Wednesday, September 12, 2007

Dalai Lama


Confesso que sinto uma certa admiração por este personagem.O 14 Dalai Lama é uma personagem simpática, líder de um pais ilegalmente ocupado por outro desde 1959, este senhor não anda por ai a advogar a guerra e a promover a discórdia, pelo contrário e um dos mais acérrimos defensores da paz a nível mundial, tendo inclusivamente sido galardoado com o prémio Nobel da paz, como é do conhecimento geral.
Alem disso tem uma cara de avozinho que inspira confiança.
Confesso também que tenho uma certa antipatia pelos chineses, não como povo em si, mais propriamente pelo governo chinês.Alem dos constantes atropelos aos direitos humanos, o governo chinês deu em ditar regras aos outros países a nível mundial.
Até ai tudo bem, mais grave fica o caso, na minha opinião, quando governos democraticamente eleitos, acérrimos defensores da liberdade, segundo eles, dão em cumprir essas regras.
A china ocupa o Tibete, chacina milhares de tibetanos, ainda nos dias que correm são vários os avisos de diversas organizações mundiais sobre esta situação, e o resto do mundo nada faz.
Ou melhor faz.
Não reconhece o Dalai Lama, e faz de conta de que ele não é líder de um povo, tudo em nome de uma boa relação com a china, mais propriamente tudo em troca de dinheiro.
Admito que a China seja um poderio económico de respeito, mas caramba, este tapar do sol com a peneira do governo Português irrita-me e deixa-me zangado como cidadão. Porque raio de carga de agua e que o nosso governo tem de obedecer, que é disso que se trata por mais que digam que não, aos chineses?
Jorge Sampaio há uns anos encontrou-se com o Líder Tibetano, nada de oficial, cruzaram-se num museu da capital se não estou em erro.Foi o bom e bonito para os chineses, fomos logo repreendidos por esta situação.Repreendidos? pelos chineses? Confesso que ultrapassa a minha capacidade, mas também eu não sou economista....
Não me venham dizer que ele vai ser recebido pelo Jaime Gama, que vai ser recebido por uma comissão parlamentar, que a viagem não é oficial etc etc etc.Isso para mim é conversa.
Há medo por parte do nosso governo em receber o Dalai Lama, medo de comprometer as nossas relações com a china.
Será que fecham os restaurantes chineses? ou temos finalmente varridas do nossos centros históricos as lojas que crescem como cogumelos, e que, segundo dizem, tem benefícios fiscais?É que se for isso, eu por mim, dava-lhe já a ordem do Infante D.Henrique, grau ouro!!!

6 comments:

Tiago Pestana de Vasconcelos said...

engraçado, aí há uns anos atrás também veio cá um senhor com um lenço na cabeça, de seu nome Arafat, ainda não era o chefe reconhecido da Autoridade Palestiniana (aliás isso na altura nem existia era apenas um grupo de terroristas), e foi recebido por toda a gente...

Enfim, mas nestas coisas não posso deixar de ter um certo entendimento pela política a sério, aquela que não entra em falsos moralismos e é comandada pelo vil metal... política essa que rege a diplomacia mundial desde sempre.

Mas o que me irrita, sinceramente, é que depois venham apoiar umas coisas em nome dos direitos humanos... que chaticem, parem lá com isso, admitam de uma vez por todas que os direitos humanos mais não são do que uma muleta da economia quando querem meter o bedelho nalgum lado...

Quanto ao Dalai Lama acho que até deve estar agradecido por não ser recebido por tais pessoas... podia-lhe fazer à reputação ser visto em tais companhias!!!

Isabel said...

Estava mesmo à espera que "postassem" sobre isto para opinar... Também sou uma simpatizante do Dalai Lama e do budismo de uma forma geral e acho que ele merecia melhor tratamento cá na terrinha. Mas estou como o Tpestana: mais vale só que mal acompanhado.

AEP said...

Engraçado foi ver a ilustre deputada d'Os verdes (confesso não saber se as imagens eram desta ou da última visita) muito sorridente a cumprimentar o senhor!
Estranho!Foi a china comunista que ocupou o Tibete ou não?
Ou será que o PCP, partido de coligação da senhora já não é comunista-internacionalista??
Surreal!Estes comunas são uns artistas!
Como podem eles condenar o que fazem desde a revolução de outubro?

Anonymous said...

Meu caro o vil metal, fala mais alto pelos lados de São Bento...

Devem estar a prepara caminho para serem presidentes em Portugal ou quiçá na Europa, de uma qualquer empresa Chinesa, tal Pina Moura com o espanhois...

São os governantes que merecemos...

Quanto aos comunas, não passam da anedota do séc XX e pelos vistos querem continuar a ser a do séc. XXI

Saudações ecuménicas

Anonymous said...

VERGONHOSO. MAS ESTE GOVERNO QUE VAI À CHINA DIZER QUE PODEM INVESTIR CÁ QUE A MÃO-DE-OBRA É DAS MAIS BARATAS DA EUROPA...CREDO.
PEDIA-SE MAIS AO PR. CAVACO PODERIA E DEVERIA TÊ-LO RECEBIDO OFICIALMENTE COM POUPA E CIRCUNSTÂNCIA. HÁ DIAS OUVI UM COMENTADOR LEMBRAR QUE ARAFAT, AINDA SEM SER LÍDER DA AUTORIDADE PALESTINIANA E DE ARMA EM PUNHO FOI RECEBIDO PELO NOSSO AMIGO SÔ-ARES...
O QUE ME METE RAIVA É QUE O PALHAÇO DO SR. SÓCRATES E O RESTANTE MEDÍOCRE SEU GOVERNO VÃO VOLTAR A GANHAR AS ELEIÇÕES. AI VÃO, VÃO!

Pedro Correia said...

Vim aqui ao blogue e gostei. E concordei com quase tudo quanto fui lendo. Abraço