Wednesday, August 8, 2007

Do Alentejo…

Por vezes ainda existe a condição primária (e de alguns sectores…, diria mesmo também sistemática) de subverter os valores da liberdade sendo a limitação da liberdade dos outros a primeira "tendência", não respeitando minorias ou maiorias silenciosas.
O caso que apresentamos é um bom exemplo disso em que após a decisão abrupta de vedar a um conjunto de cidadãos um bem que é comum e que tem por finalidade também servi-los, é tempo de agir, é tempo de seguir este exemplo e dizer basta…

Viva o desporto Equestre…


“Évora: Criadores e praticantes de hipismo contestam proibição de andar a cavalo na ecopista


6 de Agosto de 2007, 19:17

Um grupo de criadores e praticantes de hipismo contestou hoje a proibição de circular a cavalo na ecopista de Évora, através de um abaixo-assinado, com cerca de 500 subscritores, entregue no município local.
"Sentimo-nos discriminados por, agora, não podermos passear a cavalo na ecopista ecológica, subsidiada por fundos comunitários e que devia estar aberta à livre utilização por todos", criticou João Vaz-Freire, o primeiro subscritor do abaixo-assinado.
Este antigo cavaleiro de alta competição falava à agência Lusa após a entrega documento, hoje à tarde, na Câmara Municipal de Évora.
Na origem do protesto está o Regulamento de Utilização da Rede de Percursos Ambientais de Évora, em vigor desde dia 28 de Julho, que ordena a gestão da ecopista e dos percursos do Alto de S. Bento, Monfurado e Aqueduto, com coimas (dos 50 aos 1.000 euros) para punir as infracções.
Ao abrigo do regulamento, passou a ser "expressamente proibido" o parqueamento e circulação de cavaleiros na ecopista, Aqueduto e Alto de S. Bento, destinados somente à circulação a pé, de bicicleta e em cadeira de rodas.
Só nos percursos na serra do Monfurado, na zona rural do concelho, visto utilizarem caminhos públicos e municipais, é que é permitida a circulação de cavaleiros e veículos motorizados.
As regras para a ecopista merecem a contestação do denominado "Grupo de Criadores, Utilizadores e Amantes do Cavalo na cidade de Évora", responsável pelo abaixo-assinado hoje entregue e que reivindica a revogação do regulamento.
"Estamos convictos que o presidente da câmara nos vai responder e que o regulamento será revogado. Devia-se optar por um código de boa conduta que abranja todos os tipos de utilizadores da ecopista", argumentou João Vaz-Freire.
Os subscritores realçam que o desactivado Ramal Ferroviário de Mora, onde existe hoje a ecopista, é utilizado "há 20 anos" por cavaleiros, os quais não podem, agora, ser "marginalizados" no acesso à infra-estrutura.
"Esta proibição não faz sentido. Não consultaram peritos ligados ao mundo equestre e ter uma pista ecológica onde não se pode passear a cavalo não é bom para o desporto, nem para a cultura, nem para o turismo", afiançou João Vaz-Freire.
Desde a entrada em vigor do regulamento, a GNR "já autuou vários cavaleiros" na ecopista, um deles "às 06:30", numa zona rural daquele percurso "onde não havia vivalma", denunciou ainda o mesmo praticante de hipismo.
Os subscritores lembram que os percursos ambientais têm na sua génese a criação de "itinerários" destinados, entre outras actividades, ao "hipismo" e "em condições de poderem ser utilizados livremente por todos os cidadãos".
O concelho de Évora possui "cerca de 150 cavaleiros federados", com "licença nacional e internacional e seguro", destacou João Vaz-Freire, que sugere mesmo, no texto do abaixo-assinado, um esboço para um código de boa conduta aplicável aos adeptos dos cavalos.
"O percurso de cavaleiros no troço alcatroado até podia ser totalmente proibido, porque é aí que o tráfego de pessoas é maior. E, na terra batida, até ao quilómetro sete, em que ainda há pessoas a pé, os cavalos poderiam circular, mas só a passo", exemplificou.
João Vaz-Freire reconheceu à Lusa ter conhecimento da existência de "algumas queixas", mas esclareceu não ter registo de "qualquer incidente" provocado por cavaleiros.
RRL. Lusa/Fim”



6 comments:

AEP said...

ABAIXO AS BESTAS OPRESSORAS!VIVA O CAVALO!

Anonymous said...

Pois, se não são os Cavalos um meio de transporte ecológico...

Está tudo louco...

VIVA AS ACTIVIDADES EQUESTRE...

Anonymous said...

os ecologistas deveriam todos ser encavados por um cavalo...

Anonymous said...

LAC

Juíz Implacável said...

Os meus mais que sinceros parabéns Dracus Lusitanos por este mais que justo e pretinente artigo. Lá vêm os paneleiroides dos gajos de esquerda com a sua pseudo "igualdade" e "liberdade" mas claro só para eles porque para os outros, tá quieto.
VIVA O CAVALO ESSE ANIMAL TÃO NOBRE O FIEL QUE DEUS NOS COLOCOU NO MUNDO.
Todos a passear a cavalo para treinarem os movimentos abdominais para depois malta não haver tristes figurar "all nigth long"...

Anonymous said...

Gostaria naturalmente de felicitar os obreiros deste blog, pelo facto de esta nobre causa já se encontar aqui tão bem explicada. Sou parcial logo não faço comentário algum uma vez que para isso basta os meus amigos lerem a entrevista facultada à agência lusa.