Sunday, September 23, 2007

Para onde vai a Direita?


De há uns tempos para cá, mais precisamente há coisa de 2 anos que ando desencantado com a politica portuguesa.Sendo politicamente de direita tem sido difícil ganhar entusiasmo, por uma simples razão:A direita em Portugal deixou de se ver.
Digo deixou de se ver não no termo restrito da palavra, eles andam ai, aparecem de tempos a tempos, mas com uma tal ligeireza que passam bem despercebidos.
O PSD, partido que reunia as minhas simpatias, anda pelas ruas da amargura.Envolvido numa luta interna que é tão interessante como um jogo de futebol da 5 divisão do Azerbaijão o PSD deixou praticamente de fazer oposição, e , quando a faz, exprime-se com uma tal ligeireza que mais parece que está a pedir desculpa por ter falado. O PS governa a seu belo prazer e ninguém parece andar incomodado com isso pelos lados da lapa.
Já no PP a conversa e completamente diferente, com Ribeiro e Castro o partido andava numa linha que era do meu agrado, confesso que cheguei a pensar em dirigir o meu voto para os lados do Caldas, mas foi sol de pouca dura.Com um instinto de auto destruição notável o próprio partido resolveu dar um tremendo tiro no pé.Aquela espécie de golpe de estado que os notáveis do partido levaram a cabo lá dentro deitou por terra toda a imagem de seriedade que o partido vinha a pouco e pouco a conquistar.Portas não convence ninguém, e, sinceramente, votar num partido liderado por ele onde ele põem e dispõem a seu belo prazer é coisa a que muita pouca gente está disposta, o PP afundou-se porque quis e vai ser difícil de voltar a tona.
Fica então a pergunta: Para onde vai a direita em Portugal?Estará o PSD a ver jogar dando já por perdidas as próximas legislativas?E o PP?Quanto tempo falta para ganhar credibilidade e assumir o seu papel de partido de direita com um programa autónomo das ideias de Portas, de ganhar independência de uma figura que o estar a levar, aos poucos e poucos, ao fundo sem retorno?
Confesso que me preocupa, a inércia da direita está a afectar todos os portugueses, de direita e de esquerda.Se não há oposição capaz há liberdades excessivas do governo, começa a ser evidente a todos os portugueses a arrogância com que exercem os seus cargos.bastou ver o debate mensal desta 5ª feira, recusam-se a responder as perguntas, são ofensivos e prepotentes com a oposição e só falam do que lhes apetece.
E a direita a ver passar, até quando?

3 comments:

Anonymous said...

Pois é escreve-se muito e faz-se pouco..., não é ???

JOY said...

Compartilho da sua frustração de termos uma classe politica quer á direita quer ao centro quer a esquerda no patamar da mediocridade , recheada de incompetentes ,indeviduos de indole duvidosa,que apenas estão preocupados com o seu bem estar,e quando ameaça aparecer um desalinhado logo é abafado pela máfia partidária.

António de Almeida said...

-A direita com as suas mais ilustres figuras demitindo-se da intervenção, jogando uma táctica que não leva o país a parte alguma, nem a eles próprios que nem se dão conta do tempo a passar, a direita actual não existe, está em decadência. Mas a esquerda, eu não sou de esquerda o problema não me diz respeito, também não anda lá muito melhor, ler Manuel Maria Carrilho hoje no DN.