Friday, August 17, 2007

Portugal é o anfitrião do Open 2007 – Campeonato da Europa de Resistência Equestre



A Resistência Equestre – Endurance, também conhecida por Raide, são competições de resistência para cavalos – equivalente à maratona humana – e as provas podem ter entre 40 e 160 km se realizadas num só dia ou, sendo mais de um dia, terão no mínimo 80 km por dia.

Durante as competições, haverá um determinado número de controlos veterinários – de cerca de 40 em 40 km – para o controlo das condições físicas do cavalo e para que o mesmo possa continuar, sem nenhum perigo, a prova.

Os 160 Km da prova do Campeonato da Europa “Open” 2007 em Portugal serão percorridos entre a Companhia das Lezírias e a Barroca D’Alva.



Este Campeonato que terá lugar em Portugal, a 8 de Setembro de 2007, na Companhia das Lezírias e Barroca D’Alva (Alcochete), é um evento inédito, quer a nível do desporto equestre quer ao nível de qualquer outro desporto, em que o nosso país vê uma vez mais reconhecido o seu mérito na excelência de organização de eventos de destaque à escala mundial.

Esta é uma oportunidade ímpar de lançar o nome de Portugal nesta disciplina que cada vez mais atrai novos aficcionados, e de o colocar estrategicamente na rota mundial do turismo equestre e da competição internacional, dando a conhecer os seus atributos e os recursos naturais da zona circundante a Lisboa.

A importância da nomeação de Portugal para a organização deste Open2007 adquire importância acrescida pela visibilidade que o país terá no plano internacional, com valores significativos de investimento estrangeiro, uma oportunidade para que a economia nacional passe a olhar o desporto equestre como um parceiro na divulgação do nome de Portugal, dentro e fora do País, trazendo uma nova visão da disciplina às instituições ligadas aos vários sectores intervenientes, tais como o turismo, hotelaria, gastronomia, viagens, as várias rotas turísticas criadas, como a Rota do Vinho e do Touro do Ribatejo, impulsionando de forma activa o turismo local e a disciplina de Resistência Equestre.

Este evento que reúne cerca de 150 cavaleiros e aficcionados da Resistência Equestre à escala mundial, e para o qual são esperados mais de 30 países de todo o mundo com uma presença significativa dos países do Médio Oriente para além de outros como os EUA, Nova Zelândia, Austrália e grande parte dos países europeus, conta também com uma importante cobertura mediática internacional, contando nomeadamente com a presença da Al Jazeera, da Equidia e da Eurosport. Encontram-se neste momento a ser ultimados outros apoios institucionais em Portugal, e dá-se início a mais um desafio lançado ao País na organização de um evento inédito no plano nacional, e com um inegável impacto.



Selecção Portuguesa

Ana Margarida Costa - Gozlane Du Somail

Ana Teresa Barbas - Eros An Trinskel

Filipe Cacheirinha - Papoila

João Raposo - Quinza

Pedro Godinho - Olimpico Da Ameira

Rui Pereira - Canário

António Moura - Sultão

Filipe Fialho - Sultana Ben Dandy

João Amante - Pepa Ben Rita

Ana Maria Barradas - Q.B.

Margarida Oliveira Soares - Uva

Joaquim Potes - Naviah

Reserve Horse Eros An Trinskel


Títulos

1999
Campeã da Europa por Equipas – Elvas/Badajoz;
2000
Campeonato do Mundo de Jovens Cavaleiros – 5º lugar por Equipas – Göttingen – Alemanha;

2001
Castiglione del Lago (ITA), Medalha de BronzeCampeonato da Europa Open, Medalha de Prata (equipa) – Vice-Campeã da EuropaCampeonato do Mundo de Jovens Cavaleiros – 5º lugar – Espanha;

2002
Jogos Equestres Mundiais (WEG) – Jerez de La Frontera – 7º lugar equipa;

2003
Vice-Campeã – Medalha de Prata por equipas no Campeonato da Europa Punchestown (IRL)Vice-Campeã – Medalha de Prata por equipas no Campeonato da Europa Open – Punchestown (IRL);

2004
Medalha de Prata Equipa – CEIO*** LA BAULE – Taça das NaçõesMedalha de Prata Equipa – CEIO*** GUBBIO – Taça das NaçõesMedalha de Prata Equipa – SUPER LIGA MUNDIAL- Taça das NaçõesCampeonato do Mundo – DUBAI – EAU – 10º lugar Equipa;

2005
5º Lugar por Equipas no Campeonato da Europa Open – Compiégne (FRA);

2006
Medalha de Bronze por equipas nos Jogos Equestres Mundiais em Aachen (42 países concorrentes)6º e 12º lugares individuais nos Jogos Equestres Mundiais Aachen (160 cavaleiros).

15 comments:

Anonymous said...

VIVA O DESPORTO EQUESTRE, VIVA O RUGBY, estou farto de football, de Pintos da Costa e de Luises Felipes Vieiras...

Draco Lusitanus said...

Viva o Desporto Equestre...

Anonymous said...

Estou farto de soccer

Anonymous said...

Viva os cavalos, abaixo as cavalgaduras…

Anonymous said...

a montar desde 1984

Anonymous said...

O que me apetecia agora era beber um mine e fazer um trote levantado

Anonymous said...

aprecio imenso andar a cavalo

Anonymous said...

Muito giro o artigo, bem construido e instrutivo. A variedade de assuntos que são apresentados e discutidos neste blog são melhores que qualquer serviço de informação da medíocre televisão portuguesa. Os cavalos na fotografia são simplesmente lindos e perfeitos. VIVA A RESISTÊNCIA EQUESTRE! VIVA O MUNDO EQUESTRE! VIVA PORTUGAL!

Juíz Implacável said...

Mais uma vez os meus sinceros parabéns por este blog, já não passo um dia sem o visitar, muito giro e com os mais diversos temas e assuntos como diz o Jonas Savimbi (esmano, pensei que já tinhas batido a caçoleta, mas ok!?!), melhor que muitos telejornais nacionais.
A fotografia está muito bonita, passear no campo a cavalo deve ser das coisas mais maravilhosas do mundo! Estes cavalos são Árabes não são?, são os três cavalos muito parecidos até parecem irmãos e bonitos que até dói!
Abraços e continuem...

Anonymous said...

Jonas, queres um guardanapo para apanhar a baba?

Anonymous said...

Eu sei alguma coisa sei só não sei quem é que me está a oferecer um guardanapo?
Ó grande meretíssimo quem é que lhe disse que eu tinha batido a caçoleta? estou aqui do melhor pronto para as curvas e como diria o meu avô bora lá comer uma francesinha ó Jonas... :))

Anonymous said...

Se estás com medo e não te identificas já agora diz-me só uma coisa porque raio de horário é que este blog se regula para eu emitir um comentário agora às 17:00 e aparecer 8:54 AM?

Eddie Felson said...

Sem querer cometer inconfidências, o horário foi pensado para ser impossível decifrar se os textos são ou não "postados" em horário de expediente...

Trabalhadores por conta de outrem, sabem como é...

De qualquer forma, a luta continua!

Anonymous said...

Parabéns um excelente artigo...

O desporto equestre deveria ser o desporto nacional e não 25 cavalgaduras a correr atrás de uma bola...

Concordo com o Meritíssimo os cavalos da foto são um espetáculo...Também acho que devem ter sangue Árabe... Confesso que estou com uma certa dor de cotovelo tal como “o sabes muito sabe!”

Continuem vão no bom caminho...

MaRiA said...

Isto sim é desporto!!! E esta modalidade especificamente, para mim é a melhor de todas :D

Falando em desportos equestres, este ano já contamos com uma medalha de bronze no campeonato da europa de horseball. De destaque é também o 13º lugar conseguido por Frederico mexia de Almeida no CICW*** (taça do mundo CCE).