piso de arriba, se pasan la vida borrachos y ni siquiera saben jugar al fútbol. Son la vergüenza de la familia. Suecia y Noruega son dos lesbianas de casi 40 años, que están buenas de cuerpo, a pesar de la edad, pero no le dan bola a nadie. Cogen y trabajan, pues son licenciadas en algo. A veces hacen trío con Holanda (cuando necesitan porro); otras, le histeriquean a Finlandia, que es un tipo medio andrógino de 30 años, que vive solo en un ático sin amueblar y se la pasa hablando por el móvil con Corea. Corea (la del sur) vive pendiente de su hermana esquizoide. Son mellizas, pero la del norte tomó líquido amniótico cuando salió del útero y quedó estúpida. Se pasó la infancia usando pistolas y ahora, que vive sola, es capaz de cualquier cosa. Estados Unidos, el retrasadito de 17, la vigila mucho, no por miedo, sino porque le quiere quitar sus pistolas. Israel es un intelectual de 62 años que tuvo una vida de mierda. Hace unos años, Alemania, el camionero, no le vio y se lo llevó por delante. Desde ese día Israel se puso como loco. Ahora, en vez de leer libros, se lo pasa en la terraza tirándole piedras a Palestina, que es una chica pobre que está lavando la ropa en la casa de al lado. Irán e Irak eran dos primos de 16 que robaban motos y vendían los repuestos, hasta que un día le robaron un repuesto a la motoneta de Estados Unidos y se les acabó el negocio. Ahora se están comiendo los mocos. El mundo estaba bien así, hasta que un día Rusia se juntó (sin casarse) con la Perestroika y tuvieron como docena y media de hijos. Todos raros, algunos mongólicos, otros esquizofrénicos.
Hace una semana, y gracias a un despelote con tiros y muertos, los habitantes serios del mundo descubrimos que hay un país que se llama Kabardino-Balkaria. Un país con bandera, presidente, himno, flora, fauna y… ¡hasta gente! A mí me da un poco de miedo que aparezcan países de corta edad, así, de repente. Que nos enteremos de costado y que, incluso, tengamos que poner cara de que ya sabíamos, para no quedar como ignorantes. Y yo me pregunto: ¿por qué siguen naciendo países, si los que hay todavía no funcionan?"

Pelas contas deste de Cascari somos uma velha com 61 anos.
Pobrezinha e sempre com inveja da vizinha do lado.
Um velha que é pobre porque abandonou um filho grande que tinha por causa de um cancro chamado revolução liberal aos 49 anos e porque abandonou outros filhos bebés em África mais recentemente por causa de uma cólica de caganeira chamada 25 de Abril, apanhada devido à ingestão de uma comida podre chamada comunismo!
Hoje sobrevive com paliativos no Hospital da União Europeia à espero do dia em que vai morrer.

Uma Mulher Caminhando o Outono...


Eu estava sentado a olhar o cair do Outono. Era sozinho ali no embalar das folhas castanhas e ela também, sempre que passava, sempre sozinha. E eu já sonhava com ela, sonhava sozinho sem sonhar, era real, o seu caminhar apressado era real e eu era ainda um miúdo, um miúdo pequeno parado a olhar. E sonhava não com ela mas com a vida que eu lhe conhecia e que para ela não existia.



Trazia o Outono com ela, o entardecer triste de uma alegria afogada em melancolia. Nunca sorria e eu não lhe sabia assim, era a pressa dos cabelos loiros que lutavam contra o vento que anuncia a noite fria do tudo a gelar. E em gelo se transformava aquela face branca, branca de neve e gelo que não deixa expressar. Tento-lhe advinhar o caminho, o seu destino e o seu começar, a noite passada, sempre mais fria que o dia.



E ela aí sem sozinha ser, cheia de mais, cheia das pessoas, cheia dos outros e tão cheia de nada. Estava vazia, vestida de um lindo de morrer e a sorrir, mas eu sabia, nada tinha para sorrir, não sentia, consumida de frio, de lágrimas sem correr e o Inverno vivo lá dentro, nesta mulher para quem o Outono era já o fim.



E depois parabéns e mais e mais vozes e sempre os parabéns. Parabéns Anne Marie, tocaste hoje, tocaste no teu violino e nada conseguiste sentir, nada havia, nada havia a sentir. O rio que corria aqui dentro e que se soltava em cascata a chorar, cascata a tocar, esse rio, perdera a força. Ela ouvia, ia ouvindo o fluir desses parabéns e sabia, eram vazios, vazios como ela.



E ela andava apressada, passava por mim como já antes havia passado e nem olhava. Só lhe interessava a dor que não sabia. Voltar a sair do seu eu, ultrapassar o corpo e chegar ao seu violino, violino que era ela.



E procurava a casa dele que também era ela, ele que tão bem lhe fazia, conhecia. Ele que nela se tornara tanto e a consumia gelando, parando o tudo pois só ele era tudo e o seu fogo, o seu arder, a faísca que o amor neles incendiava era fria também. Fria no abandonar do calor quando a noite o amor divide, gelada despedida, o adeus do não unir. Eram dois, nunca um, nessa madrugada de Inverno. E a casa dele, a casa que sempre abandonava ali parada à espera. Recebia-a na incerteza.



Não consigo assim, não consigo este Verão abandonar, o Verão do teu calor que eu tanto amo. Sabes, lá fora é tudo frio e gelo que doi sem me deixar chorar, sem ser possível tocar.



E ele sem conseguir entender, sem conseguir desvendar aquela mulher que achava amar sem saber. Não havia a palavra, não havia o diálogo, nada no seu dizer e as mãos dela, mãos do frio da neve que a envolvia, mãos o violino envolvendo, violino a soltar o sussurro e ele a ouvir o amor. O amo-te sozinha e és tanto para mim e esse coração que enche e transborda, o calor, o vapor desse gelo nela sem já ser, o derreter, o Verão no Outono, tão mais perto que esse Inverno de noite e a noite já sem existir, só dia e Sol, Sol que derretia nas mãos essa estátua de gelo, esse gelo agora degelo a acabar, em mar de ondas de amor e ele a olhar quando ela cansada, estafada conseguiu acabar numa lágrima. A primeira delas que o reflectia em tão quente saber, porque agora ele sabia.

Ass: Francisco

Tuesday, November 13, 2007

Re-definições



Revolução Francesa: Movimento do século XVIII que consiste essencialmente em trocar os ferros da Bastilha pelas lâminas da Guilhotina.

Monday, November 12, 2007

Há coisas fantásticas não há?


O Benfica mete seis ao Boavista...
O Nuno Gomes volta a marcar dois golos num jogo...
O Di Maria marcou um golo...
O Maxi Pereira afinal está vivo....
O Boavista só lesionou seriamente um jogador do Benfica...
O Ricardo Silva continuou em campo depois de estraçalhar o pé ao Cardozo....
O Camacho diz que marcámos golos a mais...
e ainda:
O Bergessio fez um remate que acertou na baliza ...
(o facto de ser penalty e o guarda-redes ter defendido é apenas um pormenor)

Saturday, November 10, 2007

Parabéns Rei de Espanha...




Na Cimeira Ibero-americana o rei de Espanha manda calar Hugo Chávez, Presidente da Venezuela (ele que não passa de um ditador à semelhança do seu amigo Fidel Castro e do outro da Coreia do Norte) que voltou a chamar "fascista" ao ex-primeiro-ministro José Maria Aznar, democráticamente eleito, e com um desenpenho que qualquer Português inveja...




Seria assim que qualquer português gostaria de se ver defendido em qualquer parte do mundo. Jamais o rei de Espanha se poria de cócoras, pelo facto de estar em casa alheia. Gostei de saber que na Península Ibérica ainda há gente com a garra é pena não ser um português de gema como eu.




E agora será que é a vez de o Mario Soares ir em defesa do seu amigo Hugo Chávez e mandar calar o Rei de Espanha!!!




Viva o rei de Espanha.

Friday, November 9, 2007

Quando os outros são bons há que dize-lo II




E este blogue é bom, desafio todos os nossos leitores do sexo masculino a fazerem uma pequena visita vale bem a pena o tempo.Ficam aqui uns exemplos do excelente conteúdo que lá existe.
bom fds!!

Thursday, November 8, 2007

Portugueses mal informados...

Ainda há portugueses mal informados que escrevem coisas deste tipo, a propósito da seca que se avizinha:

"Agricultura dos alentejanos? o que é isso? Por Carlos Ortega, BEJA Já me cheira a pedinchar subsidios. realmente o alentejano é impar. é só chorinhos e lamentações. já agora será que nos podiam dizer o que fizeram ao milhões que receberam durante anos a pretexto de "secas", temporais e outros tais e agora ainda tém a "cachola" de se vir lamentar. engraçado que não aparece nenhum agricultor espanhol que comprou terras no alentejo a queixar-se desta situação.Porque será? em vez de gastar em jipes, casas com poscina e no algarve e viagens de sonho, investiu em infra-estruturas e agora não tem problemas por não chover porque já existem mecanismos para compensar esta situação.Só quando a totalidade do alentejo rural for parar á mão dos espanhóis é que a agricultura alentejana vai para a frente, até lá é só "Chulisse" e ronha"

Resta dizer o seguinte:

Aqui está um excelente exemplo do comunismo Português, representado pelo comentário do Carlos Ortega (Ortega até é nome espanhol, espanhol e comunista, mistura explosiva). Este género de pessoas com muita dor de corno, ainda não perceberam que só riqueza gera riqueza, ainda estão com a vontade de acabar com todos os ricos em vez de querer acabar com o pobres…
Quanto aos investidores espanhóis, a maior parte tem financiamentos com taxas inferior em 1% à taxa da Euribor e com períodos que podem ir aos 40 anos…
Pois é! Assim também bem eu investia... Agora, com as condições dadas aos agricultores portugueses, não é preciso ser um Belmiro de Azevedo para ver que os portugueses não têm hipótese…
Quando ao comentário da falta de investimento dos agricultores Portugueses, só alguém de má fé é que ainda usa estes argumentos, pois os agricultores investem, cumprem a sua parte, mas depois o Jaime Silva diz o dito por não dito e os agricultores ficam com a corda na garganta…
Esta é a ideia que o Ministro Jaime Silva quer passar para os Portugueses, que os agricultores são uns incompetentes, pois assim não tem que justificar a sua inércia e a sua própria incompetência…
E os jornais adoram passar esta má imagem dos agricultores Portugueses…

Se, por ventura, alguém quiser acrescentar mais alguma nota a este crítico dos Agricultures Portugueses de seu nome Carlos Ortega aqui fica o email - Carlos.ortega@sapo.pt.

Monday, November 5, 2007

Saudade...

Este fim de semana morreu um amigo...

Há alturas em que a maior das vontades torna impossível expressar o que nos vai na alma...

Graças a Deus há sempre alguém que já fez isso por nós:

"Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades ate dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais, tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Ai, os dias vão passar, meses... anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo.... Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos... que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!- "Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrima abracar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo..... Por isso, nao deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Fernando Pessoa

Sunday, November 4, 2007

Tenha uma boa semana!!

O telejornal da RTP1 é, desde há uns tempos, o meu eleito de domingo, informação sóbria o quanto baste, seguido das opiniões do professor Marcelo e, cereja no topo do bolo da noite, o programa do gato fedorento.
Confesso que a melhor parte é sem duvida o gato fedorento, telejornais neste pais só falam de desgraças e o professor Marcelo já me cansa um bocado.
Mas esta semana a coisa correu particularmente mal, começa o telejornal com a entrevista a Catalina Pestana, as acusações de que os abusos a crianças na casa pia são continuados ainda hoje e que há muitos poderosos neste pais envolvidos traz( mais) descredibilidade a justiça portuguesa e faz-nos pensar que poderes estarão por detrás disto tudo.Traz também um sentimento de impotência, a ser verdade, e acredito que seja infelizmente, em que pais vivemos nós que fecha os olhos a pedofilia?A questão do artigo na revisão da constituição que, segundo a ex-provedora, visa o caso casa pia leva a coisa a níveis que, sinceramente,preferia que não fossem verdade.
O telejornal segue, com noticias de crianças deficientes as quais o ministério retirou as auxiliares de educação fazendo com que as mesmas não tenham condições de assistir as aulas.Vem depois o caso de uma senhora que não se podendo mover sem ajuda devido a doença é obrigada por uma junta médica a voltar ao trabalho com o pretexto que ainda é muito nova para se reformar, vem-me logo a ideia certas pessoas que, estando um par de anos em tachos governamentais recebem pensões vitalícias de valores que esta senhora não ganha num ano, estando, esses sim , com muito bom corpinho para trabalhar.
Entra depois o professor Marcelo, confesso que não prestei grandes atenções, mas uma nota final do professor fez ruir, por fim, toda a boa disposição que tinha reunido no fim de semana.
Diz o professor que em Espanha foi criado, já há uns tempos, um instituto governamental que tem como objectivo disponibilizar linhas de crédito a 40 anos, com uma taxa de juro 1% abaixo da euribor, a agricultores espanhóis que desejem comprar propriedades em Portugal.Remata a intervenção com a brutal estatística que semanalmente 11!!! herdades em Portugal passam para mãos espanholas.Sendo agricultor esta noticia revolta-me, sendo Português esta noticia entristece-me Temos o pais a venda aos espanhóis e o nosso ministro da agricultura só inventa novas maneiras de lixar, passo expressão, a vida aos agricultores.Pergunto eu:então uma linha de credito igual para nós senhor ministro?Ou a sua politica de combater os grandes agricultores portugueses passa por vender toda a terra arável do território nacional aos nuestros hermanos?E não me venham dizer que não somos competitivos essa já não pega é um escândalo terem coragem de afirmar isso depois destas noticias.
Enfim nem o gato fedorento me levanta o animo, e amanha é dia de trabalho, realmente um principio de noite no canal estatal dá a moral certa para trabalhar a semana toda com animo, será uma das medidas do governo para aumentar a produtividade dos portugueses?

Friday, November 2, 2007

Os dísticos da discórdia!


O Ministério da Administração Interna, no âmbito do projecto "risco zero", resolveu (ou está em vias de) catalogar os condutores, de acordo com o perigo que cada um representa.
Para esse efeito os carros, de acordo com o maior ou menor perigo do condutor, passarão a envergar um dístico verde, vermelho ou amarelo, "...para que todos os condutores saibam que tipo de automobilista conduz o carro ao lado...".
A ideia tem causado várias reacções, da parte de diversas pessoas, sendo que o presidente da associação mais útil do país, a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados , já considerou mesmo que "...este tipo de catalogação é inadmissível num Estado de direito...". Há até quem compare esta acção às estrelas que os Judeus tinham de usar na Alemanha Nazi.
Pois bem, a mim não me choca este dístico, ou selo do carro ou coisa que o valha. As nossas estradas, auto-estradas, praças ou até becos sem saída, são invariavelmente palco de autênticos assassinos sem rosto. O grande problema é que a maioria das pessoas não tem essa noção, a maioria das pessoas, desde o mais perigoso criminoso até à mais inocente avózinha, transfigura-se atrás de um volante. O português, geneticamente, é um autêntico criminoso quando está a conduzir, e todas as medidas políticas tomadas não têm, até ao momento, conseguido barrar o ímpeto destruidor dos nossos condutores.
Se este selo/dístico vier acrescentar alguma coisa à prevenção rodoviária, julgo que já será benéfico.
Ainda hoje de manhã vinha de táxi e o meu motorista tinha presenciado, in loco, o acidente da praça do comércio. Disse-me ele, que a pessoa que ia ao volante já tinha passado diversos vermelhos e que, naquele sinal, apenas parou porque, ao melhor estilo do bowling, levou meia dúzia deles à frente. Não estou a recriminar a pessoa que ia a conduzir, não sei que tipo de pessoa era, e o facto de ter morto duas mulheres, mãe e filha, vai ser suficiente para lhe arruinar a vida (coisa que sinceramente não desejo a ninguém). Mas não dúvido que este condutor seria uma pessoa normal, não era um criminoso, seria apenas um dos 90% de portugueses que, quando entram no carro, encarnam o seu "lado lunar" e se transformam em maníacos do volante.
Assim, eu sinceramente não me importo de andar com mais um selo no vidro da frente, mesmo que seja de vermelho (condutor perigoso), se isso conseguir evitar que coisas destas continuem a acontecer no nosso país.

Wednesday, October 31, 2007

Piadola por e-mail

O primeiro ministro José Sócrates desloca-se a Suíça acompanhado de um séquito de ministros do seu governo.
Na cerimónia oficial com o primeiro ministro suíço Sócrates procede as apresentações dos seus colaboradores ao seu homologo suíço:
"É o ministro português da justiça, a ministra da educação, o ministro da economia, etc etc etc"
Nisto o PM suíço apresenta também a Sócrates o seu staff ministerial:
"É o ministro suíço da economia, da administração interna, ministro do mar..."
Neste ponto Sócrates solta uma sonora gargalhada na cara do suíço e diz:
" Ministro do mar??? ahahahah como é possível? vocês não tem mar aqui na suíça!!!"
O primeiro ministro suíço com toda a calma olha para Sócrates e diz:
"Acho uma grande falta de educação rir-se disso, eu também tive de fazer cara séria quando o senhor falou dos ministros da economia justiça e educação......"

Tuesday, October 30, 2007

A propósito da invenção de uma finta...


Sigo, com inusitada paixão, a mais recente polémica sobre a autoria da invenção de uma finta denominada por um dos intervenientes de “Vai pra Lá que Eu vou pra Cá”.

Ora, para aqueles que pensam que a discussão se resume a Robinho vs Ronaldo, desenganem-se.

A finta já estava mais que inventada e, valha a verdade, o autor também é Português.

E o dito cujo é, nem mais nem menos que.......... O nosso Primeiro Ministro, Eng. José Sócrates!

Aos mais cépticos, convido-vos a confirmar a patente da invenção pelos vossos próprios olhos. Sai uma revienga!

http://www.youtube.com/watch?v=vIS1Wg5BMWA&eurl=http://www.oinsurgente.org/

Sunday, October 28, 2007

Na agricultura...

Não deixa de me fascinar a ignorância geral que existe neste país no que à nossa agricultura diz respeito.Há por ai pessoas que julgam que no Alentejo ninguém trabalha, e que os agricultores só se preocupam com a forma mais fácil de sacar dinheiro à comunidade europeia e ficar em casa sem fazer nada e a viver disso.
Não que o publico em geral tenha culpa desta ideia errada, os nossos próprios governantes fazem gala em anunciar isso aos 4 ventos, serve-lhes de desculpa para justificar todas as políticas desastrosas para o sector que praticam, com o intuito de desviar dinheiro do orçamento de estado e assim equilibrar as contas publicas. É um estratagema, mais um , levado a cabo pelo governo para enganar os portugueses e fazer-nos pensar que o pais está verdadeiramente a entrar no caminho certo.
Recentemente ouvi o nosso ministro anunciar na televisão o pagamento das medidas agro-ambientais até ao dia 15 de Outubro. Medidas agro-ambientais destinam-se a subsidiar os agricultores que, com prejuízo das produções, optem por respeitar todo um conjunto de regras que visam uma maior protecção do meio ambiente. Chega o tão anunciado dia e dinheiro na conta do banco nem vê-lo. Deixo passar mais um dia ou dois e, como não recebia um tostão, resolvi pegar no telefone e telefonar à entidade responsável pelos pagamentos. Do lado de lá atende-me uma senhora e temos esta conversa fantástica, que passo a transcrever:
eu: Bom dia, não recebi os meus pagamentos das agro-ambientais, vinha saber se por acaso há alguma irregularidade com a minha candidatura ou se há algum motivo para não ter recebido.
resposta: Hummm não deve haver sabe, não foi só o senhor que não recebeu, há milhares de pessoas na sua situação.
eu: mas porquê? O ministro anunciou os pagamentos, está escrito no site do ministério, não pagam porquê?
resposta: Sabe... é que não tivemos tempo, havia muitas candidaturas e não houve tempo de processar todas, isso talvez lá por alturas do natal talvez receba, mas não garanto nada, é difícil de prever...
eu: a senhora está a brincar comigo? está a dizer-me que não tiveram tempo? quer dizer, o dinheiro já aí está aos meses vindo da comunidade europeia, o dinheiro é nosso, e os senhores tem a lata de dizer que talvez lá pelo natal? E os pagamentos que estão previstos serem feitos nessa altura são adiados para quando?
Neste ponto recebi a melhor resposta da tarde, confesso que tive de desligar o telefone depois disto, a minha educação não me permitia responder como esta senhora merecia, além de que a culpa não era dela, era de outros que não atendem telefones.
resposta: Isso vai ser tudo pago a horas, então o senhor não consultou o site do ministério? os prazos que lá estão são para cumprir sem falta!!!!!
O que mais me irrita nisto tudo é gozarem com a cara das pessoas, senão vejamos: os subsídios são a perda de rendimento e são referentes ao ano agrícola de 2007, ora um ano agrícola inicia-se em Setembro, sendo que os pagamentos deveriam ser feitos a meio do ano, estamos em Outubro e, pelo menos no meu caso, ainda não vi um tostão. Com um ano novo a começar há toda uma série de investimentos a serem feitos, investimentos esses que deveriam ser pagos com os proveitos do ano passado. Ora, se tenho quebras de produção derivadas da aplicação das medidas agro-ambientais os rendimentos baixam, logo deveria receber os citados subsídios para fazer face a essa quebra de produção e financiar os inputs do ano que agora se inicia.
Mas isto não acontece, melhor ainda, o dinheiro já veio da comunidade europeia, está depositado em contas do estado, falamos de milhões e milhões de euros que estão há meses a render juros em contas que não são aquelas em que deveriam estar, são mais centenas de milhares de euros retirados aos agricultores ilegalmente pelo estado português.
Depois ainda ligo a televisão e dou de caras com o ministro a dizer que os agricultores portugueses não são competitivos.

Joguem limpo que nós tentamos competir!

Friday, October 26, 2007

Vocês fizeram os dias assim....

"Barómetro DN/TSF: PS e PSD separados por apenas um ponto"

De acordo com os dados do, já famoso, "Barómetro", o PS regista agora 36,9 pontos percentuais de intenções de voto e o PSD 35,9. A esquerda agradece à queda do PS, registando subidas consideráveis, e o CDS, como seria de esperar, é nitidamente afectado pela subida ao poder no PSD de um sucedâneo barato de Portas (mas que tem a vantagem de ser do PSD).

Ou seja, de acordo com o Barómetro, a pressão do ar político recai agora em Sócrates, que anda alegremente a deitar fora todo o capital de confiança que lhe depositaram nas últimas eleições, e em Paulo Portas, que ainda não conseguiu chegar a lado nenhum, desde o golpe de estado que protagonizou nas directas.

Estamos então na iminência de ter Luís Filipe Menezes a Primeiro-Ministro!?!?!?? Não se riam, também se riram quando ele fez o discurso sulista elitista e liberal, e quando ele se candidatou no primeiro congresso de Mendes. Não estou com isto a dizer que tenho algo contra Menezes, antes pelo contrário, não o conheço pessoalmente e tenho alguma admiração pela sua vontade e querer na conquista do Partido, tal como o fez na Câmara de Gaia... Menezes sozinho não é ninguém, a única esperança é que se reúna das pessoas certas para fazer avançar, quer o partido quer o país. Os barões, esses que agora estão instalados à sombra dos cargos que o partido e o poder lhes proporcionou, andam meio indignados com o povo que votou em Menezes. Agora com as perspectivas do Barómetro, reparam que, curiosamente, esse mesmo povo não só gosta dele para o PSD mas parece gostar dele para o país...

O povo, esse parece não ligar nada aos altos meandros da política partidária, nem sequer vai aos congressos nem tem SIC-Notícias em casa (mesmo se tivesse não lhe apetecia ver). O povo das directas é o mesmo das eleições legislativas e, perante as discussões dos barões, perante as atitudes dos mendes, das arrogâncias das teixeiras pintos, etc... deram o recado que está no título e que provém de uma música dos Trovante que versa assim: "...Não nos venham pedir contas/Não venham pôr-nos regras/Sabemos que os nossos dias/Não vão ser gastos assim...", ou seja, deixem-se de intrigas partidárias e de espetar facas nas costas uns aos outros, e começam a fazer aquilo para que vos pagam... GOVERNEM...

Resta saber se Menezes vai ouvir isto ou vai entrar no espírito mesquinho que impera no seu partido!

Thursday, October 25, 2007

Há dias em que a Baliza parece deste tamanho...


OBRIGADO

Por teres feito o meu investimento de ir a luz ontem valer a pena.Confesso que já te jurava pela pele na 1ª parte mas na 2ª brindaste a luz com um dos mais épicos duelos Ponta de lança/Guarda redes a que tive o prazer de assistir nos ultimos tempos num estádio de futebol.
No fim a vitória a quem de direito!
Siga para Glasgow.

Tuesday, October 23, 2007

Mudança


Perguntam-me os cerca de dois fiéis leitores dos meus textos porque razão não tenho escrito com mais assiduidade nos últimos tempos.

Ora, a ambos, deixo aqui a minha explicação, que, espero, tenha a vossa compreensão. É que vocês são só dois e há que manter as audiências.

O motivo prende-se com a inevitável encruzilhada pessoal decorrente da recepção de uma proposta de trabalho.

Com efeito, tirando, eventualmente, o passo do casamento, a mudança de emprego é talvez a rainha de todas as (in)decisões.

Toda a gente passa por isso pelo menos uma vez na vida.

Acontece que, na maioria das vezes, alapado a uma nova proposta de trabalho, vêm um camião de dúvidas, muitas horas de hesitação, algumas noites mal dormidas e o recurso inevitável ao sempre sábio conselho dos amigos...

No meu caso pessoal, tive de pesar, de um lado, (i) 4 anos de muito trabalho (ou seja, toda a minha experiência laboral!), (ii) algumas (poucas, mas boas) amizades sólidas criadas, (iii) o conforto de uma certa, embora ténue, posição já adquirida, (iv) uma relativa ausência de risco futuro e, claro, (v) uma remuneração simpática, embora não deslumbrante.

[Nota - Por sorte, há já algum tempo que me libertei do estigma também ele geracional denominado de “Geração Mil Euros”. Conhecido por ser um fenómeno que afecta os licenciados nascidos por volta de 1980, define-se por ser o salário pago a qualquer licenciado, independentemente da profissão exercida, durante os primeiros anos da pós licenciatura. "É eng. civil? Ok, oferecemos-lhe mil euros. É arquitecto? Ok, oferecemos-lhe mil euros? É advogado? Ok, oferecemos-lhe mil euros. É nutricionista? Ok, oferecemos-lhe mil euros." E por aí fora. No fundo, é uma espécie de rendimento mínimo e máximo garantido, com tendência a ser universal e, lá está, sem grandes variações, quer para mais, quer para menos.]

Adiante.

Do outro, (i) a necessidade de começar tudo do zero, (ii) o desconhecimento sobre os futuros chefes e respectivos métodos de trabalho, (iii) o risco elevado de que, eventualmente, as coisas possam não correr bem (seja por que motivo for), (iv) a necessidade de começar o dia mais cedo e acabar (ainda) mais tarde, (v) a minha colocação hierárquica inevitável no fim da cadeia alimentar (sim, porque no meu emprego actual já tenho um ou dois subordinados que muito jeito dão e a quem os meus chefes, generosamente, pagam mil euros), mas também (vi) a possibilidade de uma maior margem de progressão, (vii) a motivação de um novo desafio, (viii) o acumular de mais experiências, e (ix) a remuneração ligeiramente mais simpática, embora também não deslumbrante (nunca são, nunca são...).

Tudo visto e ponderado, “porque a razão o permite e o coração o impõe”, da próxima vez que aqui colocar um post, já será na condição de recém contratado.

Ora, então, até "mai" logo!

Monday, October 22, 2007

Os cães ladram...



Este homem, de seu nome Kimi Räikkönen, ganhou ontem o campeonato de Fórmula 1, deixando os superstars Hamilton e Alonso a discutir quem é que era o maior dentro da sua própria equipa...

Não querendo parecer muito forçada a comparação, parece-me que a analogia com o que se passa na política portuguesa é bastante semelhante.

Quer PSD quer CDS se degladiaram com lutas internas que deixaram marcas... ambos os partidos estão, desde as últimas eleições, a discutir quem é quem dentro do partido, com custos naturais para a corrida que disputam... Contrariamente ao que sucedeu no campeonato de fórmula 1, quer o PSD quer o CDS conseguiram (ou talvez não) definir quem é o piloto principal ainda a meio do campeonato... A grande diferença é que, no caso do automobilismo Alonso e Hamilton estavam tranquilamente na liderança e Räikkönen vinha a correr atrás deles, ou seja, eles tinham algum espaço de manobra (que, ainda assim, se revelou insuficiente) e mesmo assim deixaram-se ultrapassar... Na política portuguesa Sócrates já levava um avanço considerável (apesar de agora estar a esforçar-se por dar tiros no pé), pelo que as lutas internas deixaram uma distância bastante grande entre as equipas... será que vão conseguir esbater essa diferença?