Friday, August 24, 2007

FOGO!!!


Desta vez tocou-me a mim.

Aos anos que não tínhamos um incêndio nas nossas propriedades, nos anos quentes dos fogos toda a gente me perguntava com cara pesarosa:

"então e a ti, o que é que te ardeu?"

durante anos respondi despreocupado:

"a mim? Nada!!"

Até 3ª feira passada.

Voltava a casa do trabalho, sossegado na minha vida, recebo um telefonema do monte, era o pastor em pânico:

"venha depressa!!! venha depressa que vai arder tudo!!!

Como é óbvio apanhei um susto daqueles, pata a fundo, e lá fui eu a correr para o monte. Tínhamos hóspedes no turismo , o rebanho estava espalhado por todo o lado, e o monte estava todo cheio de pasto seco, suficiente para me assustar a séria.

Á chegada 1º cena surreal do dia: quase não conseguia passar na rua do monte.A malta das povoações vizinhas acorreu em massa,mas para observar e opinar, cá isso de apagar fogos deixemos as autoridades competentes, tem bem mais graça ficar num ponto elevado a opinar até a exaustão.Uma buzinadela aqui, um rally ali, muita cara feia, malta a pensar:"olha este espertinho quer se por na 1º fila" pequeno debate, lá chegaram a conclusão que eu era o dono do monte, consegui vencer a 1º barreira.

Chegado ao local estava já tudo apagado, felizmente, com os tractores da casa e dos vizinhos, não ouve danos de maior. 10 hectares de pasto ardido, e uns paus de cerca.De louvar a entreajuda entre agricultores nestas situações, há fogo toca a rebate, tudo para cima dos tractores, hoje no vizinho amanhã na nossa.

Posto isto la estivemos com os bombeiros que andavam a fazer o rescaldo, área sem problemas, fogo morto a nascença, ali na minha propriedade já não havia chatice.

Mas o fogo estava forte nas propriedades vizinhas, ficamos por ali, embutidos do espírito de entreajuda, a ver o que se podia fazer para ajudar a vizinhança.

Foi quando encontrei a nossa GNR, ai deparei com a 2 cena surreal do dia, o tentar fazer uma participação, passo a transcrever o diálogo:

eu:"boa tarde então isto começou aonde"

GNR:"ali na herdade x andavam lá uns gajos a fazer uns cortes de eucaliptos e pegaram fogo aquilo"

eu:"com este tempo a fazer cortes, estranho, queria saber porque aquela herdade e minha e ardeu um bocado"

GNR:"é sua? Identifique-se sff!!"

eu:"eu e que tenho de me identificar? deviam identificar quem pegou fogo a isto quem é que me paga os prejuízos? quero fazer uma participação sff"

Neste ponto riram-se os dois , divertidos, mas perante a minha cara séria chegaram a conclusão que eu não estava a brincar, pergunta o mais velho:

GNR:" mas o senhor quer mesmo participar, sabe o problema e que a herdade é do estado, não sabemos bem a quem pedir satisfações, se fosse você ou outro particular a pegar fogo era fácil ia preso , sendo do estado e complicado....."

eu:"então quem e que me paga? alguém e responsável, alguém tem de me pagar os prejuízos"

GNR:"pois o senhor tem toda a razão, não e justo mas a verdade é que vai ser complicado...."

Neste ponto desisti, estava cansado eram 9h30 da noite só queria ir para casa e descansar, lá dei o nome a relação dos estragos a previsão do prejuízo, mas parece-me bem que não vou ver um tostão deste dinheiro, mas ao menos fiquei de consciência tranquila.

Nota 20 aos voluntários de Viana do Alentejo, realmente só quando nos toca a nós e que damos valor a esta malta, bombeiros são sem duvida tipos bestiais, para a semana segue um borrego para o petisco da corporação!!!




9 comments:

António de Almeida said...

-Esse é apenas um dos muitos exemplos de que menos estado é igual a melhor estado, que ainda por cima juridicamente se presume sempre como pessoa de bem, mesmo quando provoca o mal aos outros. Mas não desista, mesmo que seja para não receber nada, apresente o seu caso ao provedor, e faça-o seguir para Bruxelas, exponha-o na comunicação social, para que sirva de exemplo a forma mafiosa como este país está organizado.

Nuno Raimundo said...

Meu Amigo, a minha solideriedade.

Quanto á GNR; é o que temos...


abraços profanos

Anonymous said...

O estado, este estado, não é pessoa de bem!!!
Pouco, ou muito, o prejuízo, é sempre do seu lado!

Anonymous said...

Caro amigo,

A minha solidariedade e foi pena não ter feito queixa (mas se bem sei ainda vai a tempo pois tem 60 dias para o fazer), estes socialistas da merda, devem levar com um pontapé no cu e com guia de marcha para onde está agora o Estaline...

Anonymous said...

A terra é do estado.....
O estado lá tera as suas responsabilidades.
mas penso que o grande responsavel pelo fogo ter chegado ás suas terras é o arrendatário pois aquela terra mais parecia uma safana africana, pasto com mais de um metro de altura aceiros nem pensar a esse sim o senhor devia pedir contas

Anonymous said...

o homem ate deixou morrer os cães a fome....

D.P.V said...

Caro anónimo, o problema e exactamente esse, essa terra estava arrendada a esse sujeito, que até apareceu na televisão por deixar morrer o gado a fome e ter cães presos mortos tb etc etc etc..
Por causa disso, e bem, o estado retirou-lhe a renda, mas em vez de arrendar a qq outra pessoa não há 2 anos que está abandonada.Dai ter mato de 2 metros de altura e dai ter ardido com aquela facilidade, impossivel de parar um fogo ali.

Anonymous said...

Muito Obrigado pelo esclarecimento.

Anonymous said...

Acho que deve apresentar queixa e por o estado em tribunal...
O que não falta por ai é advogados novos com vontade de trabalhar... sem serem chulos...