Wednesday, January 16, 2008

O seu a seu dono...

Para repor a verdadeira verdade nos acontecimentos passados há cerca de 100 anos atrás no nosso jardim à beira-mar plantado, um grupo de pessoas juntou-se no http://centenario-republica.blogspot.com/.

Este blog (e site que está já em construção) pretende recolher elementos que revelem o que se passou na implantação da república, para contrabalançar com as comemorações que se adivinham, e cuja tutela foi entregue ao, mais que suspeito, Prof. Vital Moreira.

Paralelamente, corre uma petição para que o Estado Português reconheça que o Regicídio, tratando-se da morte de um chefe de estado, deve ser considerado um acontecimento penoso para o país e, como tal, dia de luto nacional, http://www.petitiononline.com/1fev2008 .



Esta é, a meu ver, uma iniciativa que pode "reconciliar" monárquicos e republicanos no reconhecimento de que um país está acima do seu regime, forma de Estado ou de governo, e que os seus legítimos representantes devem ser reconhecidos como tal.

Tal como eu (como monárquico que sou) não gostei de saber que o antigo presidente Mário Soares terá pisado a bandeira verde rubra, porque esta era, à data, o símbolo da Nação, também um qualquer PORTUGUÊS, seja monárquico ou republicano, se deve sentir chocado e ultrajado pelo assassínio do chefe de estado Rei D. Carlos, e do seu filho príncipe D. Luís Filipe.


Para pensar.....

3 comments:

Eddie Felson said...

A RTP vai também estrear uma série histórica dedicada ao Regicídio. Dever ser bem interessante, até pela qualidade das outras séries históricas que RTP tem colocado no ar.

A ver!

Anonymous said...

Já agora aproveitem para editar o Marquês da Bacalhoa.

E as biografias de Ivette Guilbert, e de Gaby Deslys....

Respectivamente artista de cabaret, e personagens com quem Carlos de Bragança e o filho Manuel estoiraram fortunas, chegando ao ponto do topazio BRAGANÇA, propriedade do ESTADO PORTUGUÊS, ter sido oferecido pelo Manuel á Gaby do seu coração....

Comemorem comemorem, que muitos podres podem de novo ser revelados....

Ricardo Gomes da Silva said...

este ultimo comentário era desnecessário!
Os gastos do Rei D. carlos foram uma arma politica suja e falsa porque o orçamento da casa real (lista civil)não tinha sido aumentado (devido a inflação, correcções orçamentais...etc) desde 1821

Ou seja o orçamento da casa real era nominalmete igual há 86 anos...os partidos tinham acordado substituir as correcções por adiantamentos (sendo estas correcções em si)
Os republicanos sabiam disto mas não pensaram duas vezes quando se tratou de alcançar o poder

Muitos dos bens utilizados pelo rei D. Manuel eram propriedade particular...sua propriedade, não do estado!

antes de abrir a boca para dizer parvoices dignas de gente estupida e analfabeta, procure informação
é para isso que serve a cabeça!

bem haja