Tuesday, August 14, 2007

Rosa-dos-Ventos

Faz talvez um ano que li um livro sobre o nosso "compatriota" Cristovão Colon, escrito por um médico americano, luso descendente, apaixonado por Portugal.
A razão da referência a este livro não passa pela discussão da origem de Colon mas sim por uma comparação, pelo autor feita, entre a fortaleza de Sagres e o cabo Canaveral.
Diz o autor, e bem, que à semelhança de Cape Canaveral, também Sagres e a Escola de Henrique, O Navegador, foi ponto de partida de um mundo para outro.
O que me aborrece é o tratamento e a valorização que damos à nossa História.
A fortaleza de Sagres sofreu à bem pouco tempo uma intervenção por parte do IPPAR.Sofrida.Senão mesmo medíocre.
Tirando a beleza natural que a natureza lhe deu, e a fortaleza de Henrique em si mesma,os motivos de interesse são quase nulos.Exposições de temas descabidos, total ausência de referências históricas e incompetência completa por parte dos funcionários são o "prato" que nos servem.
Comigo passou-se uma cena cómica (temos que nos ir rindo...) faz agora um ano.
Estando no alto do baluarte da porta da fortaleza, fumando livremente um cigarrito, aproximam-se um casal de velhotes e uma funcionária da casa.Do ponto onde nos encontravamos avistava-se toda a área envolvente. A senhora pergunta o que era o enorme círculo de pedra no chão, e a profissional competente responde uma pérola brutal: "Pois....sabe...acho que falta um pau la no meio, aquilo deve ser um relógio de sol...".
Fascinante.Brutal mesmo.
A energúmena criatura chamou relógio de sol à rosa-dos-ventos de Henrique O Navegador. Essa mesma que guiou o velho para o novo Mundo.Essa que nos levou Mundo fora com as velas de Cristo!
É triste mas é verdade.
É caso para dizer que este Reino está a perder o Norte....
Mas sabem que paga a estes seres, não sabem?

6 comments:

António de Almeida said...

-A questão que coloca até nem é nova, valorizamos muito pouco a nossa história, por consequência os monumentos são deixados ao desleixo, salvo quando alguém um pouco mais zeloso abre uma excepção aqui ou ali, e não se vislumbra com o actual ministério da cultura, particularmente com esta ministra, qualquer vontade em inverter a tendência. É pena, pois se querem promover Portugal como destino turístico um dos factores de maior valorização deste país é indubitavelmente o seu património histórico e arquitectónico, sol há muito quem tenha, boas praias também e até águas mais quentes, 900 anos de identidade própria, mais as ocupações Árabes e Romana, é que nem todos.

Tiago Pestana de Vasconcelos said...

Caro AEP,

Se essa menina que deu a informação soubesse o que é uma rosa dos ventos, concerteza a nossa ministra da cultura já a tinha despedido. Na cultura, em Portugal, quem é competente vai para a rua!

Remexido said...

Devemos ainda recordar-nos que UNESCO chumbou em 2004 a candidatura de Sagres a Património Mundial
A Comissão Nacional da UNESCO rejeitou a candidatura de Sagres a património mundial, o que provocou o descontentamento dos promotores da proposta, as câmaras municipais de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo, e a Região de Turismo do Algarve.
Os organizadores da candidatura de Sagres manifestaram então a sua discordância ao presidente da Comissão Nacional da UNESCO,José Sasportes, que, segundo o Jornal do Algarve, explicou que «o grupo de trabalho que analisou as candidaturas à lista do Património Mundial considerou que Sagres não cumpre todos os critérios de excepcionalidade exigidos».
A lista incluiu a candidatura da Costa Sudoeste, que, de acordo com o responsável, dá bastante importância a Sagres, sublinhando o seu «carácter espiritual e sagrado» ligado à época dos Descobrimentos

Isto não me espanta, e a ti???

Especialmente depois de constatar in loco o abandono a q Sagres está votado:
Nesse inverno de 2004 o mar levou uma parte do forte e o q é q foi feito? NADA!! Fecharam o forte ao público, deixaram as ervas e o mato apoderar-se de todo o espaço e estão à espera que o mar resolva engolir o que resta;
A fortaleza está fechada e não se consegue chegar nem à porta porque estão a fazer uma obra qualquer e têm a zona junto ao portão principal completamente esventrada;

Estes são só dois exemplos que ilustram bem as razões pelas quais a UNESCO terá recusado esta candidatura....

Remexido said...

Curioso foi verificar que havia 4 homenagens ao Infante D. Henrique. Uma da República do Brasil, outra das "maléfica" Armada dos Estados Unidos da América e duas da Répública da Àfrica do Sul.

Juíz Implacável said...

Meu Caríssimo Amigo António, permita-me tratá-lo desta forma, e após o seu fantástico artigo, fazer um não menos pretinente comentário!
Esta "formadíssima e/ou informadíssima" (não sei muito bem!?!)funcionária da nossa fortaleza de Sagres, a única rosa que ela conhece é a que tem na merda de cartão de filiação que usa na carteira, bando esse que emprega esta cambada de burros que afunda a Nau chamada Pátria. Naturalmente quando me referia à única rosa que a "culta" personagem se digna introduzir na sua fraca mente, é porque a "outra" rosa essa já a perdeu seguramente à séculos num qualquer bacanal ou festa do avante...

Anonymous said...

presumo que o comentário sobre o que diz a "guia" ao turista seja baseada no you tube. #sclareço que a voz é nitidamente de uma brasileira e portanto de alguem que em Portugal não é guia mas apenas acommpanhante de umm grupo e aque ilegalmente se põe a fazer visitas sem saber o que diz.
è pena que as criticas aos guias sejam sempre tão negativas e tão fora da realidade