Tuesday, January 29, 2008

A mistificação da Primeira República!

O historiador Rui Ramos no seu artigo no Público lembra o que a investigação, sobretudo a sua e a de Vasco Pulido Valente, vêm dizendo nos últimos anos: a Primeira República, à espera de festa em 2010, foi o assalto ao poder de um partido minoritário e o uso do Estado contra a maioria. Não foi nem quis ser um regime de "todos os portugueses".
Nada ilustra melhor esta afirmação do que a diminuição do universo eleitoral. Na monarquia, votava quem pagava impostos. Na República, o direito de voto foi retirado aos analfabetos, cerca de três quartos da população.
O que o Vasco Pulido Valente e o Rui Ramos (entre outros menos conhecidos) vêm dizendo está há muitos anos acessível nas fontes primárias para quem se quiser informar e cultivar! O obstáculo é a contundente e lamacenta propaganda republicana que, sobre o ideal republicano, e a consequente lavagem cerebral, obsta ao rigor histórico e turva a imparcialidade necessária nestas matérias.
Neste país, que infelizmente é pouco culto, a informação oficial que grassa, especialmente desde o início desta III república, é que a passagem da monarquia para o república foi a transição para um sistema mais justo, mais equilibrado e, espantem-se, democrático! Nada mais falso.

2 comments:

Anonymous said...

Ainda por cima, termos que gramar com traidores da Pátria como o filho da puta do mário soares...

Anonymous said...

Basta olhar-mos para os nossos vizinhos e vimos dois regimes duas realidades completamente diferentes...
É uma pena mas cada um tem aquilo que merece...